O programa residência pedagógica em tempos de pandemia
Apontamentos teóricos-práticos do uso de recursos tecnológicos na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1078Palavras-chave:
Formação de professores;, Ensino Remoto;, Tecnologias Digitais;, Licenciatura em Matemática.Resumo
Este trabalho tem por objetivo compartilhar as vivências no Programa Residência Pedagógica (PRP) em tempos de pandemia. As escolas-campo envolvidas ficam localizadas no município de Rio Branco, estado do Acre, sendo duas escolas públicas estaduais e um campus do Instituto Federal do Acre – IFAC. A amostra é composta de três professores preceptores das escolas-campo, 24 alunos residentes bolsistas e 6 voluntários. A base teórica guia-se sob a luz do pensamento de Bachelard (1996), Pimenta e Lima (2004), Nóvoa (1992), Tardif (2010), Garcia (2020), dentre outros. A análise segue os caminhos metodológicos da dialética (SÁNCHEZ GAMBOA, 1998) e da pesquisa qualitativa. A pesquisa bibliográfica é não sistemática/pesquisa narrativa e selecionada com base nas questões levantadas durante a discussão apresentada. Descreve-se as ações desenvolvidas em cada Módulo do Programa, proporcionando compreensão do processo vivenciado neste momento onde as incertezas e o medo se faziam presentes diariamente na rotina dos professores e alunos, em decorrência da pandemia que assolou o mundo. Os resultados apontam para ressignificação e reformulação das estruturas curriculares dos cursos Superiores de Licenciatura em Matemática, buscando aproximar a teoria e a prática.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARROS, F. C.; VIEIRA, D. A. P. (2021). Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, 7(1), 826-849.
BRASIL, Ministério da Educação. PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020.
FREITAS, S. O.; TROTTA, L. M. Acessibilidade Tecnológica para os Alunos da Rede Privada e Pública Durante a Pandemia. 2020.
BITTENCOURT, R. N. (2020). Pandemia, isolamento social e colapso global. Revista Espaço Acadêmico, 19(221), 168- 178.
CORRÊA, A. K.; SANTOS, R. A. D.; SOUZA, M. C. B. D. M.; CLAPIS, M. J. (2011). Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência. Educação em Revista, 27(3), 61-77.
GARCIA, T. C. M.; MORAIS, I. R. D.; ZAROS, L. G.; RÊGO, M. C. F. D. (2020). Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas.
GOEDERT, L. (2004). A formação do professor de biologia na UFSC e o ensino da evolução biológica.
LEAL, J. C.; OLIVEIRA, E. R. C.; TAVARES, J. O. (2020, December). O desafio da implantação do programa residência pedagógica do unifor-mg durante a pandemia da covid-19. In xvi - mostra integrada de pesquisa e extensão.
MOTA, A.S.; OLIVEIRA, B. K. S.; COSTA. F.F.; ROCHA. J.A.A.; REIS. M.A.; PAIVA. T.C. (2018). Residência Pedagógica: uma contribuição para a formação inicial de professores. VII -ENALIC -Fortaleza Ceará.
MOREIRA, J. A.; HENRRIQUE, S.; BARROS D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 351-364.
NACARATO, A. M. (2016). A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas? Revista Brasileira de Educação, 21(66), 699-716.
NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.
PEREIRA, J. E. D. (1999). As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & sociedade, 20(68), 109-125.
ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2007, v. 20, n. 2 [Acessado 2 Maio 2022] , pp. v-vi. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001>. Epub 17 Jul 2007. ISSN 1982-0194. https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001.
SANTOS, J. V. B.; MONTEIRO, J. C. S. (2020). Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista encantar-educação, cultura e sociedade, 2, 01-15.
SÁNCHEZ G. S. Epistemologia da Pesquisa em Educação. Campinas, Praxis. 1998.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11 ed., Petrópolis: vozes, 2010.
XAVIER, M. C. S. Ensino remoto no distanciamento social: percepções e experiências docentes no período da pandemia do covid-19. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Vilma Luísa Siegloch Barros, Mara Rykelma da Costa Silva, Josefina Barrera Kalhil, Cilene Maria Lima Antunes Maciel, José Júlio César do Nascimento Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.