O ensino de empreendedorismo nos cursos de ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre no Campus Rio Branco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i3.1370

Palavras-chave:

Educação Profissional. Formação politécnica. Educação empreendedora. Formação do trabalhador

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma discussão sobre a abordagem do ensino de empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir dos Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal do Acre no Campus Rio Branco. A pesquisa bibliográfica partiu do entendimento de ensino politécnico defendido pela EPT e da abordagem do ensino de empreendedorismo proposto pela UNESCO no projeto regional de educação para a América Latina e o Caribe em 2004, seguindo a abordagem do método Materialismo Histórico-Dialético, considerando sua relevância e proposta metodológica com relação a educação empreendedora. Os resultados alcançados, mostraram que a proposta de formação empreendedora no EMI do IFAC/CRB, não está totalmente alinhada aos postulados de formação omnilaterial e politécnica propostos pela EPT, carecendo de uma maior discussão acerca do tema, para apresentar melhorias na proposta de ensino-aprendizagem no IFAC/CRB.

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Biografia do Autor

  • Reinaldo Maia Siqueira, Instituto Federal do Acre

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Pós-graduado em Mercados de Capitais e Derivativos pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. MBA em Educação empreendedora 5.0 pela Faculdade SEBRAE. Atualmente é docente do Instituto Federal do Acre. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Microeconomia e Empreendedorismo, com ênfase em modelagem de negócio, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de viabilidade econômica, Formação de preço, Empreendedorismo, inovação, negócios de impacto, cooperativismo e associativismo.

  • Luís Pedro de Melo Plese, Instituto Federal do Acre

    Possui graduação em Faculdade de Agronomia do Oeste Paulista pela Universidade do Oeste Paulista (1997), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2000) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Fui Bolsista DCR e professor visitante da Universidade Federal do Acre. Atuei na gestão no cargo de Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Instituto Federal do Acre durante 10 anos e 6 meses. Atualmente sou docente da área de meio ambiente do Instituto Federal do Acre. Atuo no Programa de Mestrado Profissional em Ensino Profissional e Tecnológico (Profept) e no Programa de Doutorado da Bionorte da Universidade Federal do Acre como associado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Defesa Fitossanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: sulfentrazone, milho, calcário, reatividade e relação cálcio e magnésio.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

O ensino de empreendedorismo nos cursos de ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre no Campus Rio Branco. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 35–57, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i3.1370. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1370. Acesso em: 6 jan. 2025.

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