Educação escolar indígena no contexto das aulas remotas

O caso da Escola Municipal Indígena Francisca Helena de Moura, Alto Alegre/RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/yaxx3461

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação escolar indígena, Tecnologias digitais, Aulas remotas

Resumo

Os marcos cronológicos da luta dos povos indígenas dão evidências sobre a legalidade histórica cultural da escola indígena, marcados pelas formas de encarar e superar as dificuldades educacionais impostas ao seu tempo, tendo que adaptar-se aos novos modos de funcionamento e novas exigências. Frente à crise da pandemia mundial, a introdução das tecnologias digitais trouxe muitos problemas, sobretudo na educação escolar indígena. Diante de um cenário onde a pandemia modificou os protocolos educacionais, o presente artigo teve o objetivo de verificar como foi executado o ensino remoto e o uso das tecnologias digitais na Escola Municipal Indígena Francisca Helena de Moura, Alto Alegre - RR. Sendo assim, a problemática que norteou o artigo partiu da seguinte indagação: Como a Escola Municipal Indígena Francisca Helena de Moura fez uso das tecnologias digitais para atender o processo de ensino aprendizagem durante o ensino remoto? Para a realização do trabalho usou-se a metodologia de levantamento bibliográfico feito com o aprofundamento teórico da educação escolar indígena e um estudo de campo na Escola Municipal Indígena Francisca Helena de Moura da comunidade Raimundão I por meio da aplicação de questionário e entrevista para captar explicações e interpretações acerca do problema levantado. Os resultados encontrados mostram que a questão da estrutura escolar, falta de livros especializados e outros aspectos levantados no trabalho reforçam o descaso com a educação e com os povos indígenas. E por conta da pandemia, a gestão escolar construiu coletivamente alternativas dentro da realidade da comunidade para implantar um ensino remoto adaptado. Conclui-se que é necessário que a educação escolar indígena faça a inclusão das tecnologias digitais a esses povos, valorize uma educação bilíngue, discuta sobre os problemas sociais do grupo e esteja pautada numa educação específica e especializa para contribuir na autonomia desses povos, formar cidadãos críticos e atuantes, capazes de interagir entre os membros de sua comunidade e na sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas. Brasília: 1998a.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: 1988b.

BRASIL. Lei no 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996.

BRASIL. Resolução Nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília: 2008.

CAVALCANTE, Gardênia; BORGES, Suênia. Uiramutã, pandemia e educação remota. In: Uiramutã e Educação Discussões Indigenístas. Boa Vista: Iole, 2021. 146p.

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael; RIBEIRO, Elisa. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, vol. 7, no 7, 251-266, 2011.

COSTA, Darlete; TRINDADE, Josiney; BEZERRA, Luiz Carlos. Educação escolar indígena e pandemia da covid-19: percepções de uma professora da “terra indígena arara da volta grande do xingu”. Revista Pedagógica, v. 24, 1-24, 2022.

DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, José; PERNAMBUCO, Marta. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011. 288p.

FERRO, Larissa; FERREIRA, Raíssa; SANTOS, Nágib; FUMES, Neiza. Educação escolar indígena e inclusiva em tempos de pandemia: reflexões a partir de matérias jornalísticas on-line. In: CONEDU VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Maceió – Alagoas, 2020.

FIALHO, Cibele; SANTOS, Aparecida; NASCIMENTO, Elisangela. O impacto da pandemia na educação escolar indígena da Aldeia Limão Verde no município de Aquidauana, MS. Revista Tellus, n. 46, 33-52, 2021.

GOMES, Leonardo; GOMES, Iranilda. Ensino Remoto Desenvolvido em Escolas Indígenas Potiguara da Paraíba. In: V CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, João Pessoa – Paraíba, CTRL+E, 2020.

GÖTZKE, Angela; ROCHA, Jaqueline; BILESSIMO, Simone. M. S.; SILVA, Juarez. O uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de gestão do conhecimento numa escola indígena. RENOTE, v. 17, n.3, 1-10, 2019.

GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 118p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176p.

MANDULÃO, Giovana; MANDULÃO, Joicilene; HOEFEL, Maria; MERCHÁN-HAMANN, Edgar; SEVERO, Denise; SANTOS, Silvéria. Projeto Vidas Paralelas Indígena: revelando os povos Macuxi e Wapixana de Roraima, Brasil. Tempus Actas de Saúde Coletiva, 63 - 70, 2012.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 8 ed. São Paulo:Atlas, 2017.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 150p.

MENDES, Simone; SENHORAS, Elói Martins. Uiramutã e educação: discussões indígenas. Boa Vista: Iole, 2021a. 146p.

MENDES, Simone; SENHORAS, Elói Martins. Educação indígena: Olhares Roraimenses. Boa Vista: Iole, 2021b. 140p.

MENDONÇA, Dener; OLIVEIRA, Ramony. Educação Indígena no Brasil (1988 a 2018). In: Estudos indigenistas no Brasil: Um tributo a Marcos Antônio Braga de Freitas. Boa Vista: Iole, 2021. 227p.

MOREIRA, José.; SCHLEMMER, Eliane Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 1-35, 2020.

NEGRÃO, Filipe da Costa; MORHY, Priscila Eduarda; ANDRADE, Alexandra; REIS, Darianny. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. Revista REAMEC- Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v.10, n. 1, 1-23, 2022.

NETO, Alaim Souza; MENDES, Geovana Lunardi. Uma epistemologia para a educação on-line. Revista Educação e Cultura contemporânea, v. 11, n. 25, 1-27, 2014.

OLIVEIRA, Raquel Mignoni; CORRÊA, Ygor; MORÉS, Andréia. Ensino remoto emergencial em tempos de COVID-19: formação docente e tecnologias digitais. Rev. Int. de Form.de Professores (RIFP), v. 5, e020028, 2020.

PAHO. Organização Pan Americana de Saúde. Folha informativa sobre o COVID-19. Disponível em:< https://www.paho.org/pt/covid19>. Acessado em: 22 nov 2022.

RIBEIRO, Franciele dos Santos; SOUZA, Everdan da Silva. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: Realidade X Utopia. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, 1-10, 2022.

SANTOS, Márcia Dias. A educação escolar indígena na pós-modernidade. Revista Panorâmica. v.25, 1-16, 2018.

SENHORAS, Elói Martins. Estudos indigenístas do Brasil: Um tributo a Marco Antônio Braga de Freitas. Boa Vista: Iole, 2021. 227p.

SILVA, Emerson Felipe. As dificuldades da educação física em aulas remotas: a realidade nas escolas indígenas estaduais de Rio Tinto/PB. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, 1-13, 2022.

SOUZA, Dominique Guimarães.; MIRANDA, Jean Carlos. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura, vol. 4, n. 11, 81-89, 2020.

Downloads

Publicado

31/10/2023

Como Citar

Educação escolar indígena no contexto das aulas remotas: O caso da Escola Municipal Indígena Francisca Helena de Moura, Alto Alegre/RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 165–183, 2023. DOI: 10.24979/yaxx3461. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1214.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 175

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.