Sequência didática enfocando a psicomotricidade sob a luz do esquema da equilibração de Piaget

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1407

Palavras-chave:

Psicoterapia psicomotora; Prática psicomotora; Psicomotor.

Resumo

Estamos interessados enquanto educadores, em prender a atenção dos estudantes sobre os temas trabalhados em sala de aula- basta observar a quantidade de trabalhos publicados sobre o assunto- objetivando estabelecer uma boa relação entre os processos de ensino para alcançarmos a aprendizagem. Neste sentido propomos uma sequência didática empregando o esquema da Equilibração da Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget, utilizada como sustentação para a organização de conteúdo trabalhado na disciplina de Psicomotricidade, o objetivo do artigo é apresentar a análise de uma sequência didática que propôs estímulos que evocassem a assimilação, bem como a acomodação de novo repertório de habilidades e a adaptação das novas informações percebidas como resultado desse processo de Equilibração. A sequência didática foi produzida e aplicada com um grupo de estudantes de graduação, durante o semestre letivo do ano de 2020.2 na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). No total 15 (quinze) acadêmicos frequentaram as aulas e o resultado alcançado foi o desenvolvimento de propostas terapêuticas psicomotoras para grupos de crianças, adolescentes, adultos e idosos assolados por transtornos psicomotores diversos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jessik Karem Custódio Pereira, Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre/RR

    Psicóloga pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima. MBA em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Membro Fundadora da Associação de Ciência, Educação e Cultura de Roraima- ACEC/RR. Integrante do Grupo de Pesquisa EJA da Universidade Federal de Roraima. Psicóloga Educacional na Secretaria Municipal de Alto Alegre e Professora na Universidade Universidade Federal de Roraima nas linhas de Psicologia da Educação e Psicologia Organizacional.

  • Daniela Mayer Antunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Prevenção de Dependência Química pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia para Formação (IBTF), em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Positivo (UP) e em Gênero e Diversidade Escolar pela Faculdade de São Braz (FSB). Possui experiência com Educação Infantil e Ensino Fundamental I, tendo Curso técnico de Formação de Professores. Possui experiência com Ensino Fundamental II na disciplina de Ciências e com Ensino Médio na disciplina de Biologia. Trabalha com os temas: Divulgação Científica, Ambiente Formal e Não-formal de Ensino, Epistemologia da Ciência e Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

  • Mayara Lídia Cordeiro Kraetzer, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR e bolsista CAPES. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) - FURB (2016). Especialista em LIBRAS pela Uniasselvi (2017). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2014). Atuou como professora de ciências para ensino fundamental e biologia para ensino médio. Autora de livros didáticos para o Sistema Mackenzie de Ensino e para a Editora Princípios. Atua no corpo editorial a Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR.

  • Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2009). Estágio doutoral na Université de Technologie de Compiègne França - Centre d'Innovation Tecnologique (2008). Mestre em Tecnologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná- PPGTE- (2002). Graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1984).Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia ? PPGECT - Mestrado e Doutorado, professora pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção PPGEP. Atua nos cursos de Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica e Bacharelado em Ciência de Computação. Membro do Conselho da Pró-Reitoria de Assuntos Empresariais e Comunitárias ? COEMP - UTFPR (2014 a 2016).Assistente Editorial do International Journal of Organization and Innovation (2012 até o presente). Ministrou palestras no curso de Mestrado na Universidade de Lyon (2013) e é autora de livro sobre Inovação Tecnológica e Educação.Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR Câmpus Ponta Grossa (2016 - atual).

Referências

BECKER, F. Abstração pseudo-empírica e reflexionante: Significado epistemológico e educacional. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologias Genéticas, Marília, v. 6, p. 104 – 128, 2014. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p104-128

BECKER, F. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BEDIN, E. Aprendizagem Colaborativa, Troca de Saberes e Redes Sociais: tríade na Educação Básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 211 – 227, 2017. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v10n2.3922

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. [Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana]. Diário Oficial da União: Seção 1, n. 98, p. 44, 24 mai. 2016b. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&data=24/05/2016&pagina=44. Acesso em: 03 nov. 2022.

CARVALHO, A. M. P. Construção do conhecimento e ensino de ciências. Em Aberto, Brasilia, v. 11, n. 55, p. 9-16, 1992.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2019.

DE PÁDUA, Gelson Luiz Daldegan. A Epistemologia Genética De Jean Piaget. Revista FACEVV, 1º Semestre De 2009, Número 2, P. 22-35.

FERNANDES, J. M. G. de A. Atualidades da Prática Psicomotora. Jorge Manuel Gomes de Azevedo Fernandes, Paulo José Barbosa Gutierres Filho (org.). Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.

FERREIRA, C. A. de. Psicomotricidade da Educação Infantil à Gerontologia: teoria e prática. FERREIRA, C. A. de M.; DE OLIVEIRA, A. E. D. (org.), 2.ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, R. C. S.; GHEDIN, E. O Desenvolvimento Cognitivo na Visão de Jean Piaget e suas Implicações a Educação Científica. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/r1092-2.pdf. Acesso em: 17 nov. 2021.

GUSMÃO, A. F. et al. A Contribuição Da Psicomotricidade Para O Processo De Alfabetização E Letramento. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 8, n. 13, p. 1-12, maio, 2021. Disponível em http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/9798/9604. Acesso em: 15 nov. 2021.

LAUTERT, A. P.; ALMEIDA, L. R. Um Olhar Histórico Da Psicomotricidade. v. 1, n. 10 (2021): Trabalhos do 10º siepex. Disponível em: http://pev-proex.uergs.edu.br/index.php/xsiepex/index, acesso em 15 de novembro de 2021.

LEMES, L. S. O.; et al. Subjetividade e formação docente no contexto da pandemia em um sistema municipal de educação infantil. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, Edição Especial, p. 55 - 78, 2022. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796. Acesso em: 02 maio 2023.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortêz; 2ª edição, 2018.

MARCONDES, R. O desenvolvimento cognitivo em adultos: um estudo de caso com licenciandos de física e química. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ...[et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.

NUNES, Jowilson Ribas; RECENA, Maria Celina Piaza. Sequência didática Piagetiana sobre a relação da corrente elétrica e o brilho das lâmpadas em circuitos elétricos. Disponível em: https://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal/trabalho-arquivos/download/2780, Acesso em: 01 de Ago. de 2021.

TAVARES, S. F.; et al. O corpo e as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de escolares [recurso eletrônico]: entrelinhas com a psicomotricidade / Sandra Ferreira Tavares... [et al.]. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.

PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

PIAGET, J. A epistemologia genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971.

PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 27 ed. São Paulo: Summers, 2016.

ZABALA, A. A Prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

03/09/2024

Como Citar

Sequência didática enfocando a psicomotricidade sob a luz do esquema da equilibração de Piaget. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 50–69, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i2.1407. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1407. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 42

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)