Sequência didática enfocando a psicomotricidade sob a luz do esquema da equilibração de Piaget
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1407Palavras-chave:
Psicoterapia psicomotora; Prática psicomotora; Psicomotor.Resumo
Estamos interessados enquanto educadores, em prender a atenção dos estudantes sobre os temas trabalhados em sala de aula- basta observar a quantidade de trabalhos publicados sobre o assunto- objetivando estabelecer uma boa relação entre os processos de ensino para alcançarmos a aprendizagem. Neste sentido propomos uma sequência didática empregando o esquema da Equilibração da Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget, utilizada como sustentação para a organização de conteúdo trabalhado na disciplina de Psicomotricidade, o objetivo do artigo é apresentar a análise de uma sequência didática que propôs estímulos que evocassem a assimilação, bem como a acomodação de novo repertório de habilidades e a adaptação das novas informações percebidas como resultado desse processo de Equilibração. A sequência didática foi produzida e aplicada com um grupo de estudantes de graduação, durante o semestre letivo do ano de 2020.2 na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). No total 15 (quinze) acadêmicos frequentaram as aulas e o resultado alcançado foi o desenvolvimento de propostas terapêuticas psicomotoras para grupos de crianças, adolescentes, adultos e idosos assolados por transtornos psicomotores diversos.
Downloads
Referências
BECKER, F. Abstração pseudo-empírica e reflexionante: Significado epistemológico e educacional. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologias Genéticas, Marília, v. 6, p. 104 – 128, 2014.
BECKER, F. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
BEDIN, E. Aprendizagem Colaborativa, Troca de Saberes e Redes Sociais: tríade na Educação Básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 211 – 227, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. [Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana]. Diário Oficial da União: Seção 1, n. 98, p. 44, 24 mai. 2016b. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&data=24/05/2016&pagina=44. Acesso em: 03 nov. 2022.
CARVALHO, A. M. P. Construção do conhecimento e ensino de ciências. Em Aberto, Brasilia, v. 11, n. 55, p. 9-16, 1992.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2019.
DE PÁDUA, Gelson Luiz Daldegan. A Epistemologia Genética De Jean Piaget. Revista FACEVV, 1º Semestre De 2009, Número 2, P. 22-35.
FERNANDES, J. M. G. de A. Atualidades da Prática Psicomotora. Jorge Manuel Gomes de Azevedo Fernandes, Paulo José Barbosa Gutierres Filho (org.). Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
FERREIRA, C. A. de. Psicomotricidade da Educação Infantil à Gerontologia: teoria e prática. FERREIRA, C. A. de M.; DE OLIVEIRA, A. E. D. (org.), 2.ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, R. C. S.; GHEDIN, E. O Desenvolvimento Cognitivo na Visão de Jean Piaget e suas Implicações a Educação Científica. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/r1092-2.pdf. Acesso em: 17 nov. 2021.
GUSMÃO, A. F. et al. A Contribuição Da Psicomotricidade Para O Processo De Alfabetização E Letramento. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 8, n. 13, p. 1-12, maio, 2021. Disponível em http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/9798/9604. Acesso em: 15 nov. 2021.
LAUTERT, A. P.; ALMEIDA, L. R. Um Olhar Histórico Da Psicomotricidade. v. 1, n. 10 (2021): Trabalhos do 10º siepex. Disponível em: http://pev-proex.uergs.edu.br/index.php/xsiepex/index, acesso em 15 de novembro de 2021.
LEMES, L. S. O.; et al. Subjetividade e formação docente no contexto da pandemia em um sistema municipal de educação infantil. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, Edição Especial, p. 55 - 78, 2022. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796. Acesso em: 02 maio 2023.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortêz; 2ª edição, 2018.
MARCONDES, R. O desenvolvimento cognitivo em adultos: um estudo de caso com licenciandos de física e química. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ...[et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
NUNES, Jowilson Ribas; RECENA, Maria Celina Piaza. Sequência didática Piagetiana sobre a relação da corrente elétrica e o brilho das lâmpadas em circuitos elétricos. Disponível em: https://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal/trabalho-arquivos/download/2780, Acesso em: 01 de Ago. de 2021.
TAVARES, S. F.; et al. O corpo e as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de escolares [recurso eletrônico]: entrelinhas com a psicomotricidade / Sandra Ferreira Tavares... [et al.]. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.
PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, J. A epistemologia genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971.
PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 27 ed. São Paulo: Summers, 2016.
ZABALA, A. A Prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Jessik Karem Custódio Pereira, Daniela Mayer Antunes, Mayara Lídia Cordeiro Kraetzer, Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.