O desafio da Telepsicologia para pacientes idosos não alfabetizados no município de Alto Alegre/RR
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v16i1.1193Palavras-chave:
Telepsicologia, Idoso, Atendimento psicológico remoto, COVID-19Resumo
Este trabalho apresenta as condições do atendimento psicológico realizado na modalidade teleremota (ou modalidade de telepsicologia) para pacientes idosos que testaram positivo para COVID-19 no município de Alto Alegre/RR, usando o Aconselhamento Psicológico para atender aos anseios desse público, considerando sua condição de saúde e nível de escolaridade formal. A verificação através de pesquisas realizadas por muitos autores confirma a necessidade de uma atenção mais especializada a esta parcela da população, apontando principalmente o papel social do idoso, a importância da família na terceira idade bem como a atuação do profissional de psicologia que pode acontecer através de atendimentos clínicos, terapias grupais, entre outras que se pode realizar com o intuito de melhorar a qualidade de vida deste indivíduo, resgatar sua história de vida dentro do contexto em que se encontra e delimitar ou projetar metas para seu futuro. É importante conhecer o grupo da terceira idade a fim de melhorar os tratamentos já dispensados à essa população que vem crescendo gradualmente tanto em quantidade quanto em tempo de vida e que neste momento pandêmico está sendo assolado de diversas formas apresentando assim comprometimento maior em sua saúde física e emocional e também em sua qualidade de vida. Os resultados da pesquisa apresentam indícios de que o atendimento remoto ofertado foi satisfatório com a amostra de idosos analfabetos participantes, pois os aproximou do profissional capaz de ajustar as expectativas geradoras de angústia e a buscar soluções em conformidade com a sua realidade
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