Perspectivas de Pesquisa em Matemática para a Educação Profissional de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1461

Palavras-chave:

EJA, Matemática, PROEJA, educação

Resumo

O presente trabalho aborda as perspectivas de pesquisa em matemática voltadas para a educação profissional de jovens e adultos no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos. O estudo concentra-se em teses nacionais que investigaram a educação profissional de jovens e adultos no Brasil durante o período de 2006 a 2024, com o objetivo de identificar a estrutura e organização metodológica que fundamentaram as pesquisas que tratam da matemática associada ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, assim como explorar as possíveis abordagens do objeto selecionado. A construção dessa proposta começa com uma abordagem do tipo Estado da Arte, que envolverá a realização de uma revisão de literatura, selecionando trabalhos que tratam do tema, com base em critérios de busca previamente definidos. Apresentamos uma análise e discussão a respeito da estrutura e organização metodológica que fundamentaram as pesquisas. De modo geral, observamos que os estudos seguem uma abordagem qualitativa, caracterizam-se como investigações sociais de natureza exploratória em relação aos seus objetivos e incluem pesquisa de campo entre os procedimentos técnicos, embora utilizem uma variedade de instrumentos para a coleta dos dados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco de Assis Parentes da Silva do Amaral Ferreira, Instituto Federal do Maranhão

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, Docente do IFMA - campus Bacabal, francisco.amaral@ifma.edu.br.

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, Docente da UNIC - Campus Beira Rio I, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, lauraisabelvasc@hotmail.com.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Martins Fontes. 1977.

BORBA, M. C. (org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BRASIL. DECRETO n. 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CHARLOT, B. A relação com o saber nos meios populares: uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto: Livpsic, 2009.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Prefácio. In: ARAÚJO, Jussara de Loiola; BORBA, Marcelo de

Carvalho (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte:

Autêntica, 2004. p. 11–23.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa Qualitativa em Educação: Fundamentos e Tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002.

FIORENTINI & LORENZATO. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MIRANDA, P. R. “O PROEJA vai fazer falta”: uma análise de diferentes projetos educativos a partir dos discursos de estudantes nas aulas de Matemática. 2015. 267 f.

Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

OLIVEIRA, A. J. Constituição de comunidades locais de prática profissional: contribuições para a construção de um currículo integrado no curso técnico na modalidade de EJA. 2013. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

PIAGET, J. A representação do mundo na criança: com o concurso de onze colaboradores. São Paulo: Ideias & Letras, 2005.

PIZZANI, Luciana et al. A ARTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA BUSCA DO CONHECIMENTO. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66, dez 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896/pdf_28. Acesso em: 09 ago. 2024.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAMOS, E. E. L. Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica. 2011. 301 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

RIBEIRO JUNIOR, R. M. Narrativas inspiradoras e utopias nebulosas: um estudo da relação com o saber de sujeitos da EJA-EPT do Instituto Federal de Goiás. 2022. 388 f. Tese (Doutorado em Educação, Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.

SILVA, A. M. B. S. O que se sabe, se ensina e se aprende sobre a matemática: estudo das representações sociais dos sujeitos do PROEJA do IFRJ. 2020. 271 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

SILVA, S. T. Sorte? Lógica? Modelos de significação e a noção de acaso de adultos alunos do Proeja. 2014. 239 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

03/07/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Perspectivas de Pesquisa em Matemática para a Educação Profissional de Jovens e Adultos. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1461. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1461. Acesso em: 4 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 170

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)