A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA DE JAIDER ESBELL E O SEU CONTRAPONTO À INDÚSTRIA CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.24979/179Palavras-chave:
indústria cultural, Arte indígena, Capitalismo, MídiaResumo
Neste artigo apresentamos um estudo sobre a arte indígena contemporânea a partir das experiências relatadas pelo artista plástico indígena Jaider Esbell, em uma entrevista realizada em dezembro de 2017. Iniciamos nosso trabalho conceituando a arte indígena e como ela é vista pela sociedade contemporânea, passando pela experiência de Jaider Esbell e o seu contraponto à cultura de massas e à indústria cultural, descritas por Adorno e Horkheimer. Esbell, dessa forma, apresenta uma espécie de “encantamento” presente na indústria da cultura capitalista, onde o seu trabalho consegue caminhar na grande roda da mídia cultural sem que fique necessariamente no “olho” dela. Nesse trabalho, nos embasamos em Adorno e Horkheimer para problematizar o tema da indústria cultural e a proposta do artista plástico que se confrontar com o sistema e, ao mesmo tempo, consegue dialogar com ele. A arte indígena contemporânea, principalmente a amazônica, é de fato algo novo a ser estudado, desse modo, ainda está obscura e chama a atenção da indústria cultural que se aproxima do segmento. A questão é saber se a arte indígena contemporânea irá se aliar plenamente com a indústria cultural capitalista, ou servirá de contraponto a ela.
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