A estrutura curricular de uma escola indígena

Específica, diferenciada, intercultural e trilíngue em Roraima

Autores

  • Gardênia Maria Barbosa Cavalcante
  • Antônia Sandra Lopes da Silva
  • Letycia Alves de Macêdo
  • Maristela Bortolon de Matos

DOI:

https://doi.org/10.24979/kfj2t519

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Escola Indígena

Resumo

A estrutura curricular de escolas indígenas é uma temática amplamente explorada, a qual deve refletir a realidade concreta e material atenta às demandas da comunidade. Logo, o objeto desta pesquisa é o Currículo Escolar Indígena de escolas estaduais do município de Uiramutã, presente no interior do seguinte problema: Como está organizado o currículo escolar das Escolas Estaduais Indígenas do município de Uiramutã? Como ocorre a sua execução? O objetivo geral foi investigar o currículo escolar da Escola Indígena Estadual no Uiramutã frente às normatizações estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Conselho Nacional de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. Para tanto, os objetivos específicos foram caracterizar elementos do currículo escolar das Escolas Estaduais Indígenas do município de Uiramutã, descrever parte da execução do currículo escolar e identificar a funcionalidade do currículo escolar das escolas indígenas desse município. A pesquisa teve como direcionamento metodológico a abordagem qualitativa, tendo como foco a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental somadas ao estudo de caso acerca do currículo indígena das Escolas Estaduais Indígenas do Uiramutã. Tratando-se da análise de dados, esta pesquisa utilizou, metodologicamente, o estudo de caso, tendo o currículo escolar indígena de escolas estaduais do município de Uiramutã como a unidade de análise adotada neste estudo por meio da coleta de evidências nos documentos citados, registros de serviços e observação direta (YIN, 2010). Em síntese, as escolas indígenas têm um currículo trilíngue, com uma carga horária superior as demais escolas, contribuindo com o caráter interdisciplinar que promove uma aprendizagem significativa e de grande relevância para as comunidades indígenas.

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Publicado

31/10/2023

Como Citar

A estrutura curricular de uma escola indígena: Específica, diferenciada, intercultural e trilíngue em Roraima. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 34–53, 2023. DOI: 10.24979/kfj2t519. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1206.. Acesso em: 28 abr. 2024.

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