Entre o ensinar e o aprender
Concepções da avaliação pelos professores no ensino de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1453Palavras-chave:
Ensino Médio, Aprendizagem, Avaliação, Ensino de CiênciasResumo
O objetivo deste artigo é analisar o processo de avaliação no componente de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e suscitar reflexões a partir da investigação realizada com cinco professores em uma escola da rede estadual de ensino de Boa Vista/RR. O estudo justifica-se pela necessidade de avaliarmos nossos Estudantes na perspectiva de uma construção para seu desenvolvimento integral, dessa forma buscando a construção de conhecimentos, habilidades e competências, visando diagnosticar a situação em que cada estudante se contra, para então dar subsídios à tomada de decisões, a fim de melhorar a qualidade do seu desempenho. Portanto, conhecer a concepção dos professores, de que forma estes avaliam e como estes contribuem para a aprendizagem dos discentes se faz importante. Para a realização deste estudo utilizou-se da pesquisa qualitativa com análise descritiva, além da pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou a interpretação dos dados coletados. Os resultados do estudo mostram que os docentes utilizam instrumentos diversos para realizarem a avaliação, mas não utilizam de critérios, mesmo estes sendo importantes para analisar ou julgar o desempenho dos discentes, podendo assim limitar a demonstração de habilidades diversas que são ou podem ser desenvolvidas por eles durante o processo de ensino aprendizagem.
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