Construindo Saberes

A formação de professores que ensinam matemática em comunidades ribeirinhas

Autores

  • Gilmar Macedo de Brito Instituto Federal do Amazonas https://orcid.org/0009-0002-8415-5781
  • Isabel Rodrigues de Lucena Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1503

Palavras-chave:

Formação de professores;, Educação matemática; , Comunidades ribeirinhas;, Diversidade Cultural; , Revisão sistemática da literatura.

Resumo

Este artigo investiga a formação continuada de professores de matemática que atuam nas comunidades ribeirinhas da Amazônia, abordando os desafios e oportunidades que surgem nesse contexto específico. A pesquisa utiliza a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) como metodologia, buscando embasamento teórico em bases de dados relevantes, como a CAPES, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e periódicos da domiciliados na Amazônia. A partir dessas fontes, foram estabelecidos descritores pertinentes para a pesquisa. Após uma triagem cuidadosa, 11 estudos significativos foram selecionados por sua relevância para o tema em questão. O texto enfatiza que, embora a formação continuada seja essencial, ela não garante automaticamente a participação efetiva dos educadores ou a melhoria da aprendizagem dos alunos. Além disso, o artigo discute como as experiências dos educadores podem enriquecer as formações, tornando-as mais adequadas e inclusivas. Ao longo do texto, são apresentados alguns desafios enfrentados pelos educadores e a importância de teorias simbólicas para um aprofundamento significativo. A conclusão reflete sobre as implicações da pesquisa para futuras investigações na área da educação matemática nas comunidades ribeirinhas, mais propriamente sobre a formação de professores que ensinam matemática, destacando a necessidade de um olhar atento às especificidades locais.

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Biografia do Autor

  • Gilmar Macedo de Brito, Instituto Federal do Amazonas

    Doutorando pela Rede Amazônica de Educação Matemática e Ensino de Ciências REAMEC (2021 - 2025), Mestrado em Matemática (PROFMAT) Universidade Federal do Acre (UFAC), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM- 2006), Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade do Estado Amazonas (UEA-2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

  • Isabel Rodrigues de Lucena, Universidade Federal do Pará - UFPA

    Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará. É licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1993). Possui cursos de mestrado e doutorado em Educação - linha de pesquisa Educação Matemática - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente tem atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e no Programa de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), ambos da UFPA. Na graduação é professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens para a Formação de Professores dos Anos Iniciais e E.J.A. Desempenha atividades de pesquisa e extensão na área da Educação Matemática. Os principais enfoques dos projetos são: educação matemática e cultura amazônica, ensino-aprendizagem-avaliação em matemática dos anos iniciais e formação de professores que ensinam matemática. É líder do GEMAZ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica.

Referências

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Publicado

03/07/2025

Como Citar

Construindo Saberes: A formação de professores que ensinam matemática em comunidades ribeirinhas. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1503. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1503. Acesso em: 24 jul. 2025.

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