Mudando para permanecer igual

Uma análise crítica sobre o ensino de ciências no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1647

Palavras-chave:

Formação Docente, Capitalismo, Ensino de Ciências, Esvaziamento de Conteúdo

Resumo

No presente ensaio discorremos uma análise crítica sobre o Ensino de Ciências no Brasil ao longo de sua história. Para tal, discutimos as influências internas e externas que interferiam e ainda interferem no processo ensino e aprendizagem desta área do conhecimento. E, por se tratar de uma área com dimensões econômicas, sociais, políticas e filosóficas, além das pedagógicas, as análises se tornam mais complexas e controversas. Porém, podemos apontar que o movimento recente, como a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a plataformização da educação estão em consonância com a expropriação do professor e do conteúdo, pautados num ensino tecnicista de cunho comportamentalista. Isto explicita as influências neoliberais para manter o status quo das classes sociais. Como consequência disto, continuamos com as mesmas características e desafios de um ensino fragmentado e com professores maus formados no contexto de uma Ciência positivista. Todos estes fatores, além de manter o status quo das classes sociais, favorecem o que podemos chamar de analfabetismo cientifico, o qual reforça as crenças em teorias de conspiração propagadas pelas Fake News.

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Biografia do Autor

  • Renato Marcondes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR campus Ponta Grossa). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa ? UEPG/PPGECEM (2020). Especialista em Ensino de Química (2020). Graduado em Licenciatura Química pela Universidade Estadual do Paraná ? UNESPAR (2017). Atuou como docente na Educação Básica. Membro dos Grupos de Pesquisa: a) O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência; b) Ciências, Arte, Tecnologia e Sociedade; c) Políticas Educacionais e Formação de Professores GEPPE; d) Ensino de Física - GPEF.

  • Luciana Rodrigues Ramos, Universidade Estadual do Paraná

    Mestre em Formação Docente Interdisciplinar - Programa PPIFOR - UNESPAR. Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Apoio a Fac. Est. de Educ. Ciências e Letras de Paranavaí (2000). Atualmente é docente por tempo determinado - Colégio Estadual São Vicente de Paula - Trabalhando nas áreas de Técnico em Administração Integrado, Técnico em Informática Integrado e Recursos Humanos Subsequente; Professora da Disciplina de Pensamento Computacional - Novo Ensino Médio e Fundamental. Formadora no Programa Formadores em Ação - Educação Profissional. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração com Complementação Pedagógica em Matemática. Professora na Instituição Unifatecie. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela Faculdade Maringá, Pós Graduação em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Eficaz; Pós Graduada em Psicologia Organizacional; Pós Graduada em Docência na Educação Profissional; Graduada em História e Pedagogia pela Unicesumar. Graduada em Licenciatura em Computação - Unifatecie; Graduanda em Artes Visuais pela UNICV.

  • Shalimar Calegari Zanatta, Universidade Estadual do Paraná

    Graduada em Física, Mestre e Doutora em Física da Matéria Condensada pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Pós doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática, também pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR campus de Paranavaí, atuando na Graduação nos cursos de Matemática e Ciências Biológicas e na pós graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR. Temas de pesquisa: Aprendizagem Significativa de Ausubel, BNCC, Alfabetização Científica, Fake News, Processo ensino e aprendizagem de Ciências, entre outros.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Mudando para permanecer igual: Uma análise crítica sobre o ensino de ciências no Brasil. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1647. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1647. Acesso em: 7 set. 2025.

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