Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1. ARTIGOS

1.1. Todos os textos enviados a esta revista devem ser inéditos e redigidos em português, espanhol, inglês, com observação da norma culta, correção ortográfica e gramatical. Também poderão ser aceitos textos que traduzem, nessas línguas, publicações internacionais de grande relevância – com a devida autorização do(s) autor(es) original(is).

1.2. Os textos devem ser apresentados com extensão de até 30 (trinta) laudas, com margem (direita, esquerda, superior e inferior) de 3 cm, em formato A4 (210x297mm), e enviados por meio eletrônico. Os textos devem ser compostos em no formato de arquivo de texto .doc ou .docx, utilizando-se a fonte Times New Roman, tamanho 12, e espaço entrelinhas de 1 e ½.

1.3. O cabeçalho deve conter o título na língua original (e subtítulo, se houver) e traduzido para uma outra língua (inglês, espanhol ou português, se esta não for a língua original).

1.4. O texto deve ser acompanhado de resumo na língua original e traduzido para uma outra língua (inglês, espanhol ou português, se esta não for a língua original),com máximo de 250 palavras,  em espaço simples, e uma relação de 4 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto.

1.5. A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas, podendo ter subtítulos.

1.6. As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas. As extensas (com mais de 3 [três] linhas) devem ser empregadas ou como citações diretas longas ou como parágrafos do próprio texto. Use notas de rodapé apenas quando for extremamente necessário.

1.7. As citações e referências bibliográficas seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

1.7a. Para livros, deverá ter o seguinte formato: SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor. Titulo do livro. Local de publicação: nome da editora, data da publicação (incluir, entre o título do livro e o local de publicação, o número da edição, quando não for a primeira, usando para tanto o formato: número da edição em algarismo arábico. ed.). Exemplo: FIGUEIREDO, Fidelino de. A luta pela expressão: prolegômenos para uma filosofia da literatura. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1973.

1.7b. Para artigos publicados em periódicos, deverá ter o seguinte formato: SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico, série do periódico, local de publicação, v. volume do periódico, p. intervalo de páginas em que está contido o artigo, data. Exemplo: PESSOA, Fernando. A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada. A Águia, 2.ª série, Porto, v. 1, n. 4, p. 101-107, abr. 1912.

1.7c. Para  referências a eventos científicos deverá ter o seguinte formato: NOME DO EVENTO, número do evento., ano de realização, local. Título. Local: nome da editora, ano de publicação. Número de páginas ou volume. Exemplo: SEMINÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ (CELLIP), 10., 1996, Londrina. Anais... Londrina: Unioeste, 1996. v. 1, 250 p. SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor.

1.7d. Para trabalhos apresentados em eventos (congressos, seminários, simpósios, reuniões, encontros etc.) deverá ter o seguinte formato: Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento., ano de realização, local. Título. Local: nome da editora, ano de publicação. p. página inicial-final. Exemplo: SCLIAR-CABRAL, Leonor. O conceito de letramento: uma questão polêmica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, 9., 1994, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 1995. v. 2, p. 1276-1282.

1.8. As ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias etc) devem ser enviadas no corpo do texto (formatos JPG, TIF ou CDR, com resolução mínima de 300 dpi), coloridas ou em preto e branco. Todos esses elementos devem incluir legenda e fonte datada. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são as do formato A-4 e devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para citação.

1.9. O arquivo de texto não deve estar identificado com o(s) nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s) para a versão de submissão. Nomes e céditos de autoria devem ser informados apenas nos campos específicos no formulário de submissão.  (Ver mais sobre a Avaliação por Pares Cega ).

2. NOTAS DE PESQUISA E TÉCNICAS

2.1. As notas de pesquisa compreendem relatórios finais de pesquisas, de grupos de estudo, de monografias, dissertações ou teses.

2.2. Os textos devem conter até 10 (dez) laudas, espaço 1 e ½, fonte Times New Roman, tamanho 12, e mesma formatação de página do artigo.

2.3. O cabeçalho deve conter o título na língua original e traduzido para uma outra língua (inglês, espanhol ou português, se essa não for a língua original).

2.4. O texto deve ser acompanhado de resumo na língua original e traduzido para uma outra língua (inglês, espanhol ou português, se essa não for a língua original), com normas iguais às dos artigos, com no mínimo 5 e no máximo 15 linhas, em espaço simples, e uma relação de no máximo 4 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto.

2.5. As citações e referências bibliográficas seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exceto para o sobrenome do autor no corpo do texto, que deverá ser em minúsculo, com primeira letra em maiúscula.

3. RESENHAS OU TRADUÇÕES

3.1. A resenha é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica.

3.2. As resenhas devem ter como objeto obras recentes (publicadas nos dois últimos anos) e devem apresentar como título a referência bibliográfica da obra resenhada, mencionando-se inclusive o número de páginas. 

3.3. Traduções são textos que vertem para o português publicações internacionais de grande relevância, com a devida autorização do(s) autor(es) original(is).

3.4. O texto da resenha pode conter até 5 (cinco) laudas, espaço 1 e ½, fonte Times New Roman, tamanho 12, e mesma formatação de página do artigo.

3.5. O texto traduzido pode conter até 30 (trinta) laudas, espaço 1 e ½, fonte Times New Roman, tamanho 12, e mesma formatação de página do artigo.

3.6. O cabeçalho deve conter, na primeira linha, a indicação “Resenha” ou “Tradução”. Na segunda linha devem constar as referências completas da obra, de acordo com as normas da ABNT para indicação de referências bibliográficas. Para a versão final, na terceira linha deve constar o nome do autor, e, na quarta, as informações referentes à instituição a que pertence, bem como o seu endereço eletrônico.

3.7. O autor deve encaminhar uma imagem da capa da obra resenhada, em formato JPG, com resolução mínima de 150 dpi.

INSTRUÇÕES GERAIS

Os originais serão apreciados pelo Conselho Editorial que aceitará, recusará ou reapresentará o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais. Posteriormente, os artigos serão enviados aos pareceristas, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o(s) nome(s) do(s) autor(es). A Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento disponibilizará os artigos, artigos de revisão, notas de pesquisa e técnicas, traduções e resenhas publicados para consulta e reprodução em seu site, com a devida indicação da obrigatoriedade de citação da fonte. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial da revista.

Exemplificação para citações e referências bibliográficas segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

De acordo com a NBR-10520:2001 da ABNT, as Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis, contudo a Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, por questões estéticas adotará os seguinte modelo: (Silva, 1995, p.43) e “Segundo Silva (1995, p.43)”.

Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (Silva, 1995a, p.35). Solicita-se evitar ao máximo notas de rodapé.

As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a NBR-6023:2000 da ABNT.

Exemplos: (atentar para a pontuação e estilo):

Livro SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. Nr. de pág.

Capítulo de livro SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. página inicial – página final do capítulo.

Artigo SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v. ?, n. ?, p. página inicial – página final, ano da publicação.

Tese/Dissertação SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. Nr. de f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em …) – Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.

Evento SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings… Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho. As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em letra de tamanho menor que aquela do texto principal. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano, página.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Todas as submissões devem atender aos princípios da Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação.
  • O arquivo de texto não pode estar identificado com o(s) nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s). Os nomes e os respectivos créditos de autoria devem ser fixados apenas no campo específico no formul´ário de cadastro da submissão. Devem ser observadas as instruções disponíveis em Garantir uma Avaliação por Pares Cega .
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.
  • Esteja ciente de que os editores da Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento utilizarão ativamente ferramentas tecnológicas avançadas para detecção de plágio, reportando qualquer constatação nesse sentido ao Conselho Editorial, que deverá adotar as medidas legais cabíveis.
  • Se você ainda não possui uma identificação persistente de autoria, crie uma por meio do link de registro ORCID (Open Researcher and Contributor ID). Submissões cujos autores não possuírem identificação não serão avaliadas.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não pode estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Além do manuscrito, deve ser anexada a Declaração de Conflito de Interesses da Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento disponível disponível no site devidamente preenchida e assinada.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (.doc, .docx), OpenOffice (.odt) ou Rich Text Format (.rtf).
  • URLs (links) para as referências devem ser informadas, quando possível.
  • No caso de obra que verse sobre pesquisa com seres humanos, deve ser anexado à submissão o parecer prévio de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail inseridos no site da revista Ambiente: Gestão e DesenvolvimentoISSN 1981-4127 serão usados exclusivamente para os propósitos declarados desta revista e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou para terceiros. Os dados coletados de usuários registrados e não registrados deste periódico se enquadram no escopo do funcionamento padrão de periódicos revisados por pares. O usuário cadastrado deve estar ciente de que haverá envio de mensagens eletrônicas pelo sistema com a finalidade de alertar ou cientificar sobre eventos ou procedimentos relacionados com a editoração. A equipe editorial da revista coleta tais informações apenas na medida em que é necessário ou apropriado para cumprir o propósito da interação do visitante com a revista, sendo que nisso se incluem as informações que possibilitam a comunicação para o processo editorial, para informar os leitores sobre a autoria e edição do conteúdo e coletar dados agregados sobre o comportamento do leitor. Tais dados coletados podem ser compartilhados com a Public Knowledge Project de forma anônima e agregada, com exceções apropriadas, como métricas de artigo. Os dados não serão vendidos por este jornal ou pela PKP nem serão usados para outros fins que não os aqui declarados. Os autores publicados nesta revista são responsáveis pelos dados de seres humanos que porventura figurarem em pesquisas aqui publicadas. Os envolvidos na edição deste jornal procuram estar em conformidade com os padrões da indústria para privacidade de dados, o que significa sempre buscar o atendimento do disposto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) brasileira, incluindo também a disposição do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia para "direitos do titular dos dados", o que pode incluir: (a) notificação de violação; (b) direito de acesso; (c) o direito de ser esquecido; (d) portabilidade de dados; e (e) privacidade desde o projeto. O GDPR também permite o reconhecimento do “interesse público na disponibilidade dos dados”, o que tem um destaque particular para aqueles envolvidos em manter, com a maior integridade possível, o registro público da publicação científica.

Política de Cookies

Um cookie é um pequeno arquivo de texto que um site salva em seu computador ou dispositivo móvel quando você o visita. Ele permite que o site se lembre de suas ações e preferências (como login, idioma, tamanho da fonte e outras preferências de exibição) durante um período de tempo, para que você não precise digitá-las novamente sempre que voltar ao site ou navegue de uma página para outra. Os visitantes do site que não desejam que os cookies sejam colocados em seus computadores devem configurar seus navegadores para recusar cookies antes de usar o site https://periodicos.uerr.edu.br, com a desvantagem de que alguns recursos do site podem não funcionar corretamente sem o auxílio dos referidos arquivos.

Leia também a Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação.

Leia também a Política de Conflito de Interesses.

Leia também as Diretrizes de Avaliação por Pares Cega.

Leia as regras para proposição de dossiês temáticos.