Mocambo
A comunidade, a escola e os desafios da educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.976Palavras-chave:
Mocambo, Educação do Campo, Narrativa, ResistênciaResumo
O objetivo deste texto é o de apresentar um relato de experiência sobre as representações dos saberes tradicionais em escolas do campo. A atividade vincula-se ao projeto de pesquisa Saberes Quilombolas no Litoral Paraense, vinculado ao TEPUY: grupo de estudos e pesquisas sobre fronteiras e narrativas de resistência em sociedades amazônicas (UERR) e foi desenvolvido no ano de 2019 na comunidade rural Mocambo, Bragança/PA. O aporte metodológico funda-se na etnografia. O referencial teórico e atende aos elementos interdisciplinares, com autores como: Arroyo (2009), Freire (1989, 1996), Molina (2011) e Caldart (2004) entre outros e outras. A dinâmica das observações nos faz concluir que a educação do campo, precisamente as salas multisseriadas, atuam enquanto territórios de acolhimento e socialização; bem como, fortalecem a permanência da identidade de luta camponesa.
Palavras-Chave: Mocambo; Educação do Campo; Narrativa; Resistência
Downloads
Referências
AMORA, Soares. Minidicionário Soares Amora da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
CRISTO, Ana Cláudia Peixoto de. Educação rural Ribeirinha Marajoara: Desafios no contexto das escolas multisseriada. In: Educação do campo na Amazônia. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. -(Coleção Leitura)
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo. Editora Cortez, 1989 (Coleção Primeiros Passos, 4)
LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996.
MOLINA, Monica Castagna. Avanços e desafios na construção da educação do campo. In: Em aberto. Vol. 24, n. 85. Brasília. Abril de 2011.
MOURA, Terciana Vidal. A Pedagogia das classes multisseriadas: Um olhar sobre a prática pedagógica dos as professores as da roça do município de Amargosa Ba. In: Educação e Ruralidade. Salvador: EDUFBA, 2012.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
ARROYO, Miguel Gonzalez, CALDARTE, Roseli Salete, MOLINA, Mônica Castagna (organizadores). Por uma educação do campo. 4. Ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Huarley Mateus do Vale Monteiro, Thyelly Castro e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.