2021: Dossiê: Ciência, Tecnologia e Sociedade

					Visualizar 2021: Dossiê: Ciência, Tecnologia e Sociedade

Sob a coordenação dos professores Elemar Kleber Favreto, Edgard Vinícius Cacho Zanette e Waldemar Moura Vilhena Junior, o dossiê inaugura as discussões e pesquisas inter, multi e transdisciplinares no âmbito do ensino de ciências na UERR Boa Vista, tendo em vista a criação dos cursos de "Ciências Humanas e Sociais" e "Ciências da Natureza e suas Tecnologias". As discussões desenvolvidas nos trabalhos apresentados expressam, de modo geral, os problemas relativos ao contexto escolar, ao processo de ensino/aprendizagem e à formação de professores dentro de uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Observemos que estes temas são centrais para o fortalecimento de um debate mais amplo acerca do contexto das licenciaturas interdisciplinares, cujo Dossiê busca homenagear. Assim, esperamos que a publicação destes textos possa contribuir para a formação de espaços efervescentes e profícuos de reflexões sobre questões inter, multi e transdisciplinares nas áreas de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

Clique para ver a edição completa.

Publicado: 22/09/2021

Edição completa

Dossiês

  • Mocambo A comunidade, a escola e os desafios da educação do campo

    Huarley Mateus do Vale Monteiro, Thyelly Castro e Silva
    5-12
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.976
  • A integração de um aplicativo de química em uma sequência didática à luz dos princípios de David Ausubel

    Luciana da Silva Bekman, Régia Chacon Pessoa de Lima, Lucas Cavalcante de Almeida
    13-38
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.649
  • Reflexões sobre o valor da gamificação para o processo de ensino e aprendizagem

    Fernando Albuquerque Costa
    39-51
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.954
  • Tecnologias digitais e seu uso na complementação da formação docente Uma análise da plataforma Ava MEC

    Jonathan Farias, Ednaldo Coelho Pereira
    52-63
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.972
  • Parques urbanos como espaços não formais para o ensino da geografia Estudo de caso Parque Linear do Igarapé Pricumã, Boa Vista/RR

    Dalto Alves dos Santos, Márcia Teixeira Falcão
    64-75
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.913
  • Experiências de implantação de classe hospitalar no Brasil Impasses e possibilidades

    Karine de Alcântara Figueiredo, Tânia Cristina de Oliveira Valente
    76-89
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.971