2023: Dossiê: Políticas Públicas Educacionais e Interculturalidade: Desafios contemporâneos

					Visualizar 2023: Dossiê: Políticas Públicas Educacionais e Interculturalidade: Desafios contemporâneos

O dossiê com o tema “Políticas Públicas Educacionais e Interculturalidade: Desafios contemporâneos” tem por intuito promover o debate sobre a educação dentro do contexto contemporâneo no qual está inserido refletindo as políticas educacionais voltadas para uma visão intercultural e os desafio que apontam neste novo século. Mediante o advento educacional no qual a sociedade contemporânea está vivendo em relação à educação, observou-se a necessidade de promover debates e discussões dentro das instituições educacionais e fora delas.

Termo de responsabilidade:
Os conceitos e opiniões emitidas nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial da Revista. As avaliações dos trabalhos apresentados foram feitas pela banca designada pela organização do evento/dossiê. A revisão ortográfica e gramatical nos artigos deste volume é inteiramente responsabilidade dos respectivos autores, assim como a responsabilidade pela correta citação das fontes que fundamentam as pesquisas.

Direitos autorais:
Todo o conteúdo desta Revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicacões deve ser creditada ao autor em questão. Esta Revista é distribuída sob a licença Creative  Commons – Atribuição – uso  comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicações são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/ambiente.

Avaliadores:

Publicado: 31/10/2023

Dossiês

  • O coordenador pedagógico como mediador de um Conselho de Classe na perspectiva da Gestão Democrática

    Doraney Baía Mota, Ilzamar da Silva Magalhães, Sergio Alexandro Paz da Silva
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.24979/8kjbmq12
  • A realidade aumentada como recurso didático para o ensino médio

    Inayara Moraes da Silva, Lucas Cavalcante de Almeida
    19-33
    DOI: https://doi.org/10.24979/4wg9p792
  • A estrutura curricular de uma escola indígena Específica, diferenciada, intercultural e trilíngue em Roraima

    Gardênia Maria Barbosa Cavalcante, Antônia Sandra Lopes da Silva, Letycia Alves de Macêdo, Maristela Bortolon de Matos
    34-53
    DOI: https://doi.org/10.24979/kfj2t519
  • Perspectiva emancipatória de Paulo Freire para inclusão de estudantes migrantes

    Valdiza dos Santos Carvalho
    54-62
    DOI: https://doi.org/10.24979/9a60r029
  • Implantação de políticas afirmativas na Universidade Federal de Roraima O extremo norte amazônico, resistências, tensões e desafios

    Lyjane Queiroz Lucena Chaves, Leila Maria Camargo
    63-75
    DOI: https://doi.org/10.24979/xj1sf332
  • Epistemologia das memórias no ensino de Matemática

    Luciana Lyra Loureiro, Herman Sombra França, Elialdo Rodrigues de Oliveira
    76-92
    DOI: https://doi.org/10.24979/224e0641
  • As perspectivas do trabalho do professor indígena com turmas multisseriadas

    Maria Janilda da Silva Damascena, Carmem Véra Nunes Spotti, Alessandra de Souza Santos
    93-110
    DOI: https://doi.org/10.24979/tzaq5298
  • Do eu para o mundo A poesia na construção do conhecimento

    Jacilene Silva da Cruz, Elialdo Rodrigues de Oliveira
    111-123
    DOI: https://doi.org/10.24979/vq4wbg48
  • A vida é minha, a história não somente minha

    Doraney Baía Mota
    124-149
    DOI: https://doi.org/10.24979/1zeyqw37
  • Trajetória dos profissionais estrangeiros que buscam inserção no mercado de trabalho em Boa Vista/RR

    Lucenir Lucena Ferreira, Antonia Sandra Lopes da Silva, Carmem Véra Nunes Spotti, Laurentino Américo Nhacuongue
    150-164
    DOI: https://doi.org/10.24979/m19mw675
  • Educação escolar indígena no contexto das aulas remotas O caso da Escola Municipal Indígena Francisca Helena de Moura, Alto Alegre/RR

    Glaucielly Garcia Cruz, Orlene Costa Cruz, Carmem Véra Nunes Spotti, Sérgio Luiz Lopes
    165-183
    DOI: https://doi.org/10.24979/yaxx3461
  • Atividades remotas em tempos de pandemia Possibilidades e desafios para a educação especial em uma escola de educação infantil no Município de Boa Vista/RR

    Claudia Regina de Oliveira Batista, Rosana Batista do Vale, Alessandra de Souza Santos
    184-190
    DOI: https://doi.org/10.24979/twjfk154
  • A leitura digital no contexto pós-pandêmico Uma revisão bibliográfica acerca dos desafios vigentes à educação digital

    Ana Maria da Silva Rodrigues, Claudia Regina de Oliveira Batista, Rosana Batista do Vale, Alessandra de Souza de Santos
    191-198
    DOI: https://doi.org/10.24979/t8xqaa64