v. 18 n. 1 (2025): Ambiente: Gestão e Desenvolvimento

					Visualizar v. 18 n. 1 (2025): Ambiente: Gestão e Desenvolvimento

A revista Ambiente (ISSN 1981-4127) é um periódico científico on-line da região amazônica que emerge com o intuito de ampliar a visibilidade de pesquisas acadêmicas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Agrárias, Ciências Socialmente Aplicadas. Fomentando um espaço reflexivo e democrático, sua publicação é quadrimestral, e permite a difusão do saber de forma facilitada sem custos ao leitor/pesquisador. Primando por rigoroso processo de seleção de pesquisas, nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, artigos de revisão, notas de pesquisa e notas técnicas, traduções e resenhas.

Foto de capa: A Apis mellifera, que  é um inseto social pertencente à ordem Hymenoptera e à família Apidae. Em Boa Vista/RR e seus arredores, é comum encontrá-las em áreas com vegetação nativa do Cerrado e da Amazônia, onde há uma rica floração ao longo do ano. Fotografia de @carlos_camacho_

Publicado: 06/05/2025

Edição completa

Ciências Humanas

  • A preservação da memória garimpeira em Roraima Uma análise através dos estudos culturais

    Pedro Henrique Barbosa da Silveira
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1567
  • Avaliação em escolas da rede básica de ensino de Boa Vista/RR Percepção de professores de Ciências

    Nairon Carvalho do Nascimento, Francismar de Azevedo Pacheco, Enia Maria Ferst
    25-36
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1491
  • Práticas e perspectivas interdisciplinares no ensino fundamental Uma análise das pesquisas brasileiras

    Carlos Henrique Damasceno, Elivam Conceição da Silva, Elizabeth Szwako Liniewicz Bellini, Marli Schmitt Zanella, Felipe Fontana
    37-55
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1485
  • Mudanças no perfil migratório e desafios no acolhimento escolar de crianças até 12 anos Um olhar a partir da evolução das matrículas de 2010 a 2020 nas cinco regiões do Brasil

    Jeruza Santos Nobre
    57-70
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1483
  • Entre o ensinar e o aprender Concepções da avaliação pelos professores no ensino de Ciências da Natureza

    Ednelza Simião de Macêdo Silva, Sandra de Natal Rodrigues dos Santos, Ênia Maria Ferst, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Patrícia Macedo de Castro
    71-88
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1453

Ciências Biológicas e da Saúde

Ciências Exatas e Agrárias

  • Biometric and morphological features of Dimorphandra mollis Benth. fruits and seeds from the Cerrado of Minas Gerais

    Ariane da Silva Nogueira, Leonardo Máximo Silva, Fernanda de Souza Santos, Leovandes Soares da Silva, Nilza de Lima Pereira Sales, Ernane Ronie Martins
    107-119
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1501
  • Processo histórico de ocupação e uso do solo no assentamento informal urbano João-de-barro, Boa Vista – Roraima - Brasil

    Franciene Cruz da Silva, Marcus Aurélio D'Alencar Mendonça, Camila Mattos Ribeiro, Marcilene Rosa Mendes, Márcia Teixeira Falcão, Meire Joisy Almeida Pereira
    121-141
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1255
  • Levantamento fitossociológico de plantas daninhas no cultivo da bananeira em Rorainópolis, Roraima, Brasil

    Adaías de Jesus Custódio, Robson Oliveira de Souza
    143-157
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1030

Ciências Socialmente Aplicadas

  • Impactos do conhecimento sobre Legislação Ambiental no combate à Poluição Luminosa

    Júlia Oliveira dos Santos, Gorhan Freitas Noronha
    159-176
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1524