A educação escolar indígena como objeto de pesquisa

Caminhos possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1079

Palavras-chave:

Pesquisas científicas, Caminhos metodológicos, Revisão de literatura, Abordagens de pesquisa

Resumo

A Educação Escolar Indígena tem sido alvo de estudos no Brasil nos últimos anos. Uma pesquisa ao acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, revelam pelo menos 1.200 pesquisas voltadas para a temática, cujo crescimento anual é uma característica. Diante do interesse pelo assunto, este artigo surge com a proposta de apresentar metodologias utilizadas por pesquisadores ao desenvolverem estudos científicos no Brasil considerando a temática Educação Escolar Indígena - EEI. Para tanto, foram selecionadas nove pesquisas de doutorado disponíveis no banco da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações defendidas no período de 2015 a 2020 para dar suporte as análises deste trabalho. Neste sentido, buscou-se identificar as bases metodológicas que sustentaram essas pesquisas, bem como possibilidades de abordagem do tema, por meio da realização uma revisão de literatura com foco nos percursos metodológicos trilhados pelos pesquisadores apontados nos estudos. Como resultados, destacam-se similaridades no que tangem a forma de abordagem e a natureza das pesquisas e diversidades, no que concerne aos procedimentos metodológicos utilizados nas produções.

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Biografia do Autor

  • Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) polo da Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Mestre em Matemática (ProfMat) pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC.

  • Josefina D. Barrera Kalhil, Universidade Estadual do Amazonas/UEA

    Pós-doutorado em Didática da Física, Mexico. Doutorado em Ciências Pedagógicas (Educação) pela Universidade da Havana. Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidade de Matanzas, Cuba (Homologado pela Universidade Federal da Bahia). Graduada em Licenciatura em Física, em Matanzas, Cuba. Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil.

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá e REAMEC

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização em Didática e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC) e Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/UNIC.

  • Vilma Luísa Siegloch Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC.

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Publicado

28/07/2022

Como Citar

A educação escolar indígena como objeto de pesquisa: Caminhos possíveis. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 66–78, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1079. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1079. Acesso em: 3 dez. 2024.

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