IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E USO DA TERRA NA SERRA DO TEPEQUÉM, AMAJAÍ-RR (2012-2022)
DOI:
https://doi.org/10.24979/5qbzjb24Palavras-chave:
áreas de risco, impactos, ordenamento territorialResumo
A serra do Tepequém, localizada no município de Amajarí, porção norte do estado de Roraima, atualmente se destaca pelo seu potencial turístico, decorrente da sua geodiversidade geológica-geomorfológica. No entanto, a região teve o seu processo de ocupação e de uso decorrente da atividade garimpeira (desde a década de 30), o que proporcionou diversos impactos no meio natural. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o processo de ocupação e uso da terra na serra do Tepequém, Amajarí - Roraima, no período de 2012 a 2022 e os impactos socioambientais nas áreas de vulnerabilidade natural aos processos erosivos. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico e visita in loco para escolha das áreas estudadas. A pesquisa ainda está em andamento, então espera-se que após a tabulação e análise dos dados, a pesquisa contribua através do material produzido (como mapas) para o ordenamento territorial da região.
Downloads
Referências
ALVES, R.A.; BESSERA NETA, L.C. A ocupação antrópica em área de risco na Serra do Tepequém - município de Amajarí-RR. In: TAVARES JÚNIOR, S.; MOURÃO, G.M.N. (Orgs.). Amajarí: um olhar geográfico. Boa Vista; Editora da UFRR, 2015. p. 53-76
Brasil. Ministério das Cidades / Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT Mapeamento de Riscos em Encostas e Margem de Rios. Brasília: Ministério das Cidades. Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, 2007
CUNHA, L.D. A paisagem da Serra do Tepequém - RR e sua potencialidade para o geoturismo. 109f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Roraima, 2013.
FARIAS, M.V.A.; VERAS, A.S.S.; SANTOS, A.P.R. Ocupação humana e a transformação no meio ambiente na Serra do Tepequém, Roraima. Bol. Mus. Int. de Roraima. V. 7(1), 2013. p. 8 – 13.
MELLO FILHO, L. E. Uma visão da vida do homem e do ambiente. In: ______(org). Meio Ambiente e Educação. Rio de janeiro: Gryphus, 1999.
VELOSO, H.P. et al. Projeto Radambrasil: Levantamento dos Recursos Naturais. Folha NA 20 Boa Vista e parte das Folhas NA 21 Tumucumaque, NB 20 Roraima e NB 21. IBGE, Rio de Janeiro, 1975.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 Raiandra Rodrigues Siqueira, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Márcia Teixeira Falcão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.