Repensando a formação de professores e as práticas de ensino de ciências

Uma breve revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1086

Palavras-chave:

Formação continuada, Ensino investigativo, Ensino de ciências, Educação básica

Resumo

Discutir sobre a formação de professores ainda é um tema bastante pertinente, ainda mais quando em pleno século XXI vivenciamos metodologias tradicionais. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender a formação de professores como forma de repensar as práticas para o ensino de ciências no ensino fundamental I. Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES, Google Scholar em maio de 2021. A busca permitiu a identificação de oito artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. A partir da análise dos dados foi possível verificar que 25% dos artigos apresentam a formação inicial dos professores dos anos iniciais como deficitária, 75% indicam que o ensino por investigação é uma estratégia pedagógica viável para ser desenvolvida no ensino de ciências e 62,5% apontam a necessidade de espaços formativos constantes para a formação dos professores. Portanto, foi possível concluir que a formação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental ainda tem lacunas que precisam ser sanadas. É preciso repensar a formação continuada por meio de espaços formativos que promovam a reflexão da prática pedagógica.

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Biografia do Autor

  • Adriana Carla Oliveira de Morais Vale, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima-UERR Graduada em Pedagogia e Especialização em Arte na Escola, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN. Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educacionais pela Faculdades Integradas de Patos (FIP). Professora Efetiva da Universidade Federal de Roraima com atuação no Colégio de Aplicação-UFRR. Tem em experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental , Ensino de Ciências.

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Publicado

28/07/2022

Como Citar

Repensando a formação de professores e as práticas de ensino de ciências: Uma breve revisão. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 99–107, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.1086. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1086. Acesso em: 3 dez. 2024.

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