CONFIABILIDADE DE UM ESCORE DE APTIDÃO FÍSICA AUTORRELATADA EM 2020, E ASSOCIAÇÃO COM A APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS NO ANO 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.809

Palavras-chave:

questionário, índice de massa corporal, aptidão cardiorrespiratória, modelo de equações estruturais

Resumo

Objetivos: verificar a confiabilidade do escore em um questionário de aptidão física autorrelatada (QAPA) em crianças de 6 a 11 anos, nas aulas de educação física não presenciais em 2020, durante o distanciamento social COVID-19 e identificar se há associação do escore no QAPA com níveis de aptidão cardiorrespiratória (APC) e índice de massa corporal (IMC) mensurados no ano 2019. Métodos: estudo longitudinal retrospectivo realizado no sul de Santa Catarina com crianças de 6 a 11 anos, 142 meninas e 146 meninos. Aplicou-se o QAPA em pais, responsáveis e alunos via Google Forms, ClassRoom e material impresso. O IMC e APC foram mensurados pelo protocolo PROESP-BR em 2019.  A análise foi realizada com teste t de student, qui-quadrado, alfa de Cronbach e modelos de equações estruturais (MEE). Resultados: O QAPA apresentou confiabilidade superior a 0,70 e parâmetros adequados no MEE (AIC/BIC: 149/151; SRMR: 0,0562; RMSEA: 0,074; CFMIN/DF: 2,558; CFI/TLI: 0,92/0,90). O escore QAPA em 2020 se associou com maior APC (b: 0,51; p: 0,001) e menor IMC no ano 2019 (b:-0,17; p: 0,001). Conclusão: O QAPA apresenta elevada confiabilidade e consistência se respondido pelos pais ou responsáveis (crianças de 6 a 8 anos) e por crianças de 9-11 anos. Crianças com um elevado escore no QAPA em 2020 apresentavam elevada APC e reduzido IMC em 2019. O QAPA é uma medida consistente e confiável para ser aplicada em pais, responsáveis das crianças de 6-8 anos e naqueles escolares com 9-11 anos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDERSEN, L. B. et al. A new approach to define and diagnose cardiometabolic disorder in children. Journal of diabetes research, v. 2015, n. Cvd, p. 539835, 2015.

ASSOCIATION, W. M. World Medical Association Declaration of Helsinki: Ethical Principles for Medical Research Involving Human Subjects. JAMA : the journal of the American Medical Association, v. 310, n. June 1964, p. 1–5, 2013.

BRAND, C. et al. Effects and prevalence of responders after a multicomponent intervention on cardiometabolic risk factors in children and adolescents with overweight/obesity: Action for health study. Journal of sports sciences, v. 38, n. 6, p. 682–691, mar. 2020.

CEE; RAMOS, O. PARECER CEE/SC No 146. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, v. 146, p. 5–10, 2020.

CHEN, P. et al. Coronavirus disease (COVID-19): The need to maintain regular physical activity while taking precautions. Journal of Sport and Health Science, v. 9, n. 2, p. 103–104, mar. 2020.

COSSIO-BOLAÑOS, M. et al. Assessment of self-perception of physical fitness and proposal for standards among Chilean adolescent students: the EAPAF study. archivos Argentinos de Pediatria, v. 114, n. 04, p. 319–328, 1 ago. 2016.

COUNTRYMAN, A. J. et al. Cardiometabolic risk in adolescents: Associations with physical activity, fitness, and sleep. Annals of Behavioral Medicine, v. 45, n. 1, p. 121–131, 2013.

DOSIL DÍAZ, J. et al. Validación y aplicación de modelos teóricos motivacionales en el contexto de la educación física. Cuadernos de psicología del deporte, v. 4, n. 1, p. 67–90, 2004.

EGENTI, N. T. et al. Randomized controlled evaluation of the effect of music therapy with cognitive-behavioral therapy on social anxiety symptoms. Medicine, v. 98, n. 32, p. e16495, 2019.

FAN, H.-Y. et al. Body mass index growth trajectories, early pubertal maturation, and short stature. Pediatric Research, p. 1–8, 2019.

GARCIÁ-HERMOSO, A. et al. Association of Physical Education with Improvement of Health-Related Physical Fitness Outcomes and Fundamental Motor Skills among Youths: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Pediatrics, p. 1–11, 2020.

GARCÍA-HERMOSO, A.; RAMÍREZ-CAMPILLO, R.; IZQUIERDO, M. Is Muscular Fitness Associated with Future Health Benefits in Children and Adolescents? A Systematic Review and Meta-Analysis of Longitudinal Studies. Sports medicine (Auckland, N.Z.), v. 49, n. 7, p. 1079–1094, 2019.

GAYA, A.; GAYA, A. Projeto Esporte Brasil. Manual de testes e avaliação.Porto AlegreEditora Perfil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, , 2016. Disponível em: https://www.ufrgs.br/proesp/como-aplicar-o-proesp.php

GAYA, A. R. et al. Aggregation of risk indicators to cardiometabolic and musculoskeletal health in Brazilian adolescents in the periods 2008/09 and 2013/14. Jornal de Pediatria, v. 94, n. 2, p. 177–183, 2018.

GAYA, A. R. et al. Sobrepeso e obesidade precoce e o risco à saúde cardiometabólica e musculoesquelética em crianças. Ciência & Saúde, v. 12, n. 1, 2019.

HU, L.; BENTLER, P. M. Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, v. 6, n. 1, p. 1–55, 1999.

LAROUCHE, R. et al. Daily physical education in primary school and physical activity in midlife: the Trois-Rivières study. The Journal of sports medicine and physical fitness, v. 55, n. 5, p. 527–34, maio 2015.

LEMES, V. Orientações em Educação Física não presencial para pais e alunos (Período Quarentena Covid-19). Imbituba, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341462966_Orientacoes_em_Educacao_Fisica_nao_presencial_para_pais_e_alunos_Periodo_Quarentena_Covid-19

LIPPI, G.; HENRY, B. M.; SANCHIS-GOMAR, F. Physical inactivity and cardiovascular disease at the time of coronavirus disease 2019 (COVID-19). European Journal of Preventive Cardiology, v. 2019, p. 1–3, 2020.

MORAES, A. C. F. et al. Is self-reported physical fitness useful for estimating fitness levels in children and adolescents? A reliability and validity study. Medicina (Lithuania), v. 55, n. 6, p. 1–14, 2019.

OLIVEIRA, L. C. V. DE et al. Effect of an intervention in Physical Education classes on health related levels of physical fitness in youth. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 22, n. 1, p. 46–53, 2017.

ORTEGA, F. B. et al. Physical fitness in childhood and adolescence: a powerful marker of health. International Journal of Obesity, v. 32, n. 1, p. 1–11, 2008.

ORTEGA, F. B. et al. Role of Physical Activity and Fitness in the Characterization and Prognosis of the Metabolically Healthy Obesity Phenotype: a Systematic Review and Meta-Analysis. Progress in Cardiovascular Diseases, 2018.

RIBEIRO, J.; LOPES, M. C. Use of digital technologies and virtual environments: a study with teachers and students of a state school in Santa Catarina Jefferson. Revista de Sistemas e Computação -UNIFACS, v. 9, n. 2, p. 319–325, 2019.

ROBERTS, S. J. et al. The Influence of Relative Age Effects on the Cardiorespiratory Fitness Levels of Children Age 9 to 10 and 11 to 12 Years of Age. Pediatric Exercise Science, v. 24, n. 1, p. 72–83, 2012.

RUNDLE, A. G. et al. COVID-19 Related School Closings and Risk of Weight Gain Among Children. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 01, n. 01, p. 18–19, 2020.

SÁNCHEZ-LÓPEZ, M. et al. Construct validity and test-retest reliability of the International Fitness Scale (IFIS) in Spanish children aged 9-12 years. Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, v. 25, n. 4, p. 543–551, ago. 2015.

SILVA, N. S. et al. Atividade física de crianças e apoio familiar percebido: um estudo exploratório. Saúde (Santa Maria), v. 45, n. 2, 2019.

Downloads

Publicado

16/09/2020

Como Citar

CONFIABILIDADE DE UM ESCORE DE APTIDÃO FÍSICA AUTORRELATADA EM 2020, E ASSOCIAÇÃO COM A APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS NO ANO 2019. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 10–24, 2020. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.809. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/809.. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 299

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)