Tecnologias digitais e seu uso na complementação da formação docente

Uma análise da plataforma Ava MEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.972

Palavras-chave:

Capacitação do professor, Educação, Práticas pedagógicas, Tecnologias digitais.

Resumo

Com vistas a acompanhar as novas tecnologias digitais da contemporaneidade na área da educação e partindo do pressuposto de que não se faz necessário um rompimento radical das antigas práticas pedagógicas em detrimento da atualização das novas possibilidades de ensino, optando-se pela harmonia entre os métodos, a pesquisa em pauta investigou a problemática que envolve a relevância da utilização da tecnologia na atividade docente para melhoria na qualidade de ensino analisando questões relacionadas à formação inicial e capacitação do professor e para isso foi feito um estudo a respeito da plataforma de ensino a distância do Ministério da Educação denominada de Ava Mec que é utilizada como alternativa para complementação da formação docente. Como estratégia metodológica foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico com coleta de dados realizada no site do MEC. A análise feita mostrou que essa plataforma possui/oferece cursos importantes que podem ser utilizados para aclarar conceitos e promover uma integração do currículo com as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação- NTDIC, bem como, alertar a classe docente para a importância da apropriação dessas.

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Biografia do Autor

  • Ednaldo Coelho Pereira, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Pós - Doutorado em Educação (linha de pesquisa: Educação e Tecnologia) no eixo Formação de Professores pelo PROCAD-AMAZÔNIA na Universidade Federal do Pará - UFPA, Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (linha de pesquisa: Educação e Tecnologia), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo - USP/SP (Linha de Pesquisa: Sistemas digitais e computacionais), Especialização em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM e Graduação em Informática pela Instituto Luterano de Manaus - ULBRA-MAO. Atualmente professor efetivo da Universidade Estadual de Roraima - UERR, atuando como professor do curso de Ciência da Computação e professor permanente do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE UERR/IFRR) na linha de pesquisa Educação e Tecnologia. Especialista em Educação Mediada por Tecnologia com experiência na área de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura de Dados e Programação - Informática na Educação - Computação Cooperativa (Educação a Distância), Afetividade na Educação Mediada por Tecnologia, Interações com uso da Tecnologia.

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Publicado

22/09/2021

Como Citar

Tecnologias digitais e seu uso na complementação da formação docente: Uma análise da plataforma Ava MEC. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 52–63, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.972. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/972. Acesso em: 3 dez. 2024.

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