FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
UMA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.24979/359Palavras-chave:
Formação Continuada, Prática pedagógica, TransformaçãoResumo
A temática Formação Continuada de Professores tem despertado estudos e debates cada vez mais agudos no cenário brasileiro, em nível de reforma educacional e de políticas educacionais de formação. O presente artigo tem por objetivo conhecer as principais contribuições dessa formação para a transformação da prática pedagógica docente. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter exploratório e análise qualitativa de dados coletados por meio de conversas informais e aplicação de questionário semiestruturado a professores do ensino fundamental maior. O problema definido buscou conhecer quais as principais contribuições da Formação Continuada para transformação da prática pedagógica dos docentes e qual a importância que eles atribuem a este processo no sentido de promover transformações em suas ações cotidianas. Para embasar a reflexão dialogamos com autores como Gadotti, Imbernón, Peternella, dentre outros. Os resultados mostram que a percepção dos professores condiz com os pressupostos teóricos que fundamentam o estudo, acerca de uma concepção de formação continuada, vinculada a realidade de onde atuam. Constatou-se que os professores pesquisados valorizam a formação continuada e apontam como contribuição a melhoria nos processos didáticos que os ajudam a relacionar teoria e prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.