Tecnologias Digitais
Reflexões na e para a formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1440Palavras-chave:
Formação docente, Tecnologias, Professores de matemática, Estudo de revisãoResumo
O uso de tecnologias digitais na e para a formação de professores vem sendo discutido por pesquisadores ao longo dos anos. Nesse sentido, este artigo surge com objetivo de propor reflexões acerca da importância do uso de tecnologias digitais na e para a formação de professores de matemática, com ênfase na formação inicial. Para tanto, apresentamos um estudo qualitativo pautado em elementos da pesquisa bibliográfica e do Estado da Arte, tendo como fonte produções científicas brasileiras consolidadas e disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados apontam que há relevância na discussão frente às demandas que emergem do/no contemporâneo; a formação de professores, bem como o desenvolvimento de projetos ou ações que considerem os distintos usos das tecnologias digitais precisa ganhar força nas instituições formadoras, perpassando o âmbito da instrumentalidade. Dessa forma, apontamos o fortalecimento de ações que considerem o laço indissociável estabelecido entre as formações inicial, continuada e contínua como uma possibilidade para suprir lacunas inerentes a práxis docente ante o uso de tecnologias digitais.
Downloads
Referências
ALONSO, Kátia Morosov. Tecnologias da Informação e Comunicação e Formação de Professores: sobre rede e escolas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, ed. Especial, p. 747-768, out. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000300006. Acesso em: 27 jun. 2024.
BARCELOS, Gilmara Teixeira; PASSERINO, Liliana Maria; BEHAR, Patrícia. Alejandra. Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a prática docente: um estudo de caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE 2010), XVI, 2010, Belo Horizonte, MG. Anais do XVI Workshop de Informática na Escola. Belo Horizonte: MG, 2010. p. 859-868. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/wie/article/view/2025/1787. Acesso em: 5 dez. 2023.
BLANCO, Maria Mercedes García. A formação inicial de professores de matemática: fundamentos para a definição de um curriculum. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 51-86.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisa Anísio Teixeira - Inep. Relatório Nacional Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem: Talis 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/resultados/2018/relatorio_nacional_talis2018.pdf. Acesso em: 4 jan. 2023.
CARVALHO, Rodrigo Lacerda. Contribuições do campo conceitual multiplicativo para a formação inicial de professores de matemática com suporte das tecnologias digitais. 2017. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: http://www.bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFC-7_22f1ada31f781f2a7c09b6ae1e9c4a04. Acesso em: 25 jul. 2022.
CUNHA, Maria Francisca. Tecnologias digitais em cursos de Licenciatura em matemática de uma Universidade pública paulista. 2018. 250 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/180540. Acesso em: 25 jul. 2022.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade. Campinas, v. 79, n. Ano XXIII, p. 257–272, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 12 out. 2023.
FERREIRA, Jacques de Lima. Cultura Digital e Formação de Professores: uma análise a partir da perspectivados discentes da Licenciatura em Pedagogia. Educar Em Revista, Curitiba, Paraná. v. 36, e75857, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75857/42837. Acesso em: 7 dez. 2023.
FIGUEIREDO, Fabiane Fischer. Design de problemas com a utilização das tecnologias digitais na formação inicial de professores de matemática. 2017. 275 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2017. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/288/289. Acesso em: 13 mar. 2024.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GATTI, Bernadete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP. São Paulo, n. 100, p. 33-46, dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164/79909. Acesso em: 27 jun. 2024.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernadete Angelina. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2024.
INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. São Paulo: SP, 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Pulso-Sentimentos_-dados-compilado.pdf. Acesso em: 5 dez. 2023.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de.; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, p. 37–45, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004. Acesso em: 9 jan. 2023.
LOPES, Rosemara Perpétua. Concepções e práticas declaradas de ensino e aprendizagem com TDIC em cursos de Licenciatura em Matemática. 2014. 691 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/16ebf8df-cb0a-404f-a7c3-4b878e71d7c1/content. Acesso em: 7 dez. 2023.
MACÊDO, Josué Antunes de. Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza e Matemática e o Ensino de Astronomia. 2014. 293 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/formacao-inicial-de-professores-de-ciencias-da-natureza-e-matematica-e-o-ensino-de-astronomia/thesisview/++widget++form.widgets.thesis/@@download/2014_MACEDO_T_UNICSUL.pdf. Acesso em: 8 dez. 2023.
MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva. v. 14, n. 1, pp. 98-110, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100012. Acesso em: 9 jan. 2023.
NORA, Márcia Dalla. Formação Inicial de Professores de matemática no âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICS. 2020. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2020. Disponível em: http://www.bdtd.ibict.br/vufind/Record/USIN_422de6c2a537dcfdbbd37905e5b4a3e6. Acesso em: 25 jul. 2022.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.13-33.
NÓVOA, Antônio. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. ALVIM, Yara. (Colab.). Salvador: SEC/IAT, 2022.
POLETTINI, Altair de Fátima Furigo. Análise das experiências vividas determinando o desenvolvimento profissional do professor de matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 247-261.
PRETTO, Nelson de Luca. Formação de professores exige rede. Revista Brasileira de Educação. Salvador – BA, n. 20, p. 121-156, mai./jun./jul./ago., 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000200010. Acesso em: 27 jun. 2024.
RICHIT, Adriana MALTEMPI, Marcus Vinicius. Desafios e possibilidades do Trabalho com Projetos e com Tecnologias na Licenciatura em Matemática. Revista Zetetiké. Unicamp, v. 18, n. 33, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/download/8646692/13594/20785. Acesso em: 22 jun. 2023.
RODRIGUES, Janini Gomes Caldas; OLIVEIRA, Henrique Ricardo de; SCHERER, Suely. Movimentos de uso de tecnologias digitais em uma escola pública. RBECT – Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, v. 14, n. 2, p. 114-130, 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article /view/13050/pdf. Acesso em: 27 jun. 2024.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 3. ed. rev. atual. Curitiba: Ibpex, 2007.
SILVA, Alex Melo da. A utilização do ambiente virtual de aprendizagem móvel na formação inicial de professores de matemática. 2018. 134 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação, Maceió, 2018. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/5220/1/A%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20do%20ambiente%20virtual%20de%20aprendizagem%20m%C3%B3vel%20na%20forma%C3%A7%C3%A3o%20inicial%20de%20professores%20de%20matem%C3%A1tica.pdf. Acesso em: 21 dez. 2023.
SILVA, Raquel de Lima. Licenciaturas em Matemática de Instituições públicas de Educação Superior no estado de Mato Grosso: um estudo sobre os conhecimentos de como ensinar presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos. 2020. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2020. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em 11 dez. 2023.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. São Paulo: Érica, 2002.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Vilma Luísa Siegloch Barros, Mara Rykelma da Costa Silva, Orleinilson Agostinho Rodrigues Batista, Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.