A LADAINHA DE LA PAZ

METODOLOGIA DE ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO DURANTE AS AÇÕES DO SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UERR RORAINÓPOLIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i2.170

Palavras-chave:

Ensino de química, Metodologia, Roraima

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a produção e utilização de um caso para abordar o conteúdo de equilíbrio químico, durante as ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, para uma turma de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Rorainópolis-RR, no segundo semestre de 2016. Diante da problemática de várias metodologias de ensino fazerem dos alunos sujeitos passivos no processo de ensino aprendizagem, a metodologia estudo de casos torna-se uma importante ferramenta para mudar este cenário, pois altera essa dinâmica valorizando o papel do próprio discente na construção de seu conhecimento. Fez-se uso da pesquisa qualitativa, descritiva, de campo e participativa. Os resultados foram obtidos por intermédio de questionários diagnóstico e final, com perguntas mistas, observação sistemática e registro em diário de campo. Através da análise dos dados constatou-se a necessidade de inovação na metodologia de ensino, pois a maioria dos alunos conhecem a importância do conhecimento químico, porém, se mostraram cansados da metodologia tradicional. O uso dessa nova metodologia trouxe consigo medos e dificuldade de aceitação, por se tratar de algo novo, mas, à medida que as aulas se sucediam, o nível de participação e aceitação dos discentes se mostrou progressivamente satisfatório, comprovando que a metodologia de estudo de casos pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas.

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Biografia do Autor

  • Drª. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Bacharel em Química (1991), licenciada em Química (1994), mestre em Química (1995) e doutora em Química (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Araraquara/SP. Área de concentração: Ensino de Química; Ensino de Ciências; Ciências dos Materiais; Educação Ambiental. Palavras-Chave: Ensino de Química; Cerâmica Ferrelétrica; Ciências da Natureza. Conhecimento das técnicas de TG; DTA; Dilatometria; DRX; MET; MEV; IV. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Roraima - UERR Campus Rorainópolis, onde desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Atua como professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima - Campus Boa Vista. Possui projetos de extensão voltados para a educação ambiental, divulgação científica, metodologias de ensino, materiais alternativos e espaços não formais.

  • Ian Silva de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/IFRR

    Graduado em Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática com ênfase em Ciências Biológicas e Química pela Universidade Estadual de Roraima (2017). Cursando Pós Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pelo IFRR, e Pós Graduação em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela Universidade Candido Mendes. Tem experiência no ramo Administrativo, Contábil, Recursos Humanos, Financeiro, Processual, no Ensino de Química, Biologia e Ciências Naturais.

  • Rosária da Silva de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Possui graduação em Ciências da Natureza e Matemática com Ênfase em Química e Biologia pela Universidade Estadual de Roraima(2017), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Estadual Tenente João de Azevedo Cruz(2007) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Roraima(2012).

  • Joel Ramanan da Cruz, Universidade Estácio de Sá

    Licenciado em Ciências da Natureza com ênfase em Biologia e Química, pela Universidade Estadual de Roraima. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Tem experiência no ensino de Ciências Naturais nos 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Atua em fiscalizações, educação e licenciamento ambiental pela Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável de Rorainópolis-RR desde 2015. Está desenvolvendo trabalhos com animais peçonhentos em Roraima, com ênfase em escorpiões. Atualmente cursa graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá.

  • André Camargo, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Pós-doutor em produtos naturais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA (2007); Doutor em ciências pela Universidade Estadual de Campinas-SP-UNICAMP (2005); Mestre em química orgânica pelo Instituto de Química de Araraquara-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (1999); bacharel em química pelo Instituto de Química de Araraquara-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (1996). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica-Produtos Naturais Bioativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnofarmacologia, Bioprospeccção, Métodos Cromatográficos, Estudo Fitoquímico, Caracterização Estrutural de Substâncias Bioativas, Ressonância Magnética Nuclear (RMN) uni e bi-dimensionais, Espectrometria de Massas, Ensaios farmacológicos. Tem como principal enfoque o estudo da biodiversidade da região amazônica, com ênfase para o Estado de Roraima. Atualmente é professor doutor nível V da Universidade Estadual de Roraima-UERR.

  • Iracilma da Silva Sampaio, Secretaria de Educação do Estado de Roraima

    Possui graduação em Ciências - Química pela Universidade Estadual do Maranhão (2004), duas especializações na área de educação; Possui mestrado em Ciências pela Universidade Estadual de Roraima(2017), Atuou como docente na UERR (2007,2008) e na Secretaria de Educação do Estado de Roraima - Escola Estadual José de Alencar desde 2007 até os dias atuais como professora de Química. Atuou como Supervisora no PIBID de Química em Rorainópolis - RR de 2013 a 2017.

  • Cássia Patrícia Muniz de Almeida, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduada em Química pela Universidade Federal de Roraima (1999). Especialista em Educação Ambiental Pelo Instituto Cuiabano de Educação.(2002 ). Mestranda do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências-UERR.É professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Roraima, atuou como professora horista da Universidade Estadual de Roraima e como superfisora do PIBID. Tem experiência na docência superior e ensino médio na área de Química e docência no ensino fundamental na disciplina de Ciências. Com ênfase em Educação Ambiental

Referências

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Publicado

13/10/2020

Como Citar

A LADAINHA DE LA PAZ: METODOLOGIA DE ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO DURANTE AS AÇÕES DO SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UERR RORAINÓPOLIS. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 15–24, 2020. DOI: 10.24979/ambiente.v13i2.170. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/170. Acesso em: 5 out. 2024.

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