O letramento digital como processo de ensino e aprendizagem em uma nova configuração social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i1.1060

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Sociedade digital, Comunicação

Resumo

As tecnologias digitais fomentaram, nas últimas décadas, uma transformação na própria estrutura social em que vivemos, desenvolvendo novas possibilidades econômicas e culturais, além de novas formas de compreensão do mundo. Este artigo busca realizar uma reflexão, através de uma revisão bibliográfica, do modo como estas transformações influenciaram a educação, gerando mudanças estruturais também no processo de ensino e aprendizagem a partir do momento em que passa a exigir um letramento mais adequado à sociedade digital. Além disso, este trabalho também busca mostrar como elementos do ensino híbrido podem auxiliar no desenvolvimento de propostas que tenham o intuito de tornar o letramento digital mais eficaz na nova sociedade do século XXI.

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Biografia do Autor

Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Bacharel, licenciado e mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2007), graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2017), Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM (2018), Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá - UEM e professor da Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Anderson Ercilio dos Reis Franco, Rede Municipal de Vigia (PA)

Professor da Rede Municipal de Vigia (PA) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Gabrielly Maria Camargo de Jesus, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Leonardo Deosti, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

28/07/2022

Como Citar

FAVRETO, E. K.; FRANCO, A. E. dos R.; JESUS, G. M. C. de; DEOSTI, L.; BATISTA, M. C. O letramento digital como processo de ensino e aprendizagem em uma nova configuração social. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 14–21, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v15i1.1060. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1060. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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