Metodologias Aplicadas ao Ensino de Filosofia

Uma Experiência Possível

Autores

  • Eliza Menezes de Lima SEED/Escola Estadual Monteiro Lobato
  • Elemar Kleber Favreto Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/147

Resumo

O ensino de Filosofia costuma ser muito questionado, principalmente porque ser considerada uma área do conhecimento onde tudo se discute, pois caracteriza-se como mera opinião, sendo, dessa forma, considerado inútil para o ambiente escolar. É exatamente sobre essa dimensão que esse trabalho se debruça, apresentando como as aulas de Filosofia são percebidas e como algumas discussões e metodologias podem melhorar essa visão. O foco desse trabalho é o ensino de Filosofia, enquanto metodologia e disposição de recursos pedagógicos que possam acrescentar significado aos alunos. Além disso, também procuramos observar questões importantes sobre a realidade da comunidade escolar onde esse tipo de ensino está inserido, colocando em discussão uma questão bastante em voga no meio filosófico: o que ensinar? O ensino da história da filosofia ou o filosofar? Esse questionamento é crucial, uma vez que, definido o ponto de partida, pode-se, então, traçar um planejamento eficaz, trabalhando com os alunos, como tentamos mostrar no relato de experiência docente no final do trabalho, modos diferenciados de compreensão de mundo. Esse artigo parte, portanto, de uma análise bibliográfica, de modo a enumerar os vários apontamentos teóricos sobre o tema, e de um estudo de caso, onde é abordado como o ensino se dá na prática da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Menezes de Lima, SEED/Escola Estadual Monteiro Lobato

Licenciada em Filosofia e Especialista em Fundamentos de Filosofia pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Professora de Filosofia da Rede Estadual de Ensino Básico.

Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Bacharel, licenciado e mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNINTER, Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Professor do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

DE LIMA, E. M.; FAVRETO, E. K. Metodologias Aplicadas ao Ensino de Filosofia: Uma Experiência Possível. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 65–84, 2018. DOI: 10.24979/147. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/147. Acesso em: 24 jun. 2021.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.