Edições anteriores

  • Capa do volume 14, número 2, da revista Ambiente.

    Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 14 n. 2 (2021)

    Neste segundo número do volume 14, a revista Ambiente (ISSN 1981-4127) traz artigos que fazem uma substancial contribuição para as áreas de Ciências Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde, e Ciências  Socialmente Aplicadas. Na capa trazemos uma bela imagem de peneiras e cestos tradicionais Ye'kwana, povo de língua karíb originário da região de cabeceiras dos rios Cunucunuma, Padamo, Cuntinamo, Metacuni, Ventuari e Auaris, situada na fronteira Brasil-Venezuela, imagem de Isabella Coutinho Costa, a quem agradecemos pela autorização de uso.

  • Dossiê: Ciência, Tecnologia e Sociedade
    2021

    Sob a coordenação dos professores Elemar Kleber Favreto, Edgard Vinícius Cacho Zanette e Waldemar Moura Vilhena Junior, o dossiê inaugura as discussões e pesquisas inter, multi e transdisciplinares no âmbito do ensino de ciências na UERR Boa Vista, tendo em vista a criação dos cursos de "Ciências Humanas e Sociais" e "Ciências da Natureza e suas Tecnologias". As discussões desenvolvidas nos trabalhos apresentados expressam, de modo geral, os problemas relativos ao contexto escolar, ao processo de ensino/aprendizagem e à formação de professores dentro de uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Observemos que estes temas são centrais para o fortalecimento de um debate mais amplo acerca do contexto das licenciaturas interdisciplinares, cujo Dossiê busca homenagear. Assim, esperamos que a publicação destes textos possa contribuir para a formação de espaços efervescentes e profícuos de reflexões sobre questões inter, multi e transdisciplinares nas áreas de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

    Clique para ver a edição completa.

  • Dossiê: I Simpósio de Meio Ambiente e Energia (SiMAE)
    2021

    A Universidade Estadual do Ceará (UECE) juntamente com a Universidade de São Paulo (USP), a Embrapa Agroindústria Tropical (EMBRAPA), a Embrapa Instrumentação e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) organizou, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (UECE – Embrapa) e do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), o I SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE E ENERGIA (SiMAE) que ocorreuno período de 25 a 27 de novembro de 2020 em plataforma online integrada. O SiMAE contou com o apoio da American Chemical Society (ACS), da Sociedade Brasileira de Química (SBQ, Regional do Ceará) e do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA). Os trabalhos destaque do referido  evento foram compilados para formação do Dossiê  I SIMAE: 

  • Capa do volume 14, nº 1 da revista "Ambiente"

    Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 14 n. 1 (2021)

    Neste primeiro número do volume 14, a revista Ambiente (ISSN 1981-4127) traz nove artigos que fazem uma substancial contribuição para as áreas de Ciências Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde, e Ciências  Socialmente Aplicadas. Na área de Linguagens e Artes apresentamos uma resenha de uma obra da  escritora angolana Kanguimbu Ananaz. Na capa trazemos uma bela imagem aérea do lavrado roraimense, serpenteado pelo Rio Amajarí, obra do fotógrafo Tiago Orihuela  (clique aqui para ver a original) a quem agradecemos pela autorização de uso.

  • Capa do volume 13, nº 3 da revista "Ambiente"

    Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 13 n. 3 (2020)

    Encerrando as publicações do volume 13, a Revista Ambiente traz neste terceiro número oito artigos selecionados nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Socialmente Aplicadas, que refletem a produção de conhecimento científico local e nacional. A capa desta edição apresenta uma bela imagem sobre o lavrado de Roraima, mais um trabalho magistral  do fotógrafo Tiago Orihuela (https://www.flickr.com/photos/roraima/3530302257/in/album-72157605274958159/), que cedeu os direitos autorais da foto para publicação neste número.

    Desejamos a todos uma boa leitura!

  • Capa do volume 13, nº 2 da revista "Ambiente"

    Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 13 n. 2 (2020)

    Neste segundo número do volume 13, a revista Ambiente traz artigos selecionados nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Humanas e Ciências Socialmente Aplicadas. São ao todo dez artigos que trazem à tona diferentes pesquisas sobre fenômenos em várias áreas do conhecimento. A capa desta edição conta com o olhar acurado do fotógrafo Tiago Orihuela para a cidade de Boa Vista, capital de Roraima, com um belo clique de uma vista aérea noturna da Praça do Centro Cívico, que também revela o traçado arquitetônico das ruas do centro da cidade.  Nossos agradecimentos ao fotógrafo, que cedeu os direitos autorais da foto para publicação neste número.

    Desejamos a todos uma boa leitura!

  • Capa de "Dossiê - A pandemia de COVID-19 na Amazônia e no Mundo: Desafios e Perspectivas"

    Dossiê - A pandemia de COVID-19 na Amazônia e no Mundo: Desafios e Perspectivas
    2020

    Nesta edição, a revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento - ISSN 1981-4127, por se tratar de um periódico multidisciplinar centrado na pluralidade de ideias e no intuito de compartilhar reflexões de pesquisadores apresenta o Dossiê Temático: "A pandemia de COVID-19 na Amazônia e no Mundo: desafios e perspectivas”. Trata-se de uma edição que apresenta onze artigos que transitam pelas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Humanas e Ciências Socialmente Aplicadas, mostrando olhares multidisciplinares sobre a pandemia de COVID-19.

    Em um cenário de desprestígio da educação e da ciência em nosso país, é de extrema importância que os pesquisadores estejam atentos às temáticas nas quais a nova atuação internacional do Brasil repercute de forma mais intensa, como é o caso das questões relacionadas à democracia, meio ambiente e aos direitos humanos trazidos aqui. Neste contexto, torna-se relevante que qualquer periódico científico seja promotor e disseminador de reflexões pertinentes ao combate e redução dos impactos da COVID-19 em diferentes áreas de conhecimento. Assim, esperamos que todos tenham uma boa leitura e que este Dossiê sirva, principalmente, de veículo de informação acadêmica confiável e relevante para o registro do momento que estamos vivendo.

  • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 13 n. 1 (2020)

    Este é o número que inaugura as publicações da Revista Ambiente em 2020. Neste número, trazemos dez artigos das áreas de Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Humanas e Ciências Socialmente Aplicadas. Infelizmente, no início do ano  tivemos a triste notícia da perda do professor Devair Antônio Fiorotti, em decorrência de complicações cirúrgicas. Fiorotti foi professor da Universidade Estadual de Roraima desde 2006, e participou ativamente da  criação da Revista Ambiente, exercendo várias funções, desde membro de comitê editorial a editor-chefe da  Revista até o ano de 2013. Devair e seu trabalho encontram eco nos  alunos e orientandos que deixou, nos livros que escreveu, nos poemas que recitou e nas belas fotografias em que registrava paisagens ou pessoas, com a humanidade que lhe era característica. Esta é a homenagem que nós da Revista Ambiente deixamos em reconhecimento ao trabalho de Devair Fiorotti, com grande respeito e  admiração. Agradecimentos especiais à Sony Ferseck, que autorizou a utilização da fotografia de Devair Fiorotti na  capa desta edição. Esperamos que todos tenham uma boa leitura.  

  • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 12 n. 3 (2019)

    É com muita alegria que finalizamos o ano de 2019 lançando o terceiro número do volume 12 da Revista Ambiente, Gestão e Desenvolvimento. Ao longo deste ano tivemos muitas melhorias na Revista visando ao aumento de sua qualificação, não apenas para garantir a relevância acadêmica deste Periódico junto aos pesquisadores, mas principalmente para levar textos de qualidade ao público leitor, garantindo o acesso à informação científica pública e de qualidade. Este número, que marca o encerramento das atividades de 2019, também traz dois artigos em língua estrangeira, que mostram nosso compromisso com a divulgação científica do que é produzido em Roraima e para Roraima.

  • Capa do Volume 12, Nº.2

    Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 12 n. 2 (2019)

    O segundo número do Volume 12 da revista Ambiente, Gestão e Desenvolvimento, da Universidade Estadual de Roraima, traz uma série de artigos que discutem temas atuais que têm como ponto de partida a inserção do contexto local no cenário dos estudos linguísticos e literários. Este número traz 14 artigos especialmente selecionados que abordam temáticas na área de educação, literatura, música e cultura regional em geral, construção de identidade e multicultiralidade, tendo em foco, ainda, as relações decorrentes da imigração venezuelana, da necessidade de adaptação ao idioma comum aos refugiados e seus impactos no âmbito do ensino, da aprendizagem e de seus métodos, tudo com o intuito de assegurar o cumprimento da missão assumida por este periódico.

    Uma menção especial à bela foto que estampa a capa deste número, de autoria de Cláudio Souza Jr, que traz um olhar bastante poético sobre o pôr do sol do lavrado de Roraima e reafirma nosso compromisso com a valorização do que é produzido localmente, seja em termos artísticos ou científicos. Com mais este número, ampliamos a divulgação científica sobre a realidade regional, e disponibilizamos os artigos com a certeza de estarmos cumprindo nosso papel.

  • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 12 n. 1 (2019)

    A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, ao lançar a sua 12ª edição, saúda a todos os leitores e reafirma o compromisso da Universidade Estadual de Roraima com a divulgação científica que é  feita não apenas localmente, mas nacionalmente também. Na capa desta edição trazemos uma bela e sensível fotografia retratando uma paisagem natural de Roraima, precisamente do município de Uiramutã, famoso por suas cachoeiras e montanhas. A foto é do professor Erick Linhares, a quem agradecemos pela cessão dos direitos autorais para publicação nesta simbólica edição, que marca o retorno quadrimestral da revista.

  • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento | Edição Especial - III Simpósio de Agroecologia
    v. 11 n. 01 (2018)

    A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento – REMGADS é uma revista on-line da região amazônica que emerge com o intuito de ampliar a visibilidade de pesquisas acadêmicas nas áreas de Ciências Humanas,  Linguagens e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Socialmente  Aplicadas. Fomentando um espaço reflexivo e democrático, sua publicação on-line permite a difusão do saber de forma facilitada e sem custos ao leitor/pesquisador. Primando por rigoroso processo de seleção de  pesquisas, nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, artigos de revisão, notas de pesquisa e notas  técnicas, traduções e resenhas. Sua finalidade acadêmica e social visa a democratização do saber e permite que acadêmicos, pesquisadores e comunidade em geral possa partilhar saberes fundamentais à produção  científica da região amazônica, bem como em âmbito nacional e internacional. Neste volume 11, no 01, temos  uma seção “varia”, com a publicação de artigos em fluxo contínuo e um dossiê especial com as publicações referentes ao III Simpósio de Agroecologia - III SimpAgro, ocorrido entre os dias 06 e 09 de  novembro de 2018. O evento foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da  Universidade Estadual de Roraima em Associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  de Roraima (IFRR) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/RR), e contou com a participação de docentes e discentes de graduação e pós-graduação da UERR, produtores rurais e  comunidade roraimense, com palestras, minicursos, relatos de experiência, exposição fotográfica, apresentação de pôsters, troca de saberes e sementes e distribuição/venda de produtos orgânicos.

  • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 10 n. 01 (2017)

    A Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento – REMGADS é uma revista on-line da região amazônica que emerge com o intuito de ampliar a visibilidade de pesquisas acadêmicas nas áreas de Ciências Humanas,  Linguagens e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Socialmente  Aplicadas. Fomentando um espaço reflexivo e democrático, sua publicação on-line permite a difusão do saber de forma facilitada e sem custos ao leitor/pesquisador. Primando por rigoroso processo de seleção de  pesquisas, nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, artigos de revisão, notas de pesquisa e notas técnicas, traduções e resenhas. Sua finalidade acadêmica e social visa a democratização do saber e permite que acadêmicos, pesquisadores e comunidade em geral possa partilhar saberes fundamentais à produção científica da região amazônica, bem como em âmbito nacional e internacional.

  • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 9 n. 2 (2016)

    A Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento é uma revista on-line da região amazônica que emerge com o intuito de ampliar a visibilidade de pesquisas acadêmicas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Socialmente Aplicadas. Fomentando um espaço reflexivo e democrático, sua publicação on-line permite a difusão do saber de forma
    facilitada e sem custos ao leitor/pesquisador. Primando por rigoroso processo de seleção de pesquisas, nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, artigos de revisão, notas de pesquisa e notas técnicas, traduções e resenhas. Sua finalidade acadêmica e social visa a democratização do saber e permite que acadêmicos, pesquisadores e comunidade em geral possa partilhar saberes fundamentais à produção científica da região
    amazônica, bem como em âmbito nacional e internacional. A região amazônica carece destes espaços transdisciplinares de promoção de pesquisas sérias e qualitativas, de forma que o esforço por promover esta democratização do conhecimento cumpre uma missão fundamental para o estado de Roraima.

  • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento | Edição Especial - II Congresso de Filosofia da UERR
    v. 9 n. 1 (2016)

    A Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento é uma revista on-line da região amazônica que emerge com o intuito de ampliar a visibilidade de pesquisas acadêmicas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens e  Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Socialmente Aplicadas.  Fomentando um espaço reflexivo e democrático, sua publicação on-line permite a difusão do saber de forma facilitada e sem custos ao leitor/pesquisador. Primando por rigoroso processo de seleção de pesquisas, nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, artigos de revisão, notas de pesquisa e notas técnicas, traduções e resenhas. Sua finalidade acadêmica e social visa a democratização do saber e permite que acadêmicos,  pesquisadores e comunidade em geral possa partilhar saberes fundamentais à produção científica da região
    amazônica, bem como em âmbito nacional e internacional. A região amazônica carece destes espaços  transdisciplinares de promoção de pesquisas sérias e qualitativas, de forma que o esforço por promover esta democratização do conhecimento cumpre uma missão fundamental para o estado de Roraima.

  • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento | Edição Especial - V Mostra Acadêmica do campus Rorainópolis/UERR
    v. 8 n. 2 (2015)

    A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, traz em sua Edição Especial, os trabalhos apresentados na V Mostra Acadêmica do campus Rorainópolis/UERR, que aconteceu no período de 11 a 13 de novembro de 2015, cuja temática desenvolvida foi: “Ciência e Sociedade: vocação, formação e desafios”.  O evento tem  como objetivo fazer a divulgação das atividades de pesquisa e extensão executadas ou em execução pelos alunos sob orientação dos professores / pesquisadores da instituição. Bem como exercer o papel de fortalecer o entendimento científico nas diversas áreas do saber acadêmico, levando os alunos e a sociedade em geral a conhecer o estado da arte das pesquisas científicas que são realizadas na UERR sobre questões atuais de Roraima e da Amazônia como um todo. Por isso, a colaboração de profissionais externos à instituição no evento, convidados de diferentes áreas do conhecimento, oportuniza a melhoria na qualidade da educação superior a partir da participação em palestras, mesas redondas e oficinas, promovendo a desejada e importante atualização profissional da  comunidade acadêmico / científica da UERR. Além de promover também a socialização dos conhecimentos produzidos pela UERR no município e na região sul do Estado.

  • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 7 n. 1 (2015)

    A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento foi criada em 2008, dois anos após a criação da UERR, com a  finalidade de servir como instrumento de difusão de pesquisas voltado para professores e alunos de um programa de pós-graduação, que por problemas administrativos, viu-se obstado em sua continuidade. Com a ambição de tornar-se mais abrangente, a Revista assumiu características multidisciplinares, publicando artigos periódicos até sua interrupção definitiva, em 2012, para outra vez ser retomada para o que veio a ser sua última edição, em 2013. Lança-la outra vez torna-se um desafio, dada a dificuldade permanente em  manter a constância das edições e a qualidade editorial daquela que, até o momento, é única revista de  cunho científico da UERR.

  • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 6 n. 1 (2014)

    A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento é uma revista on-line da região amazônica que emerge com o intuito de ampliar a visibilidade de pesquisas acadêmicas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Socialmente Aplicadas. Fomentando um espaço reflexivo e democrático, sua publicação on-line permite a difusão do saber de formafacilitada e sem custos ao leitor/pesquisador. Primando por rigoroso processo de seleção de pesquisas, nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, artigos de revisão, notas de pesquisa e notas técnicas, traduções e resenhas. Sua finalidade acadêmica e social visa a democratização do saber e permite que acadêmicos, pesquisadores e comunidade em geral possa partilhar saberes fundamentais à produção científica da regiãoamazônica, bem como em âmbito nacional e internacional. A região amazônica carece destes espaços transdisciplinares de promoção de pesquisas sérias e qualitativas, de forma que o esforço por promover esta democratização do conhecimento cumpre uma missão fundamental para o estado de Roraima.

  • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 5 n. 1 (2013)

    A revista Ambiente chega à sua quinta edição de cara nova. A página da revista recebeu novo layout e cada edição terá um tratamento gráfico que se comunica, de alguma forma, com a realidade do estado de Roraima. Com isso, a revista chega à sua quinta edição com uma proposta gráfica mais moderna e adequada ao meio eletrônico a que pertence e, ao mesmo também, cumpre seu objetivo de uma revista que, situada no meio da Amazônia, discute também aspectos sobre o Estado de Roraima. E a partir dessa edição, está  lançado o desafio: professores e alunos da UERR, bem como artistas de Roraima, poderão propor trabalhos artísticos para ilustrar a revista.

  • Capa do Volume 4, Nº.1

    Ambiente: Gestão e Desenvolvimento
    v. 4 n. 1 (2012)

    A Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento – REMGADS é uma revista on-line da região amazônica que emerge com o intuito de ampliar a visibilidade de pesquisas acadêmicas nas áreas de Ciências Humanas,  Linguagens e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Socialmente  Aplicadas. Fomentando um espaço reflexivo e democrático, sua publicação on-line permite a difusão do saber de forma facilitada e sem custos ao leitor/pesquisador. Primando por rigoroso processo de seleção de  pesquisas, nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, artigos de revisão, notas de pesquisa e notas técnicas, traduções e resenhas. Sua finalidade acadêmica e social visa a democratização do saber e permite que acadêmicos, pesquisadores e comunidade em geral possa partilhar saberes fundamentais à produção científica da região amazônica, bem como em âmbito nacional e internacional.