Ensino de ciências por meio da leitura de imagem
Estado do conhecimento de dissertações e teses brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1353Palavras-chave:
Leitura de Imagens, Ensino de Ciências, Metodologias Educacionais, Estado do ConhecimentoResumo
A importância crescente da leitura de imagens no ensino de ciências é reconhecida pela sua capacidade de tornar os conceitos científicos mais compreensíveis, relevantes e atrativos aos estudantes, contribuindo significativamente para a construção do conhecimento nessa área. Este estudo tem como objetivo elucidar o panorama atual das dissertações e teses brasileiras que exploram a utilização da leitura de imagens no ensino de ciências. A pesquisa visa identificar as diversas metodologias e propostas teórico-práticas utilizadas na leitura de imagem para esse fim. A análise aborda tendências recentes de publicações, técnicas metodológicas aplicadas e a implementação dessas abordagens pelos pesquisadores. A amostra abrange dissertações e teses arquivadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, publicadas entre janeiro de 2013 e março de 2023, selecionadas pelos descritores "ensino de ciências" e "leitura de imagem". Após a aplicação criteriosa de critérios de inclusão e exclusão, identificaram-se dez estudos alinhados aos objetivos propostos. A análise adotou a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados revelam perspectivas teóricas, metodológicas e práticas, convergindo para a visão de que o uso da leitura de imagens pode otimizar o ensino de ciências, promovendo discussões interdisciplinares e uma conexão reflexiva e dialética com a vida cotidiana. A revisão destaca também um notável aumento no número de pesquisas nesse campo nos últimos anos, embora aponte uma lacuna em estudos abordando essa temática, com uma significativa parcela priorizando o livro didático como principal fonte de imagens.
Downloads
Referências
APARICI, R. Lectura de imágenes. Ediciones de La Torre: Madrid, 2006.
BACHELARD, Gaston. O Direito de Sonhar. 2. ed. São Paulo: Difel, 1986.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3 reimp. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André Peres. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2008.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
DUCHASTEL, Philippe; WALLER, Robert. Pictorial illustration in instructional texts. Educational technology, Englewood Cliffs, v. 19, n. 11, p. 20-25, 1979. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/234643932_Pictorial_Illustration_in_Instructional_Texts. Acesso em: 12 jan. 2024.
FERNANDES, Marina Machado. A arte no ensino de biologia: análise dos livros didáticos. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
IWASSE, Lilian Fávaro Alegrâncio. Leitura de imagens do círculo de cultura de Paulo Freire: possibilidades para a alfabetização científica e visual no ensino de ciências a partir das imagens de Francisco Brennand. 2022. 261 f. Tese (Doutorado em Ensino) - Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996, 2006.
MENDES, Jacqueline Ribeiro de Souza. Leitura de esquemas e ensino de Biologia: o caso da respiração humana. 2020. 208 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
MIGLIORINI, Rafaela Alves. Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
NAVARRO, Talita Eloá Mansano. Utilização didática de imagens por formadores de futuros professores de ciências. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
OESTREICH. Laura. Investigação de conteúdo imagético: o que revelam as imagens de células na internet? 2020. 222 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.
PANOFSKY. Erwin. Significado nas Artes Visuais. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. 2002. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba. v. 6. n. 19. p. 37-50. set/dez. 2006. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v06n19/v06n19a04.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
SANTOS, Alan Santos dos. Análise das Representações Imagéticas do Movimento: Fotografando o Livro Didático de Física. 2014. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2014.
SANTOS, Marina Vieira. Imagens e Ciências no Ensino Fundamental II: um estudo à luz da semiótica peirceana. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
SILVA, Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 23-38, set/dez. 2018. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3257. Acesso em: 26 dez. 2023.
SOARES, Daniela Gomes. A imagem fotográfica em livros didáticos de biologia: uma análise com base na semiótica. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
SOUZA, Jessilane Alves de. A importância da imagem no ensino de Biologia e proposta de uma sequência didática para o seu uso. 2020. 42 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade de Brasília, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Cíntia Foloni Santoro, Thaís Mendes Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.