Educação escolar indígena no contexto das aulas remotas
O caso da Escola Municipal Indígena Francisca Helena de Moura, Alto Alegre/RR
DOI:
https://doi.org/10.24979/yaxx3461Palavras-chave:
Educação do Campo, Educação escolar indígena, Tecnologias digitais, Aulas remotasResumo
Os marcos cronológicos da luta dos povos indígenas dão evidências sobre a legalidade histórica cultural da escola indígena, marcados pelas formas de encarar e superar as dificuldades educacionais impostas ao seu tempo, tendo que adaptar-se aos novos modos de funcionamento e novas exigências. Frente à crise da pandemia mundial, a introdução das tecnologias digitais trouxe muitos problemas, sobretudo na educação escolar indígena. Diante de um cenário onde a pandemia modificou os protocolos educacionais, o presente artigo teve o objetivo de verificar como foi executado o ensino remoto e o uso das tecnologias digitais na Escola Municipal Indígena Francisca Helena de Moura, Alto Alegre - RR. Sendo assim, a problemática que norteou o artigo partiu da seguinte indagação: Como a Escola Municipal Indígena Francisca Helena de Moura fez uso das tecnologias digitais para atender o processo de ensino aprendizagem durante o ensino remoto? Para a realização do trabalho usou-se a metodologia de levantamento bibliográfico feito com o aprofundamento teórico da educação escolar indígena e um estudo de campo na Escola Municipal Indígena Francisca Helena de Moura da comunidade Raimundão I por meio da aplicação de questionário e entrevista para captar explicações e interpretações acerca do problema levantado. Os resultados encontrados mostram que a questão da estrutura escolar, falta de livros especializados e outros aspectos levantados no trabalho reforçam o descaso com a educação e com os povos indígenas. E por conta da pandemia, a gestão escolar construiu coletivamente alternativas dentro da realidade da comunidade para implantar um ensino remoto adaptado. Conclui-se que é necessário que a educação escolar indígena faça a inclusão das tecnologias digitais a esses povos, valorize uma educação bilíngue, discuta sobre os problemas sociais do grupo e esteja pautada numa educação específica e especializa para contribuir na autonomia desses povos, formar cidadãos críticos e atuantes, capazes de interagir entre os membros de sua comunidade e na sociedade.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas. Brasília: 1998a.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: 1988b.
BRASIL. Lei no 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996.
BRASIL. Resolução Nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília: 2008.
CAVALCANTE, Gardênia; BORGES, Suênia. Uiramutã, pandemia e educação remota. In: Uiramutã e Educação Discussões Indigenístas. Boa Vista: Iole, 2021. 146p.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael; RIBEIRO, Elisa. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, vol. 7, no 7, 251-266, 2011.
COSTA, Darlete; TRINDADE, Josiney; BEZERRA, Luiz Carlos. Educação escolar indígena e pandemia da covid-19: percepções de uma professora da “terra indígena arara da volta grande do xingu”. Revista Pedagógica, v. 24, 1-24, 2022.
DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, José; PERNAMBUCO, Marta. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011. 288p.
FERRO, Larissa; FERREIRA, Raíssa; SANTOS, Nágib; FUMES, Neiza. Educação escolar indígena e inclusiva em tempos de pandemia: reflexões a partir de matérias jornalísticas on-line. In: CONEDU VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Maceió – Alagoas, 2020.
FIALHO, Cibele; SANTOS, Aparecida; NASCIMENTO, Elisangela. O impacto da pandemia na educação escolar indígena da Aldeia Limão Verde no município de Aquidauana, MS. Revista Tellus, n. 46, 33-52, 2021.
GOMES, Leonardo; GOMES, Iranilda. Ensino Remoto Desenvolvido em Escolas Indígenas Potiguara da Paraíba. In: V CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, João Pessoa – Paraíba, CTRL+E, 2020.
GÖTZKE, Angela; ROCHA, Jaqueline; BILESSIMO, Simone. M. S.; SILVA, Juarez. O uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de gestão do conhecimento numa escola indígena. RENOTE, v. 17, n.3, 1-10, 2019.
GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 118p.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176p.
MANDULÃO, Giovana; MANDULÃO, Joicilene; HOEFEL, Maria; MERCHÁN-HAMANN, Edgar; SEVERO, Denise; SANTOS, Silvéria. Projeto Vidas Paralelas Indígena: revelando os povos Macuxi e Wapixana de Roraima, Brasil. Tempus Actas de Saúde Coletiva, 63 - 70, 2012.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 8 ed. São Paulo:Atlas, 2017.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 150p.
MENDES, Simone; SENHORAS, Elói Martins. Uiramutã e educação: discussões indígenas. Boa Vista: Iole, 2021a. 146p.
MENDES, Simone; SENHORAS, Elói Martins. Educação indígena: Olhares Roraimenses. Boa Vista: Iole, 2021b. 140p.
MENDONÇA, Dener; OLIVEIRA, Ramony. Educação Indígena no Brasil (1988 a 2018). In: Estudos indigenistas no Brasil: Um tributo a Marcos Antônio Braga de Freitas. Boa Vista: Iole, 2021. 227p.
MOREIRA, José.; SCHLEMMER, Eliane Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 1-35, 2020.
NEGRÃO, Filipe da Costa; MORHY, Priscila Eduarda; ANDRADE, Alexandra; REIS, Darianny. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. Revista REAMEC- Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v.10, n. 1, 1-23, 2022.
NETO, Alaim Souza; MENDES, Geovana Lunardi. Uma epistemologia para a educação on-line. Revista Educação e Cultura contemporânea, v. 11, n. 25, 1-27, 2014.
OLIVEIRA, Raquel Mignoni; CORRÊA, Ygor; MORÉS, Andréia. Ensino remoto emergencial em tempos de COVID-19: formação docente e tecnologias digitais. Rev. Int. de Form.de Professores (RIFP), v. 5, e020028, 2020.
PAHO. Organização Pan Americana de Saúde. Folha informativa sobre o COVID-19. Disponível em:< https://www.paho.org/pt/covid19>. Acessado em: 22 nov 2022.
RIBEIRO, Franciele dos Santos; SOUZA, Everdan da Silva. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: Realidade X Utopia. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, 1-10, 2022.
SANTOS, Márcia Dias. A educação escolar indígena na pós-modernidade. Revista Panorâmica. v.25, 1-16, 2018.
SENHORAS, Elói Martins. Estudos indigenístas do Brasil: Um tributo a Marco Antônio Braga de Freitas. Boa Vista: Iole, 2021. 227p.
SILVA, Emerson Felipe. As dificuldades da educação física em aulas remotas: a realidade nas escolas indígenas estaduais de Rio Tinto/PB. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, 1-13, 2022.
SOUZA, Dominique Guimarães.; MIRANDA, Jean Carlos. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura, vol. 4, n. 11, 81-89, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Glaucielly Garcia Cruz, Orlene Costa Cruz, Carmem Véra Nunes Spotti, Sérgio Luiz Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.