Entre o ensinar e o aprender

Concepções da avaliação pelos professores no ensino de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1453

Palavras-chave:

Ensino Médio, Aprendizagem, Avaliação, Ensino de Ciências

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de avaliação no componente de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e suscitar reflexões a partir da investigação realizada com cinco professores em uma escola da rede estadual de ensino de Boa Vista/RR. O estudo justifica-se pela necessidade de avaliarmos nossos Estudantes na perspectiva de uma construção para seu desenvolvimento integral, dessa forma buscando a construção de conhecimentos, habilidades e competências, visando diagnosticar a situação em que cada estudante se contra, para então dar subsídios à tomada de decisões, a fim de melhorar a qualidade do seu desempenho. Portanto, conhecer a concepção dos professores, de que forma estes avaliam e como estes contribuem para a aprendizagem dos discentes se faz importante. Para a realização deste estudo utilizou-se da pesquisa qualitativa com análise descritiva, além da pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou a interpretação dos dados coletados. Os resultados do estudo mostram que os docentes utilizam instrumentos diversos para realizarem a avaliação, mas não utilizam de critérios, mesmo estes sendo importantes para analisar ou julgar o desempenho dos discentes, podendo assim limitar a demonstração de habilidades diversas que são ou podem ser desenvolvidas por eles durante o processo de ensino aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ednelza Simião de Macêdo Silva, Universidade Estadual de Roraima

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) (2024). Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) (2009). Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (2018) e em Educação a Distância (EAD) e Novas Tecnologias (2021) pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Atualmente, é professora concursada na Secretaria Estadual de Educação e Cultura de Roraima, lecionando no ensino médio, e na Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista, lecionando no ensino fundamental I. Atuou também como supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Química da Universidade Estadual de Roraima nos anos de 2020 e 2021. Tem experiência na área de Ensino de Química e Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação.

  • Sandra de Natal Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Roraima

    Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2012). É professora - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO DO ESTADO DE RORAIMA. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Atualmente é mestranda pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA-UERR (Mestrado Profissional do Ensino de Ciências

  • Ênia Maria Ferst, Universidade Estadual de Roraima

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática do Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC- Universidade Federal do Mato Grosso, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais (Universidade Federal do Amazonas), e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática-ULBRA/RS. Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima-UERR no Curso de Pedagogia, atua como docente permanente e pesquisadora nos programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado Acadêmico em Educação da UERR. Experiência na área docente nas disciplinas pedagógicas da Pedagogia. Desenvolve pesquisas na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS. Possui experiência em gestão pública nas áreas de Coordenação pedagógica e Recursos Humanos tendo ocupado diversos cargos de direção e assessoramento. Atualmente é Coordenadora Institucional do PIBID/UERR.

  • Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2002); Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade Rede BIONORTE/Universidade Federal do Pará/Museu Paraense Emílio Goeldi (2016); Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente /Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005). Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Relatora do Comitê de ética em Pesquisa da UERR. Tem experiência na área de Educação Ambiental; Etnobotânica; Ensino de Ciências e biologia na perspectiva dos espaços não formais e da divulgação cientifica. 

  • Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Universidade Estadual de Roraima

    Bacharel em Química (1991), licenciada em Química (1994), mestre em Química (1995) e doutora em Química (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Araraquara/SP. Área de concentração: Ensino de Química; Ensino de Ciências; Ciências dos Materiais; Educação Ambiental. Palavras-Chave: Ensino de Química; Cerâmica Ferrelétrica; Ciências da Natureza. Conhecimento das técnicas de TG; DTA; Dilatometria; DRX; MET; MEV; IV. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Roraima - UERR Campus Rorainópolis, onde desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Atua como professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima - Campus Boa Vista. Possui projetos de extensão voltados para a educação ambiental, divulgação científica, metodologias de ensino, materiais alternativos e espaços não formais. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4902-0892

  • Patrícia Macedo de Castro, Universidade Estadual de Roraima

    Graduada em Biologia Marinha (Bacharelado) pela Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza (FAMATH), Mestre em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora Livre-Docência pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Professora Titular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC) da UERR. Docente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática UEA-UFMT-UFPA (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC). Pesquisadora da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Roraima (FEMARH). Desenvolve pesquisas e produtos educacionais na área de Ensino de Ciências e Educação em Ciências com as seguintes temáticas: Educação em Ciências; Educação Ambiental; Formação inicial e continuada de Professores; Espaços não Formais, Alfabetização Científica e Metodologias para o Ensino de Ciências. Possui experiência em gestão pública tendo ocupado cargos de direção e assessoramento, como: Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UERR; Coordenação do Curso Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas PARFOR/UERR; Coordenação do PPG Ensino de Ciências e Matemática/UERR; Reitora da Universidade Estadual de Roraima; Representante Estadual da Reamec. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Métodos de diagnóstico inicial e processos de avaliação diversificados, [s.d.]. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/194-metodos-de-diagnostico-inicial-e-processos-de-avaliacao-diversificados>. Acesso em 02 de jan. 2023.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEB, 2018a. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 02 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Resolução nº 3, de novembro de 2018b. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/CNE, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=102481-%20rceb003-18&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 02 de jan. 2023.

DA CRUZ VIEIRA, A. D. Avaliação escolar: um estudo sobre a importância dos instrumentos de avaliação no processo de ensino aprendizagem. Contraponto, v. 7, n. 1, p. 97-107, 2018.

GATTI, B. A. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em avaliação educacional, n. 27, p. 97-114, 2003.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO. 2009.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. [organizadoras] Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/ UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Papirus Editora, 2004.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 2003.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação Mediadora: Uma relação dialógica na construção do conhecimento. Ideias, v. 22: p. 51-59. 1994. Disponível em: < http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf)>. Acesso em 24 fev. 2023.

MOREIRA, A. L. O; SANCHES, D. G. R. Critérios de avaliação para o processo avaliativo escolar. Reitoria IFPR, 2017.

LIMA, A. G de.; SANTANA, R. L de. A avaliação da aprendizagem no contexto escolar do ensino básico: concepções do agir docente. Anais... In: IV CONEDU. João Pessoa, PB, 2017.

LIBÂNEO, J. C. et al. Organização e gestão da escola. Teoria e prática, v. 5, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, v. 40, p. 629-650, 2015.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez, 14 ed. São Paulo, 2002.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 15º ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem, componente do ato pedagógico. 1 ed. Cortez. São Paulo: 2011.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico (recurso eletrônico): Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª edição. Novo Hamburgo, RS: Universidade FEEVALE, 2013. ISBN 978-85-7717-158-3. Disponível em: . Acesso em 26 mai. 2023.

RORAIMA. Documento Curricular para o ensino médio. Boa Vista/RR, Brasil, 2021. Disponível: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_rr.pdf>. Acesso em 02 jan. 2023.

Downloads

Publicado

06/05/2025

Como Citar

Entre o ensinar e o aprender: Concepções da avaliação pelos professores no ensino de Ciências da Natureza. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 71–88, 2025. DOI: 10.24979/ambiente.v18i1.1453. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1453. Acesso em: 6 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 362

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>