A LADAINHA DE LA PAZ
METODOLOGIA DE ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO DURANTE AS AÇÕES DO SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UERR RORAINÓPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i2.170Palavras-chave:
Ensino de química, Metodologia, RoraimaResumo
O presente trabalho teve como objetivo a produção e utilização de um caso para abordar o conteúdo de equilíbrio químico, durante as ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, para uma turma de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Rorainópolis-RR, no segundo semestre de 2016. Diante da problemática de várias metodologias de ensino fazerem dos alunos sujeitos passivos no processo de ensino aprendizagem, a metodologia estudo de casos torna-se uma importante ferramenta para mudar este cenário, pois altera essa dinâmica valorizando o papel do próprio discente na construção de seu conhecimento. Fez-se uso da pesquisa qualitativa, descritiva, de campo e participativa. Os resultados foram obtidos por intermédio de questionários diagnóstico e final, com perguntas mistas, observação sistemática e registro em diário de campo. Através da análise dos dados constatou-se a necessidade de inovação na metodologia de ensino, pois a maioria dos alunos conhecem a importância do conhecimento químico, porém, se mostraram cansados da metodologia tradicional. O uso dessa nova metodologia trouxe consigo medos e dificuldade de aceitação, por se tratar de algo novo, mas, à medida que as aulas se sucediam, o nível de participação e aceitação dos discentes se mostrou progressivamente satisfatório, comprovando que a metodologia de estudo de casos pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas.
Downloads
Referências
BROIETTI, F. C. D.; ALMEIDA, F. A. S.; SILVA, R. C. M. A. Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio. R. B. E. C. T. v. 5, n. 3, set./dez. 2012.
BROIETTI, F. C. D et al. Alguns significados da expressão “deslocar o equilíbrio” em formandos do curso de licenciatura em química. Revista Ensaio Belo Horizonte. v.15, n. 03. p. 217-233. set./dez. 2013.
BROWN, T. L.; LEMARY, H. E.; BURSTEN, B. E. B. Química a Ciência Central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
CANZIAN, R.; MAXIMIANO, F. A. Princípio de Le Chatelier o que tem sido apresentado em livros didáticos? Química Nova na Escola. v. 32, n. 2, mai. 2010.
FELTRE, R. Química. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. TOLFO. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
HERREID, C. F. What makes a good case? Journal of College Science Teaching, v. 27, n. 3, p. 163-169, 1998.
JÚNIOR, J. G. T.; SILVA, R. M. G. Investigando a temática sobre equilíbrio químico na formação inicial docente. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 8, n. 2, 2009. Disponível em < http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART11_V ol8_N2. pdf>. Acesso em: 03 set. 2016.
MIGLIATO FILHO, J. R. Utilização de modelos moleculares no ensino de estequiometria para alunos do ensino médio. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Química) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
PRADO, K. F. Livros didáticos e concepções de professores: a História da Ciência no ensino de Equilíbrio Químico. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2016.
QUEIROZ, S. L.; CABRAL, P. F. O. Estudos de caso no ensino de ciências naturais. 1. ed. São Carlos: Art Point Gráfica e Editora, 2016. v. 1. 116 p.
RORAIMA. Referencial curricular da rede pública estadual para o ensino médio: Química. Boa Vista: SEED, 2012.
SÁ, L. P.; FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. Estudos de caso em química. Química Nova, São Paulo, v. 30, n. 3, mai./jun. 2007.
SILVA, O. B.; OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio. Química Nova na Escola. v. 33, n. 3, ago. 2011.
STEINER, A. O uso de estudos de caso em pesquisas sobre política ambiental: vantagens e limitações. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 19, n. 38, p. 141-158, fev. 2011.
VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007.
WARTHA, E. J.; FALJONI-ALÁRIO, A. A contextualização no ensino de química através do livro didático. Química Nova na Escola, n. 22, p. 42-47, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Ian Silva de Sousa, Rosária da Silva de Oliveira, Joel Ramanan da Cruz, André Camargo, Iracilma da Silva Sampaio, Cássia Patrícia Muniz de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.