Produção de maquete como material didático para o ensino de Geografia na Escola Estadual 13 de Setembro em Boa Vista, Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i1.1347Palavras-chave:
Materiais didáticos, Ensino, GeografiaResumo
O ensino de Geografia no Brasil ainda é pautado em um modelo tradicional, que privilegia a memorização de conceitos e dados. Esse modelo não contribui satisfatoriamente para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, que são levados a decorar o conteúdo sem compreendê-lo de forma significativa. No sentido de romper com esse modelo tradicional, emergem diferentes propostas didáticas e metodológicas para promover aulas mais comprometidas em despertar nos estudantes o pensamento crítico acerca de seu cotidiano. Dentre elas, os materiais didáticos são importantes instrumentos que podem auxiliar o professor em sala de aula, dando dinamicidade ao conteúdo abordado e contribuindo para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma mais significativa. Este artigo é uma proposta de contribuir para a superação do modelo tradicional de ensino de Geografia. Seu objetivo é apresentar metodologias para a criação de materiais didáticos para essa disciplina, a partir da experiência acadêmica. Os procedimentos metodológicos deste artigo foram divididos em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma revisão teórica sobre o tema, com o objetivo de fundamentar as metodologias apresentadas na segunda etapa. Na segunda etapa, fora desenvolvido as maquetes enquanto materiais didáticos pelos alunos 6° do ensino fundamental da Escola Estadual 13 de Setembro, localizada em Boa Vista-RR. A produção das maquetes se deu de forma contextualizada com os conteúdos abordado nas aulas de Geografia, de modo a promover a aprendizagem significativa dos estudantes.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, Lana. S. A Geografia Escolar e a Cidade; Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. 190p.
COSTA, M. S.; DAMASCENO, M. F. B.; MUNIZ, A. O uso da música e das imagens como fonte de aprendizado no ensino de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 9, n. 16, 2018, p.92-105.
FIORI, V. Reflexões sobre procedimentos e práticas de ensino em geografia. Práticas de ensino em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Cruzeiro do Sul Virtual, 2019.
FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.120p.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social/Antonio Carlos Gil. 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2008.
MOREIRA JÚNIOR, O. As cidades pequenas como componente curricular para a geografia escolar. Formação, v. 02, n.23, 2016, p.20-37.
RORAIMA. Documento Curricular de Roraima / Roraima,2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_rr.pdf. Acesso em 27/12/2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Eleutério da Silva Magalhães Neto, Márcia Teixeira Falcão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.