DIAGNÓSTICO DE DESEMPENHO ESCOLAR

ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE O SEU USO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i2.826

Palavras-chave:

Aprendizagem, Diagnóstico, Transtornos de Aprendizagem, Desempenho Escolar

Resumo

A avaliação das funções psíquicas é um campo da neuropsicologia capaz de diagnosticar e intervir em diferentes transtornos mentais. Neste estudo aponta-se a necessidade de avaliar o uso do Teste de Desempenho Escolar (TDE) na etapa diagnóstica de Transtornos de Aprendizagem. O TDE é um instrumento de aplicação individual capaz de avaliar o desempenho escolar na leitura, escrita e aritmética, do Ensino Fundamental. Para este fim, quatro estudantes regularmente matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Alto Alegre-RR, sendo dois do sexo masculino e dois do sexo feminino, sem diagnóstico prévio de nenhum tipo de Transtorno Mental, foram submetidos ao teste e seus resultados foram analisados à luz da teoria socioconstrutivista, no primeiro semestre de 2017. Os resultados da pesquisa buscaram responder se a ferramenta é capaz de auxiliar no diagnóstico de Transtornos de Aprendizagem. Essa pesquisa qualitativa caracterizou-se como descritiva e participante. A coleta dos dados ocorreu mediante a aplicação do Teste de Desempenho Escolar e da observação sistemática. Os resultados encontrados sugerem que esta ferramenta seria melhor aproveitada pelos profissionais da educação especial no próprio ambiente escolar, mediante orientação prévia de um profissional de psicologia educacional, uma vez que a mesma não costuma ser usada por professores de outras áreas. O TDE é o único teste validado e normatizado para a população brasileira atualmente, e deve ser visto como um instrumento que compõem de forma valorativa a práxis do professor.

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Biografia do Autor

  • Verônica Soares Santos, Secretaria de Educação do Estado de Roraima

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000). Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua como professora no Centro de Atendimento Especializado/CAE/BV da Secretaria de Educação do Estado de Roraima e como Técnica pedagógica assessorando professores e acompanhando alunos com deficiência visual da rede municipal na Secretaria Municipal de Boa Vista. Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima.

  • Marilene Kreutz de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Possui graduação em Licenciatura PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Roraima (2000). Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de Roraima (2006). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima. Faz parte dos grupos de pesquisa na UFRR (Paulo Freire e Educação de Adultos) e da UERR (NUPECEM), é professora da ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERALDO DA SILVA PINTO e trabalha na Secretaria Municipal de educação do Município de Alto Alegre. Coordenadora da Feira de Ciências do Município de Alto Alegre/RR, Membro fundadora e presidente da Associação de Ciência, Educação e Cultura de Rpraima - ACEC/RR/

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Publicado

13/10/2020

Como Citar

DIAGNÓSTICO DE DESEMPENHO ESCOLAR: ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE O SEU USO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 91–105, 2020. DOI: 10.24979/ambiente.v13i2.826. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/826. Acesso em: 21 dez. 2024.

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