Tecnologias Digitais

Reflexões na e para a formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1440

Palavras-chave:

Formação docente, Tecnologias, Professores de matemática, Estudo de revisão

Resumo

O uso de tecnologias digitais na e para a formação de professores vem sendo discutido por pesquisadores ao longo dos anos. Nesse sentido, este artigo surge com objetivo de propor reflexões acerca da importância do uso de tecnologias digitais na e para a formação de professores de matemática, com ênfase na formação inicial. Para tanto, apresentamos um estudo qualitativo pautado em elementos da pesquisa bibliográfica e do Estado da Arte, tendo como fonte produções científicas brasileiras consolidadas e disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados apontam que há relevância na discussão frente às demandas que emergem do/no contemporâneo; a formação de professores, bem como o desenvolvimento de projetos ou ações que considerem os distintos usos das tecnologias digitais precisa ganhar força nas instituições formadoras, perpassando o âmbito da instrumentalidade. Dessa forma, apontamos o fortalecimento de ações que considerem o laço indissociável estabelecido entre as formações inicial, continuada e contínua como uma possibilidade para suprir lacunas inerentes a práxis docente ante o uso de tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

  • Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal do Acre

    Professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Acre-IFAC. Doutorado (cursando) em Educação em Ciência e Matemática - REAMEC, vinculado ao polo da Universidade Estadual do Amazonas - UEA. Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT, pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre - UFAC.

  • Orleinilson Agostinho Rodrigues Batista, Instituto Federal do Acre

    Licenciado em Pedagogia, Matemática e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre. Doutorado (em andamento) pelo programa de pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - Reamec. É professor de matemática do Instituto Federal do Acre.  Coordenador do grupo de pesquisa Ensino de Matemática e suas Tecnologias na Formação Docente. 

  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá

    Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona- UAB e doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona. Pós- Doutorado em Ensino pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. É Professora da Universidade de Cuiabá. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade de Cuiabá- UNIC.  Membro do Corpo Editorial - Revista UNOPAR . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular, Avaliação, Gestão Democrática e Formação docente. Membro do GEPEFel - Grupo de Pesquisa em Educação Física e Lazer - UNIC e Grupo de estudos em formação de professores, cultura digital e infância- UNIC.

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

    Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá. Pós Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, na linha de pesquisa: História e Políticas da Educação, Mestre em Educação pela UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências . É Vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). Especialista em Didática e Avaliação Educacional / UFMT. Professora aposentada da Educação Básica, com vasta experiência na docência nos Anos Iniciais e na área de Gestão Escolar como Coordenadora Pedagógica. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências REAMEC/UFMT, na Linha de pesquisa Formação de Professores.

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Publicado

03/07/2025

Como Citar

Tecnologias Digitais: Reflexões na e para a formação inicial de professores. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1440. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1440. Acesso em: 4 jul. 2025.

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