Obstáculos à educaçao escolar indígena

Contextualização histórica e aproximações na Amazônia Sul-Ocidental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1072

Palavras-chave:

Povos indígenas, Contexto regional, Percurso histórico, Pesquisas científicas

Resumo

Este artigo apresenta o cenário ao qual se estabeleceu a Educação Escolar Indígena como um modelo educacional diferenciado na Amazônia Sul-Ocidental, tendo como objetivo apontar obstáculos impostos ao desenvolvimento do modelo ao longo do tempo, assumindo a noção de obstáculo epistemológico de Gaston Bachelard (1996). Para tanto, foram realizados estudos de revisão bibliográfica de pesquisas científicas desenvolvidas no Brasil disponíveis no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que tratam sobre a temática no contexto amazônico e defendidas no período de 2015 a 2020. Para compor as análises, foi realizada uma revisão de literatura com foco nos objetivos, na contextualização histórica e nos resultados dos trabalhos selecionados. Como resultados, apresentamos similaridades nos contextos nacional e local, contudo diferentes temporalidades, problematizações que emergem de diferentes cenários, reconstrução do percurso histórico do modelo educacional, com ênfase a legislações específicas, cenários políticos, concepções ideológicas e a observância quanto a influência de movimentos indígenas na construção do modelo educacional.

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Biografia do Autor

  • Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal do Acre/IFAC

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) polo da Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Mestre em Matemática (ProfMat) pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC.

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá e REAMEC

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização em Didática e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC) e Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/UNIC.

  • Vilma Luísa Siegloch Barros, Instituto Federal do Acre/IFAC

    Professora de Matemática do Instituto Federal do Acre - IFAC. Doutoranda Educação em Ciências e Matema´tica pela REAMEC/Polo UEA. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre. Pós-Graduação em Metodologias do Ensino para Matemática e Física. Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Acre. Experiência na área de Matemática Básica, Matemática Aplicada, Cálculo, Estatística, Física, Matemática Financeira, Raciocínio Lógico, Geometria, Didática do Ensino, Produção de Recursos Didáticos para o Ensino de Matemática, Tecnologias para o Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado.

  • Vandreza Souza dos Santos, Universidade Federal do Amazonas/UFAM

    Professora de Química no Instituto de Natureza e Cultura – INC, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM, pela Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática – REAMEC.

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Publicado

28/07/2022

Como Citar

Obstáculos à educaçao escolar indígena: Contextualização histórica e aproximações na Amazônia Sul-Ocidental. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 4–14, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1072. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1072. Acesso em: 3 dez. 2024.

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