Tecnologias digitais e seu uso na complementação da formação docente
Uma análise da plataforma Ava MEC
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.972Palavras-chave:
Capacitação do professor, Educação, Práticas pedagógicas, Tecnologias digitais.Resumo
Com vistas a acompanhar as novas tecnologias digitais da contemporaneidade na área da educação e partindo do pressuposto de que não se faz necessário um rompimento radical das antigas práticas pedagógicas em detrimento da atualização das novas possibilidades de ensino, optando-se pela harmonia entre os métodos, a pesquisa em pauta investigou a problemática que envolve a relevância da utilização da tecnologia na atividade docente para melhoria na qualidade de ensino analisando questões relacionadas à formação inicial e capacitação do professor e para isso foi feito um estudo a respeito da plataforma de ensino a distância do Ministério da Educação denominada de Ava Mec que é utilizada como alternativa para complementação da formação docente. Como estratégia metodológica foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico com coleta de dados realizada no site do MEC. A análise feita mostrou que essa plataforma possui/oferece cursos importantes que podem ser utilizados para aclarar conceitos e promover uma integração do currículo com as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação- NTDIC, bem como, alertar a classe docente para a importância da apropriação dessas.
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