Para quem ensinar? Por uma didática das lutas nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.24979/1x1d6252Palavras-chave:
Lutas, Educação Física escolar, Ensino Médio, Alunos, EstudanteResumo
Visando contribuir com uma didática das Lutas, tratamos neste ensaio teórico propositivo da questão dos estudantes (para quem ensinar?). Nosso objetivo é apresentar ideias para analisar as percepções dos alunos sobre as Lutas e indicar estratégias de mobilização para o aprendizado desse conteúdo. Investigamos nossa própria prática numa escrita memorial a qual foi cotejada com uma pesquisa bibliográfica que nos permitiu analisar os contrastes das fontes e construir núcleos de sentido: a percepção dos alunos e as estratégias didáticas. Indícios sugerem que a percepção discente sobre as Lutas é permeada por representações midiáticas que ao não ser confrontada com outras experiências levam à associação com as brigas, medo de machucar e violência. No caso das meninas há ainda um ideário de masculinização e uma vigilância dos corpos. Para dirimir esses desafios dez estratégias de ensino são apresentadas para serem lidas, criticadas e reformuladas. O ensino de Lutas na Educação Física escolar atualmente é um cabo de guerra: numa ponta os currículos puxam para a obrigatoriedade do ensino e na outra os alunos tensionam para o não ensino; considerando que os professores serão decisivos nesse jogo de forças, mostramos indícios e estratégias para que ele possa tensionar para o lado do ensino do conteúdo Lutas.
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