O PIBID-Pedagogia-UERR em atuação no contexto das aulas remotas

Expectativas, experiências e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v16i1.979

Palavras-chave:

PIBID, Pedagogia, Aulas Remotas, Formação Inicial

Resumo

O objetivo deste trabalho foi de identificar as expectativas quanto a inserção no Pibid/Pedagogia, experiências e desafios na atuação de 7 (sete) bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência - PIBID do Subprojeto-Pedagogia-Alfabetização da Universidade Estadual de Roraima que encontram-se lotadas na escola-campo Professor Carlos Raimundo Rodrigues. Desde sua criação no ano de 2010, o PIBID através de seus subprojetos, tem contribuído para o avanço na qualidade da formação inicial dos acadêmicos dos diferentes cursos de licenciatura. Entre os subprojetos do programa supracitado, o Subprojeto de Pedagogia-Alfabetização, encontra-se implantado em 3 (três) escolas públicas municipais de Boa Vista-RR, sendo que no contexto da pandemia, os trabalhos foram adaptados para o formato de aulas remotas, que encontram-se sendo desenvolvidas pelos alunos bolsistas lotados e inseridos em grupos de WhatsApp, que trata-se da ferramenta tecnológica onde ocorrem as aulas. A metodologia envolveu relato de experiências das bolsistas através de uma roda de conversa no I Seminário Integrador do Pibid ocorrido no ano de 2021, além da aplicação de um questionário com 5 questões abertas encaminhados via Google Forms as bolsistas. Os resultados apresentam que o Pibid tem contemplado seus objetivos preconizados contribuindo para ampliação na formação inicial dos professores, e que apesar dos desafios no cotidiano da escola campo de atuação das bolsistas, algumas vantagens tem sido evidenciadas, como exemplo o maior uso da tecnologia a favor da educação, do conhecimento da realidade escolar e das experiências ainda na fase inicial de formação

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Biografia do Autor

Alexssandra de Lemos Pinheiro, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pelo Claretiano Centro Universitário (andamento). Possui graduação em História pelo Claretiano Centro Universitário (2016) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Atual da Amazônia (2010). Atualmente é professora na Prefeitura Municipal de Boa Vista na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para os cargos de pedagoga sala regular de ensino e Arte Educadora e Spervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do Subprojeto Pedagogia- Alfabetização do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima.

Erika Kelly Lima da Costa, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

Genislane Brito Rodrigues, Universidade Estadual de Roraima

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

Graziela Sampaio do Nascimento, Universidade Estadual de Roraima

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

Joreima de Jesus Rocha, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

Letícia do Carmo Alves Portela, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

Luciene do Carmo Lima, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

Natália Sobrinho, Universidade Estadual de Roraima/UERR

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima

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Publicado

26/05/2023

Como Citar

PINHEIRO, A. de L.; COSTA, E. K. L. da; RODRIGUES, G. B.; NASCIMENTO, G. S. do; ROCHA, J. de J.; PORTELA, L. do C. A.; LIMA, L. do C.; SOBRINHO, N. O PIBID-Pedagogia-UERR em atuação no contexto das aulas remotas: Expectativas, experiências e desafios. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 5–17, 2023. DOI: 10.24979/ambiente.v16i1.979. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/979. Acesso em: 1 jun. 2023.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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