A escola como locus

A quantas anda o ensino das atividades circenses?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/qy8g3x71

Palavras-chave:

Artes, Educação Básica, Ensino Fundamental, Educação Física

Resumo

Em alto e bom tom, breve e rigorosamente. O presente manuscrito representa uma síntese do trabalho de pesquisa sobre o ensino das atividades circenses no âmbito escolar. Um projeto científico coletivo que, portanto, combina o resultado de múltiplos estudos acerca de práticas pedagógicas – curriculares e extracurriculares –, desenvolvidas em escolas de educação básica (públicas e privadas), em diferentes regiões do Brasil. Um longo esforço acadêmico que revela a centralidade d@s professor@s, a escassez de recursos e a fragilidade de formação específica; em contrapartida, indica uma elevada participação d@s educand@s, elevada satisfação das instituições e aumento da produção acadêmica especializada. Em suma, nota-se crescente interesse do setor escolar, bem como das instituições de ensino superior, construindo uma conjuntura que pode contribuir para a urgente necessidade de revitalização da Educação Física escolar.

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Biografia do Autor

  • Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

    Professor doutor do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

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Publicado

17/07/2023

Como Citar

A escola como locus: A quantas anda o ensino das atividades circenses?. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 160–171, 2023. DOI: 10.24979/qy8g3x71. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1104. Acesso em: 21 dez. 2024.

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