v. 1 n. 1 (2022): Dossiê: Caminhos para a educação em Ciências e Matemática na Amazônia

Capa do dossiê Caminhos para a educação em Ciências e Matemática na Amazônia

Apresentamos o dossiê temático intitulado Caminhos para a Educação em Ciências e Matemática na Amazônia, com 12 artigos que possuem temáticas multidisciplinares e que são o reflexo dos trabalhos desenvolvidos por doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, porque acreditamos que a compreensão dos diversos cenários pelos quais a educação caminha, que dissemine conhecimentos para além das salas de aulas e que influencie de forma significativa na vida dos cidadãos, é fonte de inspiração e motivação diária para continuarmos desenvolvendo pesquisas, executando projetos e colhendo os resultados dessas ações.

Publicado: 28/07/2022

Edição completa

Dossiês

  • Obstáculos à educaçao escolar indígena Contextualização histórica e aproximações na Amazônia Sul-Ocidental

    Mara Rykelma da Costa Silva, Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Vilma Luísa Siegloch Barros, Vandreza Souza dos Santos
    4-14
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1072
  • Vygotsky, Morin e Bachelard Delineamentos epistemológicos para a resolução de problemas no ensino de Matemática

    Soraya de Araújo Feitosa, Héctor José García Mendoza
    15-21
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1071
  • A construção do conhecimento Breve discussão sobre aspectos histórico-epistemológicos e as contribuições de Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn para a pesquisa em educação

    Vandreza Souza dos Santos, Mara Rykelma da Costa Silva, Vilma Luísa Siegloch Barros
    22-34
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1073
  • Formação de professores e o uso de tecnologias digitais em tempos de pandemia Reflexões e decisões

    Vilma Luísa Siegloch Barros, Mara Rykelma da Costa Silva, Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Vandreza Souza dos Santos
    35-45
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1074
  • Epistemologia de Larry Laudan e a licenciatura em Ciências Biológicas em contexto amazônico Um estudo sobre o currículo e possíveis contriuições

    Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos, Patrícia Macedo de Castro, Ricardo Carvalho dos Santos
    46-55
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1076
  • A formação de professores em perspectiva Uma abordagem a partir do conceito de trabalho de Foucault

    Marilda Vinhote Bentes
    56-65
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1077
  • A educação escolar indígena como objeto de pesquisa Caminhos possíveis

    Mara Rykelma da Costa Silva, Josefina D. Barrera Kalhil, Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Vilma Luísa Siegloch Barros
    66-78
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1079
  • Obstáculos epistemológicos e problemas no caminho da formação do espírito científico na pós-graduação stricto sensu de doutoramento

    Solange Almeida Santos
    79-85
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1080
  • Experiência mediatizada por grupo colaborativo Formação/desenvolvimento profissional de professores de matemática no contexto amazônico

    Francisco Leugenio Gomes, Dr. Gilberto Francisco Alves Melo
    86-98
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1083
  • Repensando a formação de professores e as práticas de ensino de ciências Uma breve revisão

    Adriana Carla Oliveira de Morais Vale
    99-107
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1086
  • O programa residência pedagógica em tempos de pandemia Apontamentos teóricos-práticos do uso de recursos tecnológicos na formação docente

    Vilma Luísa Siegloch Barros , Mara Rykelma da Costa Silva, Josefina D. Barrera Kalhil, Cilene Maria Lima Antunes Maciel, José Júlio César do Nascimento Araújo
    108-119
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1078
  • Trabalhando mapas conceituais no ensino superior Uma experiência na disciplina de introdução à análise matemática

    Sabrina de Souza Rodrigues
    120-131
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1085