IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E USO DA TERRA NA SERRA DO TEPEQUÉM, AMAJAÍ-RR (2012-2022)

Autores

  • Raiandra Rodrigues Siqueira Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Sandra Kariny Saldanha de Oliveira Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Márcia Teixeira Falcão Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/5qbzjb24

Palavras-chave:

áreas de risco, impactos, ordenamento territorial

Resumo

A serra do Tepequém, localizada no município de Amajarí, porção norte do estado de Roraima, atualmente se destaca pelo seu potencial turístico, decorrente da sua geodiversidade geológica-geomorfológica. No entanto, a região teve o seu processo de ocupação e de uso decorrente da atividade garimpeira (desde a década de 30), o que proporcionou diversos impactos no meio natural. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o processo de ocupação e uso da terra na serra do Tepequém, Amajarí - Roraima, no período de 2012 a 2022 e os impactos socioambientais nas áreas de vulnerabilidade natural aos processos erosivos. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico e visita in loco para escolha das áreas estudadas. A pesquisa ainda está em andamento, então espera-se que após a tabulação e análise dos dados, a pesquisa contribua através do material produzido (como mapas) para o ordenamento territorial da região.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, R.A.; BESSERA NETA, L.C. A ocupação antrópica em área de risco na Serra do Tepequém - município de Amajarí-RR. In: TAVARES JÚNIOR, S.; MOURÃO, G.M.N. (Orgs.). Amajarí: um olhar geográfico. Boa Vista; Editora da UFRR, 2015. p. 53-76

Brasil. Ministério das Cidades / Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT Mapeamento de Riscos em Encostas e Margem de Rios. Brasília: Ministério das Cidades. Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, 2007

CUNHA, L.D. A paisagem da Serra do Tepequém - RR e sua potencialidade para o geoturismo. 109f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Roraima, 2013.

FARIAS, M.V.A.; VERAS, A.S.S.; SANTOS, A.P.R. Ocupação humana e a transformação no meio ambiente na Serra do Tepequém, Roraima. Bol. Mus. Int. de Roraima. V. 7(1), 2013. p. 8 – 13.

MELLO FILHO, L. E. Uma visão da vida do homem e do ambiente. In: ______(org). Meio Ambiente e Educação. Rio de janeiro: Gryphus, 1999.

VELOSO, H.P. et al. Projeto Radambrasil: Levantamento dos Recursos Naturais. Folha NA 20 Boa Vista e parte das Folhas NA 21 Tumucumaque, NB 20 Roraima e NB 21. IBGE, Rio de Janeiro, 1975.

Downloads

Publicado

15/08/2023

Como Citar

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E USO DA TERRA NA SERRA DO TEPEQUÉM, AMAJAÍ-RR (2012-2022). Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2023. DOI: 10.24979/5qbzjb24. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1269.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 301

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.