Sequência didática enfocando a psicomotricidade sob a luz do esquema da equilibração de Piaget
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1407Palavras-chave:
Psicoterapia psicomotora; Prática psicomotora; Psicomotor.Resumo
Estamos interessados enquanto educadores, em prender a atenção dos estudantes sobre os temas trabalhados em sala de aula- basta observar a quantidade de trabalhos publicados sobre o assunto- objetivando estabelecer uma boa relação entre os processos de ensino para alcançarmos a aprendizagem. Neste sentido propomos uma sequência didática empregando o esquema da Equilibração da Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget, utilizada como sustentação para a organização de conteúdo trabalhado na disciplina de Psicomotricidade, o objetivo do artigo é apresentar a análise de uma sequência didática que propôs estímulos que evocassem a assimilação, bem como a acomodação de novo repertório de habilidades e a adaptação das novas informações percebidas como resultado desse processo de Equilibração. A sequência didática foi produzida e aplicada com um grupo de estudantes de graduação, durante o semestre letivo do ano de 2020.2 na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). No total 15 (quinze) acadêmicos frequentaram as aulas e o resultado alcançado foi o desenvolvimento de propostas terapêuticas psicomotoras para grupos de crianças, adolescentes, adultos e idosos assolados por transtornos psicomotores diversos.
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