O letramento digital como processo de ensino e aprendizagem em uma nova configuração social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i1.1060

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Sociedade digital, Comunicação

Resumo

As tecnologias digitais fomentaram, nas últimas décadas, uma transformação na própria estrutura social em que vivemos, desenvolvendo novas possibilidades econômicas e culturais, além de novas formas de compreensão do mundo. Este artigo busca realizar uma reflexão, através de uma revisão bibliográfica, do modo como estas transformações influenciaram a educação, gerando mudanças estruturais também no processo de ensino e aprendizagem a partir do momento em que passa a exigir um letramento mais adequado à sociedade digital. Além disso, este trabalho também busca mostrar como elementos do ensino híbrido podem auxiliar no desenvolvimento de propostas que tenham o intuito de tornar o letramento digital mais eficaz na nova sociedade do século XXI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima - UERR

    Bacharel, licenciado e mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2007), graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2017), Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM (2018), Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá - UEM e professor da Universidade Estadual de Roraima - UERR.

  • Anderson Ercilio dos Reis Franco, Rede Municipal de Vigia (PA)

    Professor da Rede Municipal de Vigia (PA) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

  • Gabrielly Maria Camargo de Jesus, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

  • Leonardo Deosti, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

  • Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015 (pp. 67-93).

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

CANTO, M. O letramento midiático em escolas: Lutando contra a desinformação on-line. In: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019.

EISENSTEIN, E.; ESTEFENON, S. B. Geração digital: riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v. 10, supl. 2, ago., 2011.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, set./dez., 2003 (pp. 47-56).

MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015 (pp. 40-65).

PRENSKY, M. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura, v. 15, n. 2, maio/ago., 2010 (pp. 201-204).

SOUZA, V. V. S. Letramento digital e formação de professores. Revista Língua Escrita, n. 2, dez., 2007 (pp. 55-69).

SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. Tradução de Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]. Trad. Ernani F. da F. Rosa; Rev. Nalú Farenzena. Porto Alegre: Penso, 2014.

Downloads

Publicado

28/07/2022

Edição

Seção

Ciências Humanas

Categorias

Como Citar

O letramento digital como processo de ensino e aprendizagem em uma nova configuração social. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 14–21, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v15i1.1060. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1060.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 79

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)