O PIBID-Pedagogia-UERR em atuação no contexto das aulas remotas

Expectativas, experiências e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v16i1.979

Palavras-chave:

PIBID, Pedagogia, Aulas Remotas, Formação Inicial

Resumo

O objetivo deste trabalho foi de identificar as expectativas quanto a inserção no Pibid/Pedagogia, experiências e desafios na atuação de 7 (sete) bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência - PIBID do Subprojeto-Pedagogia-Alfabetização da Universidade Estadual de Roraima que encontram-se lotadas na escola-campo Professor Carlos Raimundo Rodrigues. Desde sua criação no ano de 2010, o PIBID através de seus subprojetos, tem contribuído para o avanço na qualidade da formação inicial dos acadêmicos dos diferentes cursos de licenciatura. Entre os subprojetos do programa supracitado, o Subprojeto de Pedagogia-Alfabetização, encontra-se implantado em 3 (três) escolas públicas municipais de Boa Vista-RR, sendo que no contexto da pandemia, os trabalhos foram adaptados para o formato de aulas remotas, que encontram-se sendo desenvolvidas pelos alunos bolsistas lotados e inseridos em grupos de WhatsApp, que trata-se da ferramenta tecnológica onde ocorrem as aulas. A metodologia envolveu relato de experiências das bolsistas através de uma roda de conversa no I Seminário Integrador do Pibid ocorrido no ano de 2021, além da aplicação de um questionário com 5 questões abertas encaminhados via Google Forms as bolsistas. Os resultados apresentam que o Pibid tem contemplado seus objetivos preconizados contribuindo para ampliação na formação inicial dos professores, e que apesar dos desafios no cotidiano da escola campo de atuação das bolsistas, algumas vantagens tem sido evidenciadas, como exemplo o maior uso da tecnologia a favor da educação, do conhecimento da realidade escolar e das experiências ainda na fase inicial de formação

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Biografia do Autor

  • Alexssandra de Lemos Pinheiro, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pelo Claretiano Centro Universitário (andamento). Possui graduação em História pelo Claretiano Centro Universitário (2016) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Atual da Amazônia (2010). Atualmente é professora na Prefeitura Municipal de Boa Vista na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para os cargos de pedagoga sala regular de ensino e Arte Educadora e Spervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do Subprojeto Pedagogia- Alfabetização do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima.

  • Erika Kelly Lima da Costa, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

  • Genislane Brito Rodrigues, Universidade Estadual de Roraima

    Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

  • Graziela Sampaio do Nascimento, Universidade Estadual de Roraima

    Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

  • Joreima de Jesus Rocha, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

  • Letícia do Carmo Alves Portela, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

  • Luciene do Carmo Lima, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

  • Natália Sobrinho, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

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Publicado

26/05/2023

Edição

Seção

Ciências Humanas

Categorias

Como Citar

O PIBID-Pedagogia-UERR em atuação no contexto das aulas remotas: Expectativas, experiências e desafios. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 5–17, 2023. DOI: 10.24979/ambiente.v16i1.979. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/979.. Acesso em: 20 abr. 2024.

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