Ensino

33 Itens

Todos os itens

  • O ‘amálgama’ de saberes docentes Articulações epistemológicas na Educação Física escolar

    Luís Felipe Nogueira Silva, Alcides Scaglia
    139-159
    DOI: https://doi.org/10.24979/b67whw02
  • Uso de indicadores naturais ácido-base do contexto amazônico no ensino de equilíbrio químico

    Juliana Corrêa, Ivanise Maria Rizzatti, Régia Chacon Pessoa de Lima, Vânia das Graças Teles
    17-35
    DOI: https://doi.org/10.24979/bp1acj03
  • Tecnologias digitais e seu uso na complementação da formação docente Uma análise da plataforma Ava MEC

    Jonathan Farias, Ednaldo Coelho Pereira
    52-63
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.972
  • Sequência didática enfocando a psicomotricidade sob a luz do esquema da equilibração de Piaget

    Jessik Karem Custódio Pereira, Daniela Mayer Antunes, Mayara Lídia Cordeiro Kraetzer, Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos
    50-69
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1407
  • Resenha: ANANAZ, Kanguimbu, Seios e Ventre: poemas, Tchingapy Editora, Luanda, 2020

    Huarley Mateus do Vale Monteiro
    6-8
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i1.920
  • Reflexões sobre o valor da gamificação para o processo de ensino e aprendizagem

    Fernando Albuquerque Costa
    39-51
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.954
  • Proposta de uma sequência didática para abordar os temas transversais saúde e cidadania com estudantes do ensino fundamental na Feira do Passarão, Boa Vista, Roraima

    Ivanise Maria Rizzatti, Helio Guedelha de Lima, Joselma Soares Sousa, Francisca Silvana Araújo Carsoso
    13-20
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i3.1051
  • Produção de maquete como material didático para o ensino de Geografia na Escola Estadual 13 de Setembro em Boa Vista, Roraima

    Eleutério da Silva Magalhães Neto, Márcia Teixeira Falcão
    6-14
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i1.1347
  • Práticas corporais de aventura na Educação Física escolar

    Evandro Antonio Corrêa
    113-138
    DOI: https://doi.org/10.24979/r7frve30
  • As perspectivas do trabalho do professor indígena com turmas multisseriadas

    Maria Janilda da Silva Damascena, Carmem Véra Nunes Spotti, Alessandra de Souza Santos
    93-110
    DOI: https://doi.org/10.24979/tzaq5298
  • Parques urbanos como espaços não formais para o ensino da geografia Estudo de caso Parque Linear do Igarapé Pricumã, Boa Vista/RR

    Dalto Alves dos Santos, Márcia Teixeira Falcão
    64-75
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.913
  • Para quem ensinar? Por uma didática das lutas nas aulas de Educação Física

    Marcos Roberto So, Gilson Santos Rodrigues
    85-112
    DOI: https://doi.org/10.24979/1x1d6252
  • Ocorrência de queimadas em área de uso antrópico na Região Centro Sul do Estado de Roraima, Brasil

    Paulo Eduardo Barni, Yasmin Alencar Pereira, Reinaldo Imbrozio Barbosa, Valeria Souza Dias, Rayuri Vicente dos Santos, Tiago Souza Vieira, Thamyres Silva Alves, Késia Graciely Alves de Sousa, Jorge Feitosa dos Santos, Francisco Barros do Nascimento, Bianka Santos Pedreira, Aldeniza Miranda Santos, Philip Martin Fearnside
    50-64
    DOI: https://doi.org/10.24979/n7wgzf71
  • O ensino superior brasileiro e as influências dos modelos internacionais

    Waldemar Moura Vilhena Jr
    92-109
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1323
  • O letramento digital como processo de ensino e aprendizagem em uma nova configuração social

    Elemar Kleber Favreto, Anderson Ercilio dos Reis Franco, Gabrielly Maria Camargo de Jesus, Leonardo Deosti, Michel Corci Batista
    14-21
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i1.1060
  • A LADAINHA DE LA PAZ METODOLOGIA DE ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO DURANTE AS AÇÕES DO SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UERR RORAINÓPOLIS

    Drª. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Ian Silva de Sousa, Rosária da Silva de Oliveira, Joel Ramanan da Cruz, André Camargo, Iracilma da Silva Sampaio, Cássia Patrícia Muniz de Almeida
    15-24
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i2.170
  • A integração de um aplicativo de química em uma sequência didática à luz dos princípios de David Ausubel

    Luciana da Silva Bekman, Régia Chacon Pessoa de Lima, Lucas Cavalcante de Almeida
    13-38
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.649
  • Imagens interdisciplinares no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática Uma revisão da literatura

    Thaís Mendes Rocha, Elemar Kleber Favreto, Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Marcela de Souza Silva Marcelino, Raquel da Costa
    15-22
    DOI: https://doi.org/10.24979/0gzz2j96
  • Herbário e xiloteca do Campus Rorainópolis (LMFG/UERR) Apoio às pesquisas científicas sobre a flora de Roraima

    Tiago Monteiro Condé, Elifaz Passos Silva, Danielle Maria Dias dos Santos, Nayara Oliveira Vasconcelos
    51-61
    DOI: https://doi.org/10.24979/3fhag712
  • FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE EM TEMPO DE COVID-19

    Flávia Kaine Pereira Alves Mineiro, Lucas Portilho Nicoletti, Rosangela Duarte
    98-109
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.815
  • A escola como locus A quantas anda o ensino das atividades circenses?

    Marco Antonio Coelho Bortoleto
    160-171
    DOI: https://doi.org/10.24979/qy8g3x71
  • O ensino remoto emergencial sob a ótica do docente indígena: Estudo exploratório numa escola indígena

    Eullir Silva Bento
    110-126
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1178
  • Ensino de ciências por meio da leitura de imagem Estado do conhecimento de dissertações e teses brasileiras

    Cíntia Foloni Santoro, Thaís Mendes Rocha
    127-147
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1353
  • Efeitos da educação física sobre indicadores de saúde de jovens e adultos avaliados em quatro momentos anuais

    Vanilson Lemes, Arieli Fernandes Dias, Caroline Brand, Camila Felin Fochesatto, Adroaldo Cezar Araujo Gaya, Anelise Reis Gaya
    71-78
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i1.910
  • DIAGNÓSTICO DE DESEMPENHO ESCOLAR ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE O SEU USO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

    Jessik Karem Custódio Pereira, Verônica Soares Santos, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Marilene Kreutz de Oliveira
    91-105
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i2.826
  • O desafio da Telepsicologia para pacientes idosos não alfabetizados no município de Alto Alegre/RR

    Jessik Karem Custódio Pereira, Daniela Mayer Antunes, Marilene Kreutz de Oliveira, Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos
    18-28
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v16i1.1193
  • As contribuições do PIBID na formação do professor Relato de experiência nas aulas remotas frente a pandemia da COVID-19 em uma escola municipal de Boa Vista/RR

    Ediane Sousa Miranda Ramos, Luana Sampaio Urçulino, Aldemize Gomes Segantini, Giovana Ferreira Garcia de Menezes, Francimeres Silva Alves, Stephanie Carlos Oliveira, Fabiana Sousa Lopes, Maria Catarina Gonçalves do Nascimento, Meikciane Oliveira Silva
    29-34
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v16i1.1012
  • Um conhecimento sobre a formação de professores de educação física na perspectiva inclusiva

    Giselle Fontenelle de Matos, Vinícius Denardin Cardoso, Lucas Portilho Nicoletti
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i1.1061
  • CONFIABILIDADE DE UM ESCORE DE APTIDÃO FÍSICA AUTORRELATADA EM 2020, E ASSOCIAÇÃO COM A APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS NO ANO 2019

    Vanilson Lemes, Anelise Reis Gaya, Adroaldo Cezar Araujo Gaya
    10-24
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.809
  • Conexão e conectividade dos acadêmicos do ensino superior público em Roraima Desafios e necessidades para implementação das aulas remotas

    Wender Antônio da Silva, Sérgio Mateus, Fernando Albuquerque Costa, Janaine Voltolini de Oliveira, Melanie Kaline Truquete
    46-56
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i1.866
  • Avaliação e planejamento participativo na dinâmica curricular da Educação Física escolar

    Profa. Dra. Luciana Venâncio, Prof. Dr. Luiz Sanches Neto
    45-69
    DOI: https://doi.org/10.24979/p0s37m71
  • Atividades lúdicas com o conteúdo energia para o sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Boa Vista - Roraima, com aporte na teoria de Ausubel

    Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Jucicléia Gomes Ribeiro Neto
    33-48
    DOI: https://doi.org/10.24979/cy0hhx07
  • ANÁLISE DE REDES SOCIAIS COM USO DO SOFTWARE UCINET E SUA APLICAÇÃO NA REDE DE PROFESSORES DE UMA UNIDADE DE ENSINO TÉCNICO AGRÍCOLA DE RORAIMA

    João Henrique Rocha
    63-71
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i3.367