Epistemologia de Larry Laudan e a licenciatura em Ciências Biológicas em contexto amazônico

Um estudo sobre o currículo e possíveis contriuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1076

Palavras-chave:

ciências biológicas, Larry Laudan, Problemas Científicos, Formação Inicial

Resumo

Este artigo problematiza as possíveis aplicabilidades da epistemologia de Larry Laudan ao currículo e a práxis docente na Licenciatura em Ciências Biológicas sob o ponto de vista da ciência para resolução de problemas científicos. Objetivou-se a compreensão de como esta formação inicial pode se beneficiar das diretrizes laudanianas. Metodologicamente seguiu-se o método comparativo, de ênfase qualitativa e tipologia pesquisa documental, em que tivemos a oportunidade de analisar Projetos Pedagógicos de Cursos – PPCs de seis Instituições Públicas Federais de Ensino, situadas em unidades federativas localizadas na Amazônia legal que compuseram o corpus do trabalho. Com o olhar sobre a análise de conteúdo de Bardin (2011) apresentada por Sousa e Santos (2020), apenas em um PPC encontrou-se rastros de tal epistemologia nos documentos oficiais, sugerindo certo desconhecimento sobre os princípios laudanianos e possíveis aplicações. Aspiramos suscitar discussão sobre o currículo da formação inicial em Ciências Biológicas, contribuindo assim para uma formação inicial de professores mais crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos, Universidade Estadual do Amazonas/UEA

Doutoranda do programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima- IFRR.



Patrícia Macedo de Castro, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Doutorado em Zoologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente permanente do PPG Educação em Ciências e Matemática da UFMT/UEA/UFPA pertencente a Rede Amazônica em Educação em Ciências (PPGECEM-REAMEC). Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do PPG Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Pesquisadora da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Roraima (FEMARH).

Ricardo Carvalho dos Santos, Universidade Federal de Roraima/UFRR

Doutorado em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE). Professor do Curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATISTA, Carlos Alexandre dos Santos e PEDUZZI, Luiz O. Q. Concepções Epistemológicas de Larry Laudan: uma ampla revisão bibliográfica nos principais periódicos brasileiros do ensino de ciências e ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, N°2, Rio Grande do Sul, v. 24, p. 38-55, ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em::< BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf (mec.gov.br)> Acesso em: 10.12.21 às 9h10min.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Disponível em: < rcp002_19 (mec.gov.br)>. Acesso em: 10.12.21 às 9h10min.

_______. Governo Federal. Decreto nº. 5.773, de 9 de maio de 2006. Brasília

DOURADO, Simone; Ribeiro, EDNALDO. Natureza da Pesquisa: Metodologia Qualitativa e Quantitativa. In: JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães; BATISTA, Michel Corci. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1. ed. -- Maringá, PR: Gráfica e Editora Massoni, P.14-34, 2021.

LAUDAN, Larry. O papel dos problemas empíricos. In: LAUDAN, Larry. O Progresso e os seus problemas: rumo a uma teoria do crescimento científico. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora UNESP, P.17-97, 2011.

___________. Progress and its problems: towards a theory of scientific growth. Oakland -EUA, publishing company: University of California Press, 1978.

___________. Beyond Positivism And Relativism: Theory, Method, And Evidence. ‎Colorado -EUA, publishing company: Westview Press; 1st edition, 1996.

__________. Danger Ahead: The Risks You Really Face on Life's Highway. publishing company :JohnWiley & Sons, Inc.; 1st edition, 1997.

MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018.

MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; SOARES Márlon Herbert Flora Barbosa. Relações entre Concepções Epistemológicas e Perfil Profissional Presentes em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química do Estado de Goiás. Química Nova na Escola, N° 2, São Paulo, v. 31, p. 123 – 131, mai. 2009.

MOREIRA, Marco Antonio e MASSONI, Neusa Teresinha. INTERFACES ENTRE VISÕES EPISTEMOLÓGICAS E ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino, Saúde e Ambiente. N1, Rio de Janeiro, v.9, p. 1-32, abr. 2016.

MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, n. 1, v. 7, p. 32-46, jan| jun 2014. Disponível em:http://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1932

SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396 - 1416, jul. - dez. 2020. ISSN 2237-9444. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559.

UFAC. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Acre, 2017. Disponível em: <http://www2.ufac.br/cbiologia/documentos/ppc2017.pdf> acesso em: 14.11.2021 às 16:48h.

UFAM. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Diurno. Universidade Federal do Amazonas, 2012. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1RgIiR7iT1T4w7DGQbcADgDiFgoqLvEzx/view> acesso em: 14.11.2021 às 17h.

_____. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Noturno, Universidade Federal do Amazonas, 2012. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1-gZ-YIqtzraBfdVD5J4KzAvmj4C-U5sc/view> acesso em: 14.11.2021 às 17:01h.

UFPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Pará, [s.d]. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/17imMDWZYo6Wq0Sr1MeYg5_lb--FIifq4/view> acesso em: 14.11.2021 às 17:06h.

UFMA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Maranhão, 2013. Disponível em: <http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/Dw7Fgtn55UHhBSM.pdf> acesso em: 12.12.2021 às 15:34h.

UFMT. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Mato Grosso, [s.d]. Disponível em: < https://www.ufmt.br/cegbio/images/uploads/PPC53.pdf> acesso em: 12.12.2021 às 15:37h.

UNIR. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2013. Disponível em: < https://docero.com.br/doc/es8vx8s>

UNESCO. Declaration on Science and the use of Scientific Knowledge. World Conference on Science, Budapest - Hungary, 26 juny 1 july ,1999.

Downloads

Publicado

28/07/2022

Como Citar

SANTOS, V. M. da S. A. dos; CASTRO, P. M. de; SANTOS, R. C. dos. Epistemologia de Larry Laudan e a licenciatura em Ciências Biológicas em contexto amazônico: Um estudo sobre o currículo e possíveis contriuições . Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 46–55, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1076. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1076. Acesso em: 23 mar. 2023.