Produção de maquete como material didático para o ensino de Geografia na Escola Estadual 13 de Setembro em Boa Vista, Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i1.1347Palavras-chave:
Materiais didáticos, Ensino, GeografiaResumo
O ensino de Geografia no Brasil ainda é pautado em um modelo tradicional, que privilegia a memorização de conceitos e dados. Esse modelo não contribui satisfatoriamente para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, que são levados a decorar o conteúdo sem compreendê-lo de forma significativa. No sentido de romper com esse modelo tradicional, emergem diferentes propostas didáticas e metodológicas para promover aulas mais comprometidas em despertar nos estudantes o pensamento crítico acerca de seu cotidiano. Dentre elas, os materiais didáticos são importantes instrumentos que podem auxiliar o professor em sala de aula, dando dinamicidade ao conteúdo abordado e contribuindo para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma mais significativa. Este artigo é uma proposta de contribuir para a superação do modelo tradicional de ensino de Geografia. Seu objetivo é apresentar metodologias para a criação de materiais didáticos para essa disciplina, a partir da experiência acadêmica. Os procedimentos metodológicos deste artigo foram divididos em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma revisão teórica sobre o tema, com o objetivo de fundamentar as metodologias apresentadas na segunda etapa. Na segunda etapa, fora desenvolvido as maquetes enquanto materiais didáticos pelos alunos 6° do ensino fundamental da Escola Estadual 13 de Setembro, localizada em Boa Vista-RR. A produção das maquetes se deu de forma contextualizada com os conteúdos abordado nas aulas de Geografia, de modo a promover a aprendizagem significativa dos estudantes.
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