A construção do conhecimento
Breve discussão sobre aspectos histórico-epistemológicos e as contribuições de Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn para a pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1073Palavras-chave:
Educação., Teorias., Ensino., Ciências.Resumo
Este artigo parte da inquietação na busca em compreender de que forma os teóricos Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, em diferentes épocas e visões de mundo, contribuem com suas ideias para o embasamento teórico da construção do conhecimento nos dias atuais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, apresentando elementos de uma abordagem qualitativa, pois, através destes aspectos metodológicos apresentam-se discussões e reflexões acerca das implicações que surgem durante a produção de conhecimento científico e a proposição de bases epistemológicas para a pesquisa em ensino de ciências. Desta forma, afirmamos com rigor científico de que Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn precisam ser estudados e conhecidos por cientistas de diferentes áreas e, que seus preceitos podem ser considerados para nortear pesquisas na área da educação e do ensino de ciências, auxiliando na construção de problemas reais e na busca por suas respostas.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. - Porto Alegre: Artmed,2007.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1978.
LAUDAN, Larry. O Progresso e seus Problemas: rumo a uma teoria do crescimento científico. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
MOREIRA, Marco Antonio; MASSONI, Neusa Teresinha. Interfaces entre visões epistemológicas e ensino de ciências. Ensino, Saúde e Ambiente – V9 (1), pp. 1-32, Abril, 2016.
POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Editora Cultrix, 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SILVEIRA, Felipa P.R.A. et al. A contribuição da Epistemologia da Ciência para o ensino e a pesquisa em Ensino de Ciências: de Laudan a Mayr. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, 5 e 9 de Dezembro, 2011. Universidade Estadual de Campinas – SP. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0898-1.pdf> Acesso em: 01 de Dezembro, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Vandreza Souza dos Santos, Mara Rykelma da Costa Silva, Vilma Luísa Siegloch Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.