Para quem ensinar? Por uma didática das lutas nas aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/1x1d6252

Palavras-chave:

Lutas, Educação Física escolar, Ensino Médio, Alunos, Estudante

Resumo

Visando contribuir com uma didática das Lutas, tratamos neste ensaio teórico propositivo da questão dos estudantes (para quem ensinar?). Nosso objetivo é apresentar ideias para analisar as percepções dos alunos sobre as Lutas e indicar estratégias de mobilização para o aprendizado desse conteúdo. Investigamos nossa própria prática numa escrita memorial a qual foi cotejada com uma pesquisa bibliográfica que nos permitiu analisar os contrastes das fontes e construir núcleos de sentido: a percepção dos alunos e as estratégias didáticas. Indícios sugerem que a percepção discente sobre as Lutas é permeada por representações midiáticas que ao não ser confrontada com outras experiências levam à associação com as brigas, medo de machucar e violência. No caso das meninas há ainda um ideário de masculinização e uma vigilância dos corpos. Para dirimir esses desafios dez estratégias de ensino são apresentadas para serem lidas, criticadas e reformuladas. O ensino de Lutas na Educação Física escolar atualmente é um cabo de guerra: numa ponta os currículos puxam para a obrigatoriedade do ensino e na outra os alunos tensionam para o não ensino; considerando que os professores serão decisivos nesse jogo de forças, mostramos indícios e estratégias para que ele possa tensionar para o lado do ensino do conteúdo Lutas.

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Biografia do Autor

  • Gilson Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

    Possui graduação - bacharelado (2014) e licenciatura (2015) - em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015) e mestrado em Educação Física pela UNICAMP (2018). Atualmente é estudante de doutorado da UNICAMP. É membro do Grupo de Pesquisa em Circo - CIRCUS e do Grupo de Estudos em Educação Física no Desenvolvimento Infantil - GEEFIDI. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: circo, pedagogia, jogo e cultura lúdica, educação física escolar, arte-educação e tecnologias educacionais.

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Publicado

17/07/2023

Como Citar

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