O Desenvolvimento de Atividades Remotas na Pandemia de Covid-19 e a Formação Continuada de Professores

Autores

  • Vilma Luísa Siegloch Barros Instituto Federal do Acre
  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel Universidade de Cuiabá image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1439

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Tecnologias digitais., Pandemia, Ensino remoto

Resumo

A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças no modo como as atividades letivas eram realizadas no mundo todo. No Brasil, não foi diferente, as rotinas escolares também foram impactadas, passando do ensino presencial para o remoto mediado por tecnologias digitais. Ante ao contexto, o objetivo deste estudo consiste em apresentar resultados de uma revisão sistemática que visa conhecer como os professores desenvolveram suas atividades remotas durante a pandemia de Covid-19. Nessa busca, o texto apresenta abordagem qualitativa, guiado por elementos da pesquisa bibliográfica com revisão sistemática. Nesse sentido, analisamos dissertações de mestrado dispostos nas plataformas virtuais: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultados, evidenciou-se que muitos professores não receberam formação específica suficientes voltadas para o uso pedagógico de tecnologias no contexto que envolveu aulas remotas. Além disso, destacamos a evolução constante das tecnologias, o que denota a importância de investimentos voltados para a formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá

    Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona- UAB e doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona. Pós- Doutorado em Ensino pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. É Professora da Universidade de Cuiabá, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade de Cuiabá- UNIC e membro do Corpo Editorial - Revista UNOPAR .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular, Avaliação, Gestão Democrática e Formação docente. É Membro do GEPEFel - Grupo de Pesquisa em Educação Física e Lazer - UNIC.e Grupo de estudos em formação de professores, cultura digital e infância- UNIC.

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Publicado

03/07/2025

Como Citar

O Desenvolvimento de Atividades Remotas na Pandemia de Covid-19 e a Formação Continuada de Professores. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1439. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1439. Acesso em: 24 jul. 2025.

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