A natureza da ciência como eixo articulador de uma disciplina de licenciatura em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1636Palavras-chave:
Epistemologia das Ciências, Formação inicial, Experimentação, BiologiaResumo
A natureza da Ciência (NdC) compreende um conjunto de elementos que abordam sobre a construção, o estabelecimento e a organização do conhecimento científico. Professores das áreas de Ciências da Natureza precisam ser confrontados com visões equivocadas do fazer científico, pois são eles quem trabalharão em sala de aula as questões inerentes a Ciência e a Tecnologia. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de uma disciplina pedagógica de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas para a reorientação de visões distorcidas sobre Natureza da Ciência dos licenciandos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que usou do lócus da disciplina para a constituição dos dados. Foram realizadas cinco atividades, individuais e coletivas, das quais três foram apresentadas neste trabalho. Os resultados indicam um avanço em relação às visões iniciais deturpadas dos alunos, reforçadas frequentemente pela mídia. A ideia da experimentação como principal meio para fazer ciência foi sendo reelaborada à medida que as discussões foram se aprofundando. De igual modo, concepções ingênuas sobre quem faz ciência e sobre as suas características foram sendo mitigadas. A pesquisa auxiliará na reelaboração da disciplina em questão para um melhor aproveitamento no seu segundo ano de oferta
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