Perspectivas futuras para a formação de professores

Tendências em educação matemática na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1504

Palavras-chave:

Formação de professores; , Tendências em , Educação matemática; , Comunidades ribeirinhas.

Resumo

Este artigo investiga as tendências contemporâneas em Educação Matemática e suas implicações para a formação de professores nas comunidades ribeirinhas da Amazônia. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentando-se em conceitos de Lüdke e André (1986) e Flemming Luz Mello (2005), que destacam a importância de integrar saberes locais ao currículo. As tendências analisadas incluem Etnomatemática, História da Matemática e Investigação Matemática, escolhidas por sua relevância na formação docente. A formação deve valorizar os conhecimentos tradicionais e contextualizar o ensino, utilizando exemplos do cotidiano dos alunos para tornar o aprendizado mais significativo. Além disso, é essencial que os programas de formação continuada atendam às necessidades específicas dos professores que atuam nessas áreas remotas, considerando desafios como isolamento geográfico e falta de infraestrutura. A incorporação de tecnologias digitais é identificada como uma estratégia promissora para enriquecer o ensino e facilitar o acesso a recursos educacionais. Por fim, o artigo enfatiza a necessidade de incentivar a pesquisa sobre a formação docente em comunidades ribeirinhas, contribuindo para políticas públicas que promovam uma educação mais justa e equitativa na Amazônia. A formação de professores deve ser um processo contínuo de reflexão e inovação, permitindo práticas pedagógicas que dialoguem com a realidade local.

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Biografia do Autor

  • Gilmar Macedo de Brito, Instituto Federal do Amazonas

    Doutorando pela Rede Amazônica de Educação Matemática e Ensino de Ciências REAMEC (2021 - 2025), Mestrado em Matemática (PROFMAT) Universidade Federal do Acre (UFAC), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM- 2006), Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade do Estado Amazonas (UEA-2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

  • Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Universidade Federal do Pará

    Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará. É licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1993). Possui cursos de mestrado e doutorado em Educação - linha de pesquisa Educação Matemática - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente tem atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e no Programa de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), ambos da UFPA. Na graduação é professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens para a Formação de Professores dos Anos Iniciais e E.J.A. Desempenha atividades de pesquisa e extensão na área da Educação Matemática. Os principais enfoques dos projetos são: educação matemática e cultura amazônica, ensino-aprendizagem-avaliação em matemática dos anos iniciais e formação de professores que ensinam matemática. É líder do GEMAZ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica.

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Publicado

03/07/2025

Como Citar

Perspectivas futuras para a formação de professores: Tendências em educação matemática na Amazônia. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1504. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1504. Acesso em: 24 jul. 2025.

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