Vygotsky, Morin e Bachelard
Delineamentos epistemológicos para a resolução de problemas no ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1071Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Resolução de Problemas, Atividade de Situações Problema Discente, EpistemologiaResumo
este artigo foi produzido a partir dos debates realizados na disciplina de Bases Epistemológicas para o Ensino de Ciências e Matemática, no Programa de Doutorado da REAMEC. Seu objetivo é aproximar o projeto da pesquisa do doutorado à epistemologia e explicitar as relações existentes entre ambos. Nesse sentido, ao relacionar a proposta da metodologia da resolução de problemas com as teorias do conhecimento de Vygotsky, Morin e Bachelard busca-se apresentar os fundamentos que amparam o ensino voltado não para o estímulo da memória, mas para o domínio de conceitos. Ao defender o conhecimento como resposta a uma pergunta Bachelard ratifica a importância do fazer ciência e aponta que é preciso saber formular problemas. Dessa forma, como fundamentos teóricos, este artigo apresenta a Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais, a Direção da Atividade de Estudo e o Ensino Problêmico. Nas considerações finais, é possível verificar os pontos de convergência entre a pesquisa a ser desenvolvida e as epistemologias adotadas.
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