Construindo Saberes
A formação de professores que ensinam matemática em comunidades ribeirinhas
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1503Palavras-chave:
Formação de professores;, Educação matemática; , Comunidades ribeirinhas;, Diversidade Cultural; , Revisão sistemática da literatura.Resumo
Este artigo investiga a formação continuada de professores de matemática que atuam nas comunidades ribeirinhas da Amazônia, abordando os desafios e oportunidades que surgem nesse contexto específico. A pesquisa utiliza a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) como metodologia, buscando embasamento teórico em bases de dados relevantes, como a CAPES, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e periódicos da domiciliados na Amazônia. A partir dessas fontes, foram estabelecidos descritores pertinentes para a pesquisa. Após uma triagem cuidadosa, 11 estudos significativos foram selecionados por sua relevância para o tema em questão. O texto enfatiza que, embora a formação continuada seja essencial, ela não garante automaticamente a participação efetiva dos educadores ou a melhoria da aprendizagem dos alunos. Além disso, o artigo discute como as experiências dos educadores podem enriquecer as formações, tornando-as mais adequadas e inclusivas. Ao longo do texto, são apresentados alguns desafios enfrentados pelos educadores e a importância de teorias simbólicas para um aprofundamento significativo. A conclusão reflete sobre as implicações da pesquisa para futuras investigações na área da educação matemática nas comunidades ribeirinhas, mais propriamente sobre a formação de professores que ensinam matemática, destacando a necessidade de um olhar atento às especificidades locais.
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Referências
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