Epistemologia de Larry Laudan e a licenciatura em Ciências Biológicas em contexto amazônico

Um estudo sobre o currículo e possíveis contriuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1076

Palavras-chave:

ciências biológicas, Larry Laudan, Problemas Científicos, Formação Inicial

Resumo

Este artigo problematiza as possíveis aplicabilidades da epistemologia de Larry Laudan ao currículo e a práxis docente na Licenciatura em Ciências Biológicas sob o ponto de vista da ciência para resolução de problemas científicos. Objetivou-se a compreensão de como esta formação inicial pode se beneficiar das diretrizes laudanianas. Metodologicamente seguiu-se o método comparativo, de ênfase qualitativa e tipologia pesquisa documental, em que tivemos a oportunidade de analisar Projetos Pedagógicos de Cursos – PPCs de seis Instituições Públicas Federais de Ensino, situadas em unidades federativas localizadas na Amazônia legal que compuseram o corpus do trabalho. Com o olhar sobre a análise de conteúdo de Bardin (2011) apresentada por Sousa e Santos (2020), apenas em um PPC encontrou-se rastros de tal epistemologia nos documentos oficiais, sugerindo certo desconhecimento sobre os princípios laudanianos e possíveis aplicações. Aspiramos suscitar discussão sobre o currículo da formação inicial em Ciências Biológicas, contribuindo assim para uma formação inicial de professores mais crítica.

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Biografia do Autor

  • Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos, Universidade Estadual do Amazonas/UEA

    Doutoranda do programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima- IFRR.



  • Patrícia Macedo de Castro, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Doutorado em Zoologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente permanente do PPG Educação em Ciências e Matemática da UFMT/UEA/UFPA pertencente a Rede Amazônica em Educação em Ciências (PPGECEM-REAMEC). Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do PPG Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Pesquisadora da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Roraima (FEMARH).

  • Ricardo Carvalho dos Santos, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Doutorado em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE). Professor do Curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

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Publicado

28/07/2022

Como Citar

Epistemologia de Larry Laudan e a licenciatura em Ciências Biológicas em contexto amazônico: Um estudo sobre o currículo e possíveis contriuições . Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 46–55, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1076. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1076. Acesso em: 21 dez. 2024.

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