As perspectivas do trabalho do professor indígena com turmas multisseriadas
DOI:
https://doi.org/10.24979/tzaq5298Palavras-chave:
Turmas Multisseriadas, Trabalho docente, Educacão Indígena, Formação de professoresResumo
A pesquisa apresentou como objetivo analisar as perspectivas do trabalho do professor indígena com turmas multisseriadas em escolas indígenas do Estado de Roraima, e com objetivos específicos: compreender as perspectivas do professor indígena acerca do seu trabalho com turmas multisseriadas; discutir as possibilidades metodológicas para o processo de multisseriamento em escolas indígenas e identificar as possibilidades de construção de propostas de práticas pedagógicas integradoras nas classes multisseriadas. Já o problema da pesquisa é como desenvolver uma prática pedagógica integradora nas classes multisseriadas no Ensino Fundamental I, em escolas indígenas nos municípios do Estado de Roraima? O trabalho foi desenvolvido em uma formação continuada no Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima (CEFORR). Utilizou-se a abordagem qualitativa, de maneira descritiva derivada da aplicação de um questionário com os professores das classes multisseriadas. Mediante a situação, foi imprescindível realizar levantamentos bibliográficos para melhor distinguir como se dá o funcionamento dessa forma de organizar o ensino. Desse modo, a relação da abordagem teórica, destacou-se os autores como Hage (2010), Davini (2010), Rosa (2008), Silva (2011), Luckesi (2011) entre outros. Compreende-se que os resultados alcançados foram além dos desafios em relação à organização do tempo das aulas, verificou-se que os professores têm dificuldade em desenvolver seus planejamentos, dividir a atenção com os diferentes alunos por haver demandas específicas na turma, como ainda repassar os conteúdos para cada série/ano.
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