Formação de professores e o uso de tecnologias digitais em tempos de pandemia

Reflexões e decisões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1074

Palavras-chave:

Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Ensino Remoto, Pandemia

Resumo

O presente estudo aborda a formação de professores frente ao uso das tecnologias digitais. Com a pandemia de Covid-19, ficou evidenciado a importância das tecnologias nas escolas, principalmente com a suspensão das aulas presenciais. Com o objetivo de refletir acerca das implicações e caminhos envoltos na formação de professores, dado que neste contexto pandêmico a prática docente viu-se entrelaçada à importância de se saber utilizar de forma adequada as ferramentas tecnológicas. Um ponto relevante nesse processo, também linkado à formação docente, está relacionado com o envolvimento dos alunos de uma forma mais efetiva e participativa nas atividades mediadas por tecnologias digitais. Para este estudo, nos guiamos sob a luz do pensamento de Tardif (2014/2010), Pimenta (1991), Borba e Penteado (2011), Ghedin (2009), Valente (1993), Nóvoa (1992), Perrenoud (2000), Fiorentini e Lorenzato (2006), Bachelard (1996), entre outros. Como resultado, apontamos para a importância de que haja reflexões e caminhos acerca das necessidades formativas dos professores e o uso de tecnologias digitais. As instituições formadoras devem pensar/repensar as demandas formativas dos professores nesse contexto, ressignificando as práticas já existentes.

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Biografia do Autor

  • Vilma Luísa Siegloch Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC.

  • Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) polo da Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Mestre em Matemática (ProfMat) pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC.

  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá/UNIC

    Pós- Doutorado em Ensino pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona. Mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona- UAB. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora da Universidade de Cuiabá/UNIC.

  • Vandreza Souza dos Santos, Universidade Federal do Amazonas/UFAM

    Professora de Química no Instituto de Natureza e Cultura – INC, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM, pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática – REAMEC.

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Publicado

28/07/2022

Como Citar

Formação de professores e o uso de tecnologias digitais em tempos de pandemia: Reflexões e decisões. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 35–45, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1074. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1074. Acesso em: 21 dez. 2024.

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