A natureza da ciência como eixo articulador de uma disciplina de licenciatura em Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1636

Palavras-chave:

Epistemologia das Ciências, Formação inicial, Experimentação, Biologia

Resumo

A natureza da Ciência (NdC) compreende um conjunto de elementos que abordam sobre a construção, o estabelecimento e a organização do conhecimento científico. Professores das áreas de Ciências da Natureza precisam ser confrontados com visões equivocadas do fazer científico, pois são eles quem trabalharão em sala de aula as questões inerentes a Ciência e a Tecnologia. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de uma disciplina pedagógica de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas para a reorientação de visões distorcidas sobre Natureza da Ciência dos licenciandos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que usou do lócus da disciplina para a constituição dos dados. Foram realizadas cinco atividades, individuais e coletivas, das quais três foram apresentadas neste trabalho. Os resultados indicam um avanço em relação às visões iniciais deturpadas dos alunos, reforçadas frequentemente pela mídia. A ideia da experimentação como principal meio para fazer ciência foi sendo reelaborada à medida que as discussões foram se aprofundando. De igual modo, concepções ingênuas sobre quem faz ciência e sobre as suas características foram sendo mitigadas. A pesquisa auxiliará na reelaboração da disciplina em questão para um melhor aproveitamento no seu segundo ano de oferta

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Biografia do Autor

  • Dr. Hederson Aparecido de Almeida, Universidade Estadual do Paraná
    Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela UEM. Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru. Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí, atuando no curso de graduação em Ciências Biológicas (licenciatura).
  • Dra. Shalimar Calegari Zanatta, Universidade Estadual do Paraná
     Licenciada em Física. Mestre e Doutora em Física da Matéria Condensada. Pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí, atuando no curso de graduação em Matemática (licenciatura) e no curso Stricto Sensu PPIFOR.   

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

A natureza da ciência como eixo articulador de uma disciplina de licenciatura em Ciências Biológicas. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1636. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1636. Acesso em: 17 nov. 2025.

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