Resenha: ANANAZ, Kanguimbu, Seios e Ventre: poemas, Tchingapy Editora, Luanda, 2020
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i1.920Palavras-chave:
Resenha, Poemas, Kamguimbu AnanazResumo
Ao longo de minha trajetória acadêmica tenho me dedicado ao campo literário como espaço de reflexão. É fato que minha leitura tem se constrói em textos provocativos e transgressores às formas de poder e controle. Vejo que essa escolha é fortalecida a cada vez que me deparo com escritos como os de Kanguimbu Ananaz.
Confesso que minha imersão a literatura produzida por mulheres no continente africano se deu através da escrita romanesca de Dina Salustio. Mas, em fins de 2020 a Dra. Diane Santos (Universidade de Playa Ancha-Chile) me apresentou a obra Seios e Ventres (2020), um conjunto de poemas provocativos, tanto na forma como nos sentidos e efeitos produzidos pela potência das palavras.
A angolana Kanguimbu Ananaz, nome artístico de Maria Manuela Cristina Ananaz, em Seios e Ventres (2020), reafirma a escrita feminina no continente africano. Psicóloga e Mestre em Letras pela Universidade Agostinho Neto (Angola) é o campo literário que melhor traduz sua atuação: contista, ensaísta, romancista, ativista social e acima de tudo Mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Huarley Mateus do Vale Monteiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.