Análise sobre as mudanças para a Educação Física no Ensino Médio à luz da BNCC
Desafios na docência e para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.24979/2bx9z245Palavras-chave:
BNCC, Ensino Médio, Educação Física, Formação DocenteResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objeto de estudo a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, tendo como direcionamento o problema de pesquisa: quais as mudanças que a BNCC promove para a Educação Física no Ensino Médio? Objetivando analisar as mudanças que a Base Nacional Comum Curricular poderá promover para a Educação Física no Ensino Médio e suas implicações no exercício do magistério e para a formação docente, foi realizada uma pesquisa documental de análise qualitativa, sendo organizada em quatro categorias de análise a saber: a BNCC; o Ensino Médio; a Educação Física e a Formação Docente. Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir das análises feitas sobre os documentos normatizadores e legislações específicas, entre os quais podemos destacar a Lei 13.415/2017; o Censo Escolar (2016 – 2019); a BNCC para o Ensino Médio e as DCN´s para os cursos de graduação em Educação Física. Com isso foi possível concluir que a BNCC exige que a Educação Física no Ensino Médio dialogue com esse jovem do século XXI, mostrando sua importância para o projeto de vida desses estudantes, e para tanto é indispensável que a formação de professores esteja alinhada com as demandas da escola.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Homologada pela Portaria n° 1.348, publicada no D.O.U. de 17/12/2018a.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 9.696, de 1 de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 set. 1998.
BRASIL. Nota Técnica CGOC/DESUP/SESu/MEC Nº 003/2010. Esclarecimento acerca de cursos de Educação Física nos graus bacharelado e licenciatura. 05 de agosto de 2010.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 7, de 04 de junho de 2019. Alteração do prazo previsto no Art. 22 da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 abr. 2004.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 abr. 2002a.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 mar. 2002b.
BRASIL. Resolução nº 03 de 16 de junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 set. 1987.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 2015.
BRASIL. Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 dez. 2018b.
CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Kata Morosov; SILVA, Danilo Garcia da. Base Nacional Comum Curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporânea. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 60, p. 407-425, janeiro/março, 2019.
COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva; GOMES, Cleomar Ferreira. Reflexões sobre o fazer pedagógico nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.47, e229646, p. 1-20, 2021.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, SP, v.26, n.2, p. 20-29, 1995.
LEITE, Francisco Edson Pereira; BARROS, João Luiz da Costa. Reflexões sobre o papel da Educação Física enquanto área de linguagens e suas tecnologias para o novo Ensino Médio à luz da BNCC. Concilium, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 414–421, 2022.
METZNER, Andreia Cristina; DRIGO, Alexandre Janotta. A trajetória histórica das leis e diretrizes curriculares nacionais para a área de formação em Educação Física. Revista Brasileira de História da Educação, v. 21, p. 1-27, 2021.
METZNER, Andreia Cristina. Legislação sobre a formação em Educação Física no Brasil: formando professores ou profissionais? 2019. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, São Paulo, 2019.
NEIRA, M. G. A Educação Física nos documentos curriculares nacionais do Ensino Médio. In: MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S. (orgs.) Educação Física escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba: CRV, 2018. p. 17-32
NICOLETTI, Lucas Portilho; NUNES, César Adriano Ribeiro; NICOLETTI, Arlete Guisso Scaramuzza Portilho. A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Básica. Revista de Educação da Unina, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 34-53, 2021.
RIBEIRO, Márden Pádua; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. O novo Ensino Médio e a liberdade de escolha. Educação, [S. l.], v. 45, n. 1, p. 1–20, 2020.
TUZZO, Simone Antoniaci; BRAGA, Claudomilson Fernandes. O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: o meta fenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, SP, v.4, n.5, p. 140-158, 2016.
VÁRIAS ENTIDADES. Carta Aberta pela revogação da reforma do ensino médio (Lei 13.415/2017). Retratos da Escola, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 667–682, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Francisco Edson Pereira Leite, Doutor João Luiz da Costa Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.