Análise sobre as mudanças para a Educação Física no Ensino Médio à luz da BNCC

Desafios na docência e para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/2bx9z245

Palavras-chave:

BNCC, Ensino Médio, Educação Física, Formação Docente

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objeto de estudo a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, tendo como direcionamento o problema de pesquisa: quais as mudanças que a BNCC promove para a Educação Física no Ensino Médio? Objetivando  analisar as mudanças que a Base Nacional Comum Curricular poderá promover para a Educação Física no Ensino Médio e suas implicações no exercício do magistério e para a formação docente, foi realizada uma pesquisa documental de análise qualitativa, sendo organizada em quatro categorias de análise a saber: a BNCC; o Ensino Médio; a Educação Física e a Formação Docente. Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir das análises feitas sobre os documentos normatizadores e legislações específicas, entre os quais podemos destacar a Lei 13.415/2017; o Censo Escolar (2016 – 2019); a BNCC para o Ensino Médio e as DCN´s para os cursos de graduação em Educação Física. Com isso foi possível concluir que a BNCC exige que a Educação Física no Ensino Médio dialogue com esse jovem do século XXI, mostrando sua importância para o projeto de vida desses estudantes, e para tanto é indispensável que a formação de professores esteja alinhada com as demandas da escola.

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Biografia do Autor

  • Francisco Edson Pereira Leite, GEPEFRI/PGEDA/UFAM

    Profissional de Educação Física, Mestre em Ciências da Saúde pela UFRR com Especialização em Docência do Ensino Superior pela UERR. Atualmente é Conselheiro/Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho Regional de Educação Física e Delegado da Federação Internacional de Educação Física. Professor de Educação Efetivo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista e da Secretaria de Educação Cultura e Desportos de Roraima.

  • Doutor João Luiz da Costa Barros, GEPEFRI/FEFF/UFAM

    Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1987). Bacharelando em Direito. Atuou como professor de Educação Física na Rede Pública Estadual, Municipal e Particular da Educação Básica por mais de 20 anos. Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2005). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2012). Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). É professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/UFAM. Professor permanente nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação - PPGE/UFAM, do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA/UFAM e Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - PGEDA- Doutorado em Educação na Amazônia, os quais ministra disciplinas obrigatórias e eletivas com orientações de dissertações e teses. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEFRI/CNPq: Educação Física e suas relações interdisciplinares. Participa dos colegiados de licenciatura e bacharelado em Educação Física - FEFF/UFAM. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lúdico, escola, jogo e criança, Formação e identidade docente; Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação e Educação Física. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UFAM e foi membro da Comissão de ética em pesquisa da ANPEd (2020-2021). É docente aprovado no Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes, do Ministério da Educação - MEC/INEP/e-mec/ BASIs com Habilitação para Duplo Perfil - Avaliações Institucionais credenciamento e recredenciamento. É coordenador de área da EaD Educação Física do Programa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UFAM (2020-2022). É avaliador ad hoc - Padcit/IFAM e da UFAC. Possui várias publicações de artigos científicos, capítulos de livros e livros autorais nas áreas das Ciências Humanas e Sociais. É vice-coordenador do Doutorado em Rede - Núcleo Manaus - PGEDA/UFAM/UFRR/UEA.

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Publicado

17/07/2023

Como Citar

Análise sobre as mudanças para a Educação Física no Ensino Médio à luz da BNCC: Desafios na docência e para a formação de professores. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 20–44, 2023. DOI: 10.24979/2bx9z245. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/54. Acesso em: 3 dez. 2024.

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