PIBID DE PEDAGOGIA
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOA VISTA RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.24979/259Palavras-chave:
Ensino de Ciências Natureza, Educação ambiental, PIBIDResumo
Este artigo apresenta os resultados do diagnóstico do ensino de Ciências da Natureza e a Educação Ambiental realizado na 3a série do Ensino Fundamental, em duas escolas estaduais, no município de Boa Vista RR, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaPIBID/CAPES, no subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima. Aborda a realidade do ensino de Ciências, a prática da Educação Ambiental e a relação entre teoria e prática na sua efetivação. Utilizouse a pesquisa exploratória de cunho qualiquantitativo, com análise e interpretação dos dados coletados em campo, a partir do método analíticodescritivo. Os instrumentos de coleta de dados que embasam o presente artigo foram questionários de pesquisa aplicados a quatro professores e setenta alunos. Os resultados obtidos evidenciaram um ensino precário e desvinculado das questões ambientais. Constatouse ainda que não há uma proposta curricular para o ensino de Ciências da Natureza; é realizada uma adequação dos conteúdos do livro didático às necessidades da turma. Foi observado que o ensino de Ciências não atende às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Ambiental é trabalhada no currículo de forma superficial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.