Efeitos da educação física sobre indicadores de saúde de jovens e adultos avaliados em quatro momentos anuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i1.910

Palavras-chave:

Pressão Sanguínea, Aptidão Cardiorrespiratória, Esportes, Ginástica

Resumo

Objetivo: verificar o efeito de uma intervenção em educação física avaliada em diferentes períodos, considerando o recesso escolar, sobre os níveis de aptidão física cardiorrespiratória, abdominais em 1 minuto, flexibilidade e pressão arterial sistólica em jovens e adultos de ambos sexos na educação de jovens e adultos (EJA). Métodos: Estudo pré-experimental quantitativo realizado com 27 estudantes, 9 do sexo feminino, idade média 29,38 (dp: ±15,39) anos e 18 do masculino, 20,40 (dp:±9,34). A intervenção aconteceu com aulas de Jump no primeiro semestre. Handebol e rúgbi foram aplicados no segundo semestre. Os efeitos da intervenção foram avaliados sobre a pressão arterial sistólica (PAS), aptidão cardiorrespiratória (APCR), flexibilidade e abdominais sit-up por meio do D de Cohen. Resultados: No sexo feminino, a APCR (efeito=0,95) e a flexibilidade (efeito=1,33) aumentaram entre março/julho. Durante o recesso houve redução dessas capacidades físicas. Em agosto/dezembro houve novo incremento de APCR, junto da redução da PAS (efeito=-1,06). No sexo masculino, houve redução da PAS (efeito=-0,69) e aumento da APCR (efeito=0,84) entre agosto/dezembro. Conclusão: As aulas de ginástica melhoraram indicadores de saúde dos escolares, principalmente no sexo feminino durante o primeiro semestre, já o handebol e rúgbi aumentaram a APCR e reduziram a PAS nos dois sexos. O período de recesso reduziu as capacidades físicas dos estudantes, indicando que as aulas de educação física são importantes meios para melhorar níveis de aptidão física na EJA.

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Publicado

19/05/2021

Como Citar

Efeitos da educação física sobre indicadores de saúde de jovens e adultos avaliados em quatro momentos anuais. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 71–78, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v14i1.910. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/910.. Acesso em: 28 mar. 2024.

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