A leitura digital no contexto pós-pandêmico
Uma revisão bibliográfica acerca dos desafios vigentes à educação digital
DOI:
https://doi.org/10.24979/t8xqaa64Palavras-chave:
Educação, Ensino Aprendizagem, Mídias, Tecnologia da Informação.Resumo
Esta pesquisa teve início a partir do que presenciamos, vivenciamos e trabalhamos nos dias de pandemia da covid-19 em isolamento social. Esta pesquisa visa realizar uma reflexão sobre a Educação no período pandêmico, como também discutir as várias possibilidades e desafios enfrentados por professores com o ensino remoto. A tecnologia está cada vez mais presente na nossa sociedade, sendo inevitável cogitar a possibilidade de trabalhar com educação sem o uso das novas mídias e suas tecnologias. Na pandemia, esse cenário foi cada vez mais consolidado, no qual tivemos que nos adaptar à nova rotina de trabalho e estudo de forma remota, sendo de fundamental importância o uso das tecnologias da informação e das mídias, sejam elas sociais ou educacionais. Em contrapartida, na educação, nem todos tiveram acesso de forma democrática e muitos nem sequer sabiam utilizá-las, ocasionando, desse modo, alguns problemas. Este trabalho tem como objetivo reflexionar e analisar como ocorreram as dificuldades da leitura digital no contexto pós-pandêmico, apontar suas principais causas e sugerir alguns pontos importantes para que possa haver maior acesso a esse mundo digital de maneira gratuita e de qualidade para nossos alunos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, L. K. O que é Leitura Digital?; Portal Brasil Escola. [S. l.]: UOL, 2023. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-leitura-digital.htm. Acesso em: 13 abr. 2023.
BARROS, A.; DUARTE, J. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 408 p.
BIAZIN, D. T.; SCALCO, T. F. Normas da ABNT & Padronização para Trabalhos Acadêmicos. Londrina: Unifil, 2008. 62 p.
BRASIL. Coronavírus: Brasil. Portal gov.br. Brasília, DF: MS, 2021a. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 2 jul. 2021.
BRASIL. Covid-19. Portal gov.br. Brasília, DF: MEC, 2021b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/90771-covid-19. Acesso em: 30 jun. 2021.
BRASIL. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Portal gov.br. Brasília, DF: MEC, 2021c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia. Acesso em: 30 jun. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF: MEC/SEF, 2017. 595 p.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 141 p.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: E. P. U., 2015. 22 p.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 232 p.
SILVA, W. A. DA; KALHIL, J. B. Um Estudo Sobre As Habilidades Necessárias Para Utilização Das Tecnologias Digitais Como Recurso Metodológico. Revista REAMEC – Revista do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá - MT, v. 5, n. 1, p. 62-75, jan./jun. 2017. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index. Php/reamec. Acesso em: 29 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Maria da Silva Rodrigues, Claudia Regina de Oliveira Batista, Rosana Batista do Vale, Alessandra de Souza de Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.